Como escolher os móveis da cozinha de sua casa

Como escolher os móveis da cozinha de sua casa?

Na hora de escolher o imóvel ideal junto à imobiliária, é importante avaliar todos os cômodos da casa. Contudo, é fato que a cozinha é o principal e merece uma atenção especial. Isso porque, além de ser o espaço para cozinhar as refeições do dia a dia, ela também se tornou um ambiente social, onde os moradores recebem seus convidados e podem conversar enquanto preparam bons pratos e petiscos. Justamente por isso, é fundamental analisar suas necessidades e escolher os móveis adequados. Afinal, eles podem ajudar e muito durante o dia a dia, assim como facilitar os preparos e melhorar sua qualidade de vida.

Contudo, sabemos que existem diversas opções disponíveis no mercado, o que pode dificultar a escolha dos móveis. Então, para te ajudar, preparamos o post de hoje com várias dicas. Vamos lá?

1. Analise o espaço

Um dos principais pontos é analisar o espaço disponível em sua cozinha para então escolher os móveis. Isso porque, muitos acabam comprando sem antes tirar as medidas, fazendo com que o ambiente fique muito pequeno ou desproporcional. Sendo assim, procure medir o tamanho de sua cozinha e até mesmo fazer uma planta baixa simples. Assim, quando for escolher os móveis, poderá levar as medidas para entender se eles irão se adequar ao local, evitando transtornos e dores de cabeça com trocas e devoluções.

2. Pense no design

Não podemos deixar de lembrar que a beleza é essencial para tornar o ambiente aconchegante e agradável, influenciando (mesmo que indiretamente) sua qualidade de vida. Portanto, ao comprar os móveis da cozinha, avalie o design do produto, escolhendo peças bonitas, adequadas ao estilo do ambiente, bem cuidadas e que conversem com todo o projeto de decoração. Ou seja, se tiver uma cozinha moderna, os móveis também deverão seguir essa linha. Isso porque, manter a coerência nos estilos é essencial para evitar criar um ambiente totalmente bagunçado.

3. Considere a funcionalidade

A cozinha precisa ser totalmente funcional, visto que é o cômodo mais utilizado da casa, especialmente devido o preparo das refeições. Portanto, na hora de escolher os móveis, preze sempre pela funcionalidade. Para isso, invista em itens versáteis, dispensando os supérfluos e priorizando o espaço de circulação. Além disso, opte por móveis que sejam fáceis de limpar, planejando também sua disposição para que o dia a dia seja simples. Uma boa dica, portanto, é apostar em um gabinete debaixo da pia e armários suspensos.

4. Avalie a organização

Outro ponto essencial no momento de escolher os móveis da cozinha é considerar a organização, visto que, por ser bastante utilizado, o espaço costuma acumular muitos itens, gerando bagunça e desorganização. Portanto, para evitar o caos, nossa dica é apostar em armários para armazenar corretamente os copos, travessas e louças, incluindo paneleiros para jogos de panela, separar as gavetas, nichos para galheteiros e temperos, etc. Tudo isso com certeza irá ajudar a manter a organização e beleza do ambiente.

5. Cores

É claro que você pode escolher os móveis da cozinha de acordo com seus gostos pessoais e cores favoritas, assim como acessórios e utensílios. No entanto, para que tudo fique harmônico, é importante atentar-se à combinação, dimensões do espaço e iluminação do ambiente. Isso porque, se optar por cores mais escuras ou muito vibrantes em uma cozinha pequena e mal iluminada, a sensação é que ela é ainda menor. Sendo assim, para quem deseja melhorar a amplitude, o ideal é apostar em cores claras nos armários e paredes, deixando os tons mais fortes para detalhes, como cadeiras, utensílios, eletrodomésticos, etc.  

6. Originalidade

Para quem gosta de exclusividade e deseja maior personalização para os móveis da cozinha, o ideal é apostar em itens diferenciados e com design único. Para isso, os móveis planejados são a solução. Ainda que sejam mais caros que os móveis comuns e padronizados, eles possuem excelente durabilidade e serão projetados exatamente da forma que deseja, encaixando-se em todos os centímetros da cozinha. Dessa forma, você não irá precisar quebrar a cabeça para dispor todos os objetos no espaço.

7. Qualidade

Por fim, mas não menos importante, é essencial analisar a qualidade dos móveis, optando sempre por marcas confiáveis e empresas de renome. Isso porque, é melhor pagar um pouco mais caro em itens de qualidade e duráveis, do que comprar qualquer móvel e acabar precisando trocar em um curto período de tempo. Sendo assim, procure saber sobre a matéria-prima do produto, tempo de garantia e priorize sempre materiais resistentes, como madeira e MDF.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que a escolha de seus móveis será mais simples que o esperado. É fundamental criar um bom planejamento para garantir as escolhas certas e que realmente irão ajudar no dia a dia. Além disso, ter ao seu lado profissionais como arquiteto ou designer de interiores pode ser uma ótima maneira de melhorar seus resultados.