Plataforma de investimento tradicional vs. digital

Plataforma de investimento tradicional vs. digital

O crescimento financeiro, em muitos casos, está ligado aos investimentos realizados. Investir dinheiro é uma excelente forma de aumentar o seu patrimônio, sendo fundamental para garantir segurança no futuro.

Mas, tendo em vista todos os avanços tecnológicos, investir deixou de ser algo tão tradicional. Hoje, você pode realizar seus investimentos através de plataformas digitais, por exemplo.

E é sobre isso que falaremos a seguir. Vamos entender mais a fundo o que são as plataformas de investimento tradicionais e as digitais, as vantagens e desvantagens de cada uma delas, e muito mais. Confira.

Entendendo as plataformas de investimento

É crucial compreender as plataformas de investimento, como as mudanças ocorrem neste mercado e, claro, entender a melhor opção para o seu caso. Vamos começar com o simples.

O que são plataformas de investimento tradicionais?

As plataformas de investimento tradicionais são aquelas que já estão presentes no mercado há décadas, sendo operadas por instituições financeiras estabelecidas, como bancos de e corretoras de valores. 

Cada uma delas conta com seus próprios serviços, indo de compra de ações até mesmo a investimentos em títulos e fundos mútuos.

A ascensão das plataformas de investimento digitais

As plataformas de investimento digitais ainda são consideradas novidades no mercado financeiro, mas começam a se destacar com o avanço da tecnologia e do incentivo pelo digital.

Elas operam totalmente no modo digital, o que permite que você, investidor, realize o gerenciamento de suas carteiras através de qualquer ambiente onde haja acesso à internet.

Geralmente, essas plataformas contam com abordagens simples e acessíveis para o investidor, onde as taxas costumam ser mais baixas e há diferentes opções de investimentos.

Comparativo de características

Para conseguir definir a melhor opção para realizar os seus investimentos, um comparativo de características pode ser bem útil, de início.

Acessibilidade e conveniência

Nas plataformas digitais, a acessibilidade está entre as principais vantagens ao investidor. É possível, com poucos cliques, realizar a compra e a venda de seus ativos a qualquer momento.

Enquanto isso, em uma plataforma tradicional, seria necessário visitar um escritório.

Também vemos o destaque das plataformas digitais quando pensamos em conveniência, afinal, costumam contar com interfaces acessíveis e amigáveis, assim como aplicativos móveis que acabam agilizando todo o processo e tornando tudo mais conveniente.

Diversidade de opções de investimento

Através das plataformas digitais, você ainda tem a vantagem de haver diversas opções de investimentos disponíveis – o que vai muito além da tradicional compra e venda de ações e títulos.

Por exemplo, em muitas dessas plataformas é possível investir em ETFs, criptomoedas ou até mesmo em startups através de crowdfunding.

Dessa forma, o investidor terá inúmeras oportunidades para diversificar em seus investimentos e conseguir bons retornos.

Vantagens e desvantagens

Apesar de ser a era do digital, ainda existem prós e contras quando falamos de investimentos digitais – e o mesmo vale para as plataformas tradicionais.

Benefícios exclusivos das plataformas tradicionais

Embora as plataformas digitais ofereçam inúmeras vantagens, e muitas vezes sejam melhores opções para investir, ainda há alguns pontos onde as plataformas tradicionais se destacam.

A reputação e a estabilidade das plataformas tradicionais é uma das questões que fazem muitos investidores ainda optarem por essa opção. O novo assusta, e para muitos ainda é difícil ver as plataformas digitais como seguras e sérias.

Além disso, as plataformas tradicionais oferecem alguns investimentos exclusivos, como gestão de patrimônio, fundos de pensão, etc.

Por que escolher plataformas digitais?

Apesar das vantagens que vimos acima, ligadas às plataformas tradicionais, as plataformas digitais conquistam, diariamente, cada vez mais investidores.

O motivo? Principalmente, as taxas mais baixas e a transparência quanto aos custos gerados.

Além disso, essas plataformas costumam oferecer maior agilidade quando falamos em inovação, sempre em busca de aderir a novas tecnologias, recursos avançados e mais.

O futuro do investimento

Independente de sua escolha atual, o futuro do investimento se mostra cada vez mais digital.

Tendências emergentes e inovações

Com o constante avanço tecnológico, principalmente por meio da inteligência artificial, é possível contar com novas possibilidades de investir.

Além disso, o ato de investir tem se popularizado e, com o conhecimento oferecido através da internet, cada vez mais pessoas estão buscando realizar esse movimento. Com as plataformas digitais, isso se torna mais real e possível.

Como escolher a plataforma de investimento certa para você

Por fim, para a escolha da plataforma de investimento certa para você, é preciso considerar quais são os seus objetivos na área, suas preferências e, principalmente, a tolerância de risco.

Se o seu perfil é mais conservador, ainda sem tanta confiança para se aventurar no digital, certamente os modelos tradicionais poderão te atender perfeitamente.

Mas, se o intuito é abraçar os avanços, ter um suporte sempre disponível e ter diversas possibilidades à disposição, certamente, as plataformas digitais irão garantir seus ganhos.

Independente do seu nível de conhecimento sobre investimento, sempre busque orientações de especialistas e aprenda a realizar investimentos inteligentes.