Portão eletrônico não responde ao controle

Portão eletrônico não responde ao controle? O que fazer?

Está tentando abrir o seu portão mas o portão eletrônico não responde ao controle? Veja neste artigo como resolver esse e outros tipos de problemas comuns que acontecem com os portões automáticos.

Em primeiro lugar, a automação residencial vem avançando e melhorando de uma forma incrível todos os itens de nossas vidas e um exemplo disso, são os, portões elétricos, que nos trazem mais comodidade por não ter que precisar sair do carro para abrir o portão.

Entretanto, como todo aparelho, esse também está sujeito a falhas e a problemas, às vezes pode ocorrer problemas ao tentar usar o portão elétrico, como, por exemplo, o portão eletrônico não responde ao controle remoto, o portão para antes do ciclo, dentre outros.

Contudo, às vezes o problema pode estar no controle remoto. Então, se você já olhou e não encontrou nada demais no portão, nada quebrado, o problema pode estar no controle.

Portanto, se você quer saber quais os possíveis problemas e as suas soluções quando o portão eletrônico não responde ao controle, continue a leitura. Preparamos dicas que podem te ajudar a resolver esse problema.

O que fazer quando o portão eletrônico não responde ao controle?

Antes de mais nada, a primeira coisa a se fazer quando o portão eletrônico não responde ao controle é saber onde está a  falha, pois assim você já saberá o que tem que fazer, e quando se trata do controle pode ser alguns fatores.

Por exemplo, problemas na transmissão de sinal entre o controle e o receptor ou problemas do próprio controle, para analisar o seu controle você deve:

Bateria do controle

Antecipadamente, você deve verificar a bateria do controle e caso seja antiga, substituída por uma nova. Além disso, verifique o LED do controle, se ele não estiver funcionando, pode ser um sinal de problema na bateria.

Por último, se o seu controle estiver muito longe do portão, ele não funcionará. Então, fique a uma distância boa, vale ressaltar que quando a bateria está muito fraca o sinal tende a ficar mais fraco também.

Verifique a parte interna do controle

Agora, se essas dicas não funcionarem, então você deve verificar a parte interna do controle. Ou seja, você deve abri-lo, mas, lembre-se de fazer isso sem a bateria, para não correr o risco de danificar o controle.

Então, ao abrir o controle você deve limpar os circuitos do controle, pois pode ter acúmulo de poeira. Além disso, veja se o receptor do portão está limpo, e caso esteja sujo limpe-o também passando um pano.

Do mesmo modo, verifique o componente do botão que transfere o sinal de um lugar ao outro, talvez ele possa estar danificado.

Por fim, verifique se não há oxidação nos circuitos, caso haja você terá que polir as manchas com uma lixa fina.

Problemas de hardware

Antes de tudo, se mesmo assim o portão eletrônico não responder ao controle, o problema pode ser uma falha de hardware ou uma falha de sinal entre o portão e o controle remoto.

Nesse sentido, para identificar esses problemas você deve:

Ativar o controle manual do portão, se o portão abrir a falha está na transmissão de informações.

Agora, a outra alternativa é tentar usar um outro controle para testar o sinal. Para isso, você pode usar um controle compatível e caso não tenha você pode pegar um emprestado de algum conhecido.

Logo, caso isso funcione, então o problema está no controle. Dessa forma, você deve configurar de novo o seu controle antigo.

Como configurar o controle do portão eletrônico?

Se você quer saber como codificar controle de portão siga os passos abaixo:

Antes de mais nada, você deve desligar a caixa e o motor do portão. Após desligar, insira as pilhas no controle remoto, insira o código no receptor e / ou pressione o botão de memorização no receptor.

Dessa forma, o LED começará a piscar. Logo, a menos de 30 cm, aponte a frente do controle remoto em direção ao receptor e pressione o botão no controle remoto até que pare de piscar.

Por fim, outra alternativa é pressionar o botão de memorização e digitar o código no seu controle remoto.

Assim, a luz indicadora começará a piscar, depois mire na frente do controle remoto a 30 cm do receptor e em seguida, mantenha o botão no controle remoto pressionado até que pare de piscar.

Soluções quando o portão eletrônico não responde ao controle

Primeiramente, se você concluir que a falha vem da transmissão de sinal entre o portão e o controle remoto você pode tentar reiniciar o transmissor e o receptor, isso pode remover alguns erros do sistema.

Para fazer isso, você tem que:

Remover a bateria do controle remoto do portão, desligar a fonte de alimentação no receptor do portão por 1 minuto.

Além disso, dependendo da forma que o receptor estiver instalado, você deve desconectar ele da fonte de energia se a tomada estiver acessível ou cortar a energia do receptor no disjuntor.

Por último, coloque a bateria no controle remoto e ligue ele novamente.

Arrume outro controle

Agora, se mesmo seguindo todos os passos acima o portão eletrônico continua não respondendo ao controle você tem que substituir o controle por outro.

Então, se o aparelho estiver na garantia você deve entrar em contato com a empresa onde você comprou o seu portão para fazer a troca.

Além disso, caso ele não esteja mais na garantia, compre um novo, você pode comprar o modelo idêntico e para isso basta olhar atrás do controle que você vai encontrar o número do modelo.

Ao mesmo tempo, você pode comprar um controle remoto universal pois esses são fáceis e mais baratos de se achar,  se o seu controle for mais velho e aí é mais difícil de achar um novo.

Em conclusão, você pode comprar um receptor adicional que se conecta à motorização do seu portão elétrico, isso  caso não encontre um controle compatível com seu receptor, também tem esta outra sugestão.

Conclusão

Em suma, existem vários fatores que podem danificar o seu controle e fazer com que o portão eletrônico não responda ao controle.

Por isso, é sempre bom manter o seu controle em um lugar seguro e bem arejado. Então, sempre troque as baterias de tempos em tempos, pois baterias velhas podem danificar os circuitos internos.