Decoração tropical

Decoração tropical – como aplicar esse estilo de decoração em sua casa

Se você é apaixonado pelo verão, clima quente, alegre e vibrante, e gostaria de trazer esse clima para dentro de sua casa até mesmo para as outras épocas do ano então você poderá apostar na chamada decoração tropical para sua residência.

Comumente, a decoração tropical é apenas lembrada como decorativa para festas, casamentos e aniversários, porém, ela não se resume a isso e pode muito bem estar presente na decoração de sua casa. Confira neste artigo um pouco mais sobre a decoração tropical e como a aplicar em seu lar.

O que é decoração tropical?

O estilo de decoração tropical é aquele que possui toda a energia brasileira, você terá uma casa acompanhada de diversas plantas, móveis de artesanato, cores alegres e tudo aquilo que puder remeter a alegria e leveza em sua residência.

Seu nome “decoração tropical” se da justamente em referência aos trópicos onde o sol se é presente na maior parte do ano, as florestas são abundantes e também sem esquecer a existência da praia.

A intenção ao se adotar a decoração tropical em nossa residência é manter essa proximidade com a natureza, independente da época do ano; se você se interessou por essa ideia é quer trazer essa alegria e leveza tropical para dentro de sua residência então continue com o artigo.

Decoração tropical para casa

A decoração tropical é muito flexível, é facilmente montada e conta com as mais diversas opções de cores, formas, produtos e materiais que podem ser utilizados. A seguir, confira algumas dicas, sugestões e inspirações para trazer o clima tropical diretamente para dentro de sua casa.

Estampas:

O uso de estampas é um dos destaques na decoração tropical; elas podem estar presentes desde em objetos como almofadas, travesseiros, capas de sofá, tapetes, cortinas, toalhas e também nas paredes com o uso de papeis de parede; aposte em estampas de borboletas, palmeiras, abacaxis (e frutas no geral), pássaros e listras também podem combinar com o ambiente. Visite uma loja de papel de parede em Curitiba ou na sua região mais próxima e traga a energia tropical para sua casa.

Plantas:

Um ambiente não pode ser considerado tropical sem a presença de plantas não é mesmo? Comumente se são utilizado plantas de tamanhos maiores como lírios e palmeiras, a ideia é que elas realmente chamem a atenção e se destaquem no cômodo; porém, não significa que você não possa adotar plantas menores caso não tenha espaço, além da decoração as plantas influenciam na purificação do ar do ambiente, independentemente de seu porte.

Materiais:

O uso da madeira como principal material também é característica da decoração tropical, a mesma tem a capacidade de trazer um ar mais natural e rustico para a residência, o uso de bambus, algodão, palha e vime também são recomendados. Importante ressaltar que para esse estilo de decoração você deverá ter a menor quantidade possível de tecidos e materiais sintéticos compondo sua residência.

Iluminação:

Quando falamos de iluminação é claro que a iluminação natural deve ser muito valorizada na residência; o que mais remete ao verão e clima tropical do que os raios solares invadindo sua casa e uma maior circulação natural do ar, não é mesmo?

Quais as cores do tema tropical?

O uso das cores no estilo tropical são bem flexíveis, justamente por esse ponto você deve ter cuidado com o mesmo; comumente, ao adotar esse estilo, você estará usando de muitas estampas nos mais diversos objetos de um cômodo, neste caso é recomendado que você pinte as paredes de branco para que não ocorra um certo excesso de cores e informação no ambiente.

Quais as cores do tema tropical

Outras opções além do branco para fazer parte da paleta de cores deste ambiente você poderá usar tons de: azul, lilás, amarelo, bege, verde e rosa. Porém, mais uma vez, tenha cuidado com a mistura de cores que estará utilizando no local, para a utilização das cores não existe uma dica infalível, você precisara estudar seu ambiente e a forma como o estilo tropical está presente no mesmo, conseguindo assim, combinar as cores, estampas e móveis presentes.

Viu só? Fazer uma decoração no estilo tropical não é difícil e você terá a leveza e alegria do verão sempre em sua residência; esse estilo decorativo é muito flexível e pode ser encaixado nos mais diversos cômodos da sua residência; procure por mais ideias em aplicativos como Pinterest ou no próprio google e veja a melhor forma de adotar esse estilo em sua casa.