Como treinar a conversação de seu inglês no dia a dia?

Provavelmente demorará muito tempo até que o inglês deixe de ser a língua oficial utilizada em todo mundo. Principalmente por conta da sua adoção em praticamente qualquer lugar.

Como treinar a conversação de seu inglês no dia a dia

Sendo assim, ainda é uma excelente opção apostar em algum curso de inglês online que entregue uma maneira rápida de aprender o idioma.

Uma coisa que você vai perceber em algumas poucas semanas de aula é que assimilar os conteúdos em relação ao idioma, é relativamente simples. Existem dificuldades de uma maneira geral, mas é algo mais fácil do que estudar a fundo a gramática do português.

Entretanto, um dos pontos que a maioria das pessoas esbarra e não consegue superar é exatamente a conversação. Uma coisa é utilizar alguns tipos de aplicativos para tentar corrigir os erros.

Mas de fato, a melhor maneira é simplesmente praticar em vários tipos de situações, ações e com outras pessoas fluentes te dando apoio. Deste modo é possível crescer de uma maneira mais rápida e eficaz com o tempo.

De qualquer forma, meu objetivo hoje é trazer algumas dicas para que você saiba como treinar a conversação de seu inglês no dia a dia.

Vamos conferir?

Como treinar a conversação do seu inglês no dia a dia


Primeiramente é importante dizer que estas dicas não excluem a necessidade de um bom curso de inglês. Se você quer aprender a falar outro idioma de uma maneira correta e rápida, vai precisar também de uma orientação adequada.

Mas ainda assim, o ideal é que você dê um jeito de praticar por conta própria. Garantindo resultados de verdade no longo prazo.

1 - Comece criando um bom vocabulário


Não tem como você criar uma boa conversação sem antes ter uma quantidade básica de palavras para se comunicar. Então, o ideal é que você consiga utilizar a tecnologia ao seu favor neste momento.

Entenda, é muito mais fácil aprender a pronúncia da maneira correta do que aprender errado e ter que consertar depois. Parte da nossa fala é automática e subconsciente. Alterar algo definido no seu cérebro não é uma tarefa fácil.

Falei da tecnologia porque temos aplicativos ótimos para construir um bom vocabulário e da maneira correta. Um bom exemplo seria exatamente o Anki. Este é um material bastante completo que permite à pessoa encontrar um sistema de flashcards automático.

A ideia é que você terá uma lista de palavras divididas em cartões. Você verá a palavra em inglês e tentará lembrar como ela é em português, e vice e versa.

Mas o melhor é contar com plugins que permitem a criação de áudios com a pronúncia correta da palavra. Reforçando o jeito correto de se falar aquela palavra.

Existem também aplicativos como o Duolingo, Rosetta Stone e outros que irão te auxiliar nesta tarefa de maneira bastante eficaz.

2 - Procure um amigo que é fluente e troque audios de Whatsapp


Uma excelente maneira é contar com o apoio de quem já tem maiores habilidades com o idioma. Assim, você conseguirá entrar em contato e criar habilidades mais refinadas no longo prazo.

Entretanto, é justo dizer que encontrar com a pessoa em um local físico só para treinar inglês, não será algo tão eficiente. Normalmente a conversa descamba para algo informal, ou mesmo o ambiente pode deixar vocês constrangidos.

Então, minha recomendação para todos que querem tentar e se sentir mais livres, é exatamente utilizar uma comunicação virtual. Ou seja, áudios de Whatsapp, ou mesmo chats de jogos, como por exemplo o Discord.

Ter a capacidade de se comunicar em inglês, mesmo que de maneira rápida e fragmentada. Irá melhorar a sua curva de aprendizado.

3 - Crie uma história


Uma outra maneira interessante de se trabalhar a conversão do inglês no dia a dia é exatamente através de uma brincadeira de faz de conta. Tente criar diálogos ou contar histórias para você mesmo, no espelho que seja.

Assim, você se verá forçado a explicar algo para alguém, o que vai fazer o seu cérebro trabalhar do mesmo jeito que você estivesse em um país estrangeiro precisando falar o inglês.

Claro, não há aquela facilidade de ter seus erros corrigidos, mas é um bom caminho para treinar esta dinâmica de pensamento.

Por mais constrangedor que isso possa ser, o ideal é que você faça isso em voz audível, como se estivesse mesmo tentando falar com outra pessoa. Isto ajuda a trabalhar a musculatura envolvida na pronúncias daquelas palavras, o que pode ser para muitos um desafio inesperado.

Muitas línguas possuem sequências de palavras que parecem trava-línguas, e por isso mesmo é bom não deixar para descobrir isso quando você realmente tem que entrar em ação.

Aliás, treinar trava-línguas é uma excelente forma de melhorar as suas habilidades no ramo da pronúncia. Vale muito a pena dar uma chance.

Grave no celular o áudio da história, veja como você está de fato pronunciando e elaborando as frases. Isto fará com que seu senso crítico entenda onde você precisa melhorar.

Na prática, quando você estiver se comunicando, será possível perceber a melhor forma de pronunciar tudo.

Conclusão


Embora estas dicas facilitem o trabalho e aumentem a sua velocidade de aprendizado, fica aqui uma dica final extremamente importante, ainda mais do que essas outras:

Estude com frequência!

Seu cérebro não está acostumado a gastar tempo e se concentrar em coisas que você não julga importante. E não é porque você você não tenha medo de não aprender algo, simplesmente algumas coisas não interessam.

Você pode demorar alguns dias todos os segredos de algum jogo. Mas vai demorar dias para conhecer um ponto mais chato, porém simples, de matemática.

Por isso, martelar algo como um exercício é importante para finalmente criar uma mecanismo de comunicação no seu cérebro.

Guarde algum tempo do seu dia, preferencialmente todos os dias, para se dedicar ao que realmente importa.

Entretanto, não precisam ser horas, cerca de 30 minutos toda a noite é mais do que o suficiente para conseguir resultados.

Então é isso, espero ter trazido boas dicas. Qualquer dúvida estou à disposição para ajudar nos comentários, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem