endência sleepwear como usar o estilo nos looks do dia a dia

Tendência sleepwear: como usar o estilo nos looks do dia a dia

Roupas confortáveis muitas vezes ficam restritas ao ambiente doméstico, mas a tendência sleepwear veio para mostrar que essas peças podem conhecer outros lugares      

Quando se pensa em roupas de dormir, a primeira ideia que vem à cabeça é o conforto. E não é para menos: essas peças devem se ajustar ao nosso corpo a ponto de não percebermos sua presença enquanto dormimos.

Contudo, nos últimos anos, a tendência do sleepwear vem mostrando que esse tipo de roupa pode ter outros adjetivos além da noite de sono.

Os itens são marcados por estilo e inovação e conseguem atingir os públicos mais diversos — do infantil à terceira idade, do casual ao luxuoso.

Por isso, se você ama comprar pijamas e precisa renovar algumas peças no seu armário, confira mais dicas sobre a tendência sleepwear e como incorporá-la no seu dia-a-dia.

O que é

O termo em inglês, “sleepwear”, remete à possibilidade de usar roupas para dormir e peças íntimas de diferentes formas, desde as mais aparentes até as mais destacadas.

Na prática, essa tendência acaba com a necessidade de excluir as roupas usadas nos momentos de descanso do cotidiano e passa a inseri-las em outros contextos.

A principal proposta da tendência é usar peças extremamente confortáveis fora de casa, mantendo um estilo autêntico, moderno e despojado, sem medo de ser considerado cafona.

Como são as peças?

Algumas das peças mais comuns dessa tendência são robes, pijamas, bodies e baby-dolls. Nos últimos anos, essas roupas vêm saindo cada vez mais das gavetas e dos espaços domésticos e indo para as passarelas e ruas.

Via de regra, as peças da tendência sleepwear são feitas em tecidos leves, delicados e bastante confortáveis, que costumam seguir quase todas as características tradicionais da moda íntima.

Os principais tecidos envolvidos na confecção das peças são o tule, a lycra, o cetim e o elastano.

Outra característica marcante são os bordados em renda e aspectos de transparência. No que se refere às cores, é possível utilizar aquelas que mais se encaixam no seu estilo, desde as mais suaves até as mais intensas.

Estampas delicadas e sensuais também são bem-vindas.

Quem tem um estilo mais ousado pode apostar nas peças com cortes inovadores e acabamentos contemporâneos. Um exemplo de peça com esse viés é o sutiã, que passou a conter mais alças, rendas, strass e até joias.

Strappy bra

Um dos modos de usar a tendência sleepwear no dia-a-dia é aderir à moda conhecida como “strappy bra”. Essa moda é aquela em que um sutiã mais estruturado e trabalhado fica à mostra no look.

O principal fator que o diferencia em relação aos sutiãs comuns são as inúmeras alças no colo, nos ombros ou confeccionadas acima da cintura.

Essas peças caem muito bem com blusas transparentes, cavadas ou com as costas de fora, além de camisas sociais com botões ou t-shirts.

Esse sutiã também pode ter bordado de renda, tonalidades coloridas, transparência e brilhos. É bastante comum que o look strappy bra caia muito bem com jeans e tênis nas ocasiões casuais.

Se o evento exige mais formalidade, vale apostar em vestidos decotados e sandálias mais produzidas.

Body

Outra peça que vem ganhando bastante destaque é o body, que está cada vez mais em alta em diferentes visuais. Existem diferentes modelos de bodies: sem mangas, com mangas médias ou compridas, com decotes nas costas, entre outros.

Para ocasiões mais produzidas, vale investir em peças de elastano ou veludo que contenham detalhes metálicos. O body costuma ser bastante sensual e cair muito bem com shorts curtos, calças jeans e saias lápis.

Veludo

Por fim, outra peça bastante popular na tendência sleepwear são os pijamas de veludo. Ótimas para os dias mais frios, essas peças ganharam espaço nos últimos anos.

As cores mais usadas costumam ser o vermelho e o azul marinho e a peça pode ser combinada com vestimentas em cetim ou jeans.