O que esperar da Cidade de São Paulo

O que esperar da Cidade de São Paulo

Com o vai e volta de um novo Lockdown a Cidade de São Paulo fica de ” mãos atadas” entre Governo do Estado e Governo Federal, principalmente no que se refere à Guerra Política usando a vacina contra a covid19 , a Coronavac onde o Governador João Dória começou a importar a Vacina e fabricá-la no Instituto Butantan sem a aprovação da Anvisa, ao passo que o Presidente da República prefere esperar maiores resultados.     

Nesse embate, sofre a população, os Empresários ficam receosos de investirem em tecnologia e contratação de funcionários mesmo quando o seu setor de trabalho está em crescimento, e o número de desempregados só tende a subir.

Se formos falar então em Saúde mental, o número de pessoas com transtornos comportamentais explodiu durante a pandemia, assim como o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, depressão etc.

Por um lado temos empresários ávidos por mudanças, melhorias, novos projetos e empreendimentos. De outro lado, temos pessoas infelizmente acomodadas, se matando na redes sociais por conta de Política, entre outros.

Também temos quem pegou o auxílio emergencial e investiu em estudos, aprimoramentos, compra de material para revender.

Mas também temos pessoas que gastaram tudo em bebidas, churrascos, não respeitando o distanciamento social.

O Embate Político travando a economia.

Esse vai e vem de ter ou não a vacina faz com que a Prefeitura de São Paulo não disponibilize creches para as mães deixarem seus filhos para irem ao trabalho, faz com que falte matéria prima e insumos para a confecção de materiais, e trava todo o País.

Um exemplo disso é o setor têxtil onde já se fabrica pouco no Brasil por conta da guerra desigual com a China, onde uma costureira trabalha na China 14 horas por dia para ganhar 500 reais sem registro, enquanto nossa carga tributária aqui no Brasil é altíssima e uma costureira registrada não custa menos do que 3 mil reais.

Por isso a confecção de roupa no Brasil está cada vez produzindo menos. Uma alternativa para isso são os Ateliês de Costuras em São Paulo especializados em Consertos e Reformas de roupas onde os clientes compram roupas de grife e querem fazer ajustes.

A covid 19 deu uma rasteira em todas as pessoas.

O Mundo foi pego de surpresa contra a Covid 19 e os Empresários que não estavam com as empresas em dia faliram, principalmente os empresários do setor de varejo que não investia em tecnologia do site, otimização das redes sociais, e quando foram pegos de surpresa viram a concorrência engolir a empresa.

Todavia, há quem dobrou e até triplicou as vendas durante a pandemia pois deram ” sorte” e ou souberam aproveitar o momento único para criarem ou ampliarem seus seguimentos comerciais.

Um exemplo disso foi o App Zé delivery onde a pessoa pede bebida alcoólica onde estiver, e os donos de adegas fazem a entrega via motoboy.

Sem entrar no mérito da questão, mas há vários relatos onde donos de adegas venderam muita bebida durante a pandemia, com o Auxílio emergencial do Governo Federal.

Fato é que mais do que nunca àquele que se dispôs a trabalhar se manteve firme e até cresceu, ao passo de quem não dava muito valor acabou ficando pra trás.

A crise foi igual para todos, os problemas também. Então por quê algumas pessoas se reinventaram enquanto outros só murmuraram e desistiram?

Aumento da violência doméstica durante a pandemia.

Infelizmente não há como fingirmos que a violência não existiu durante a pandemia. Pelo contrário, aumentou e muito.

O agressor ficou ainda mais enfurecido com tanto bombardeio de má notícia e usou de violência contra esposa, contra filhos. Também há diversos casos de mulheres que violentaram seus filhos.

Porém, há casos e casos de pessoas extraordinárias que ajudaram diversas outras sem ter condições, conforme passou no Fantástico da Rede Globo onde pessoas humildes criaram um Grupo de Ajuda na Favela Paraisópolis para que a Covid não dizimasse a população carente. Um exemplo de vida que orgulha cada Brasileiro.

Portanto O que esperar da Cidade de São Paulo em 2021 dependerá, e muito, de como cada cidadão continuará agindo pois cada adulto é responsável por sí.

Difícil mesmo foi ver a desigualdade social aumentando principalmente entre as crianças que estudam em escolas particulares e as que estudam em escola pública.

A escola pública demorou uma eternidade para distribuir alguns lap tops e não ajudaram os professores com uma Internet melhor em suas casas, sacrificando as aulas que foram péssimas, onde muitas crianças infelizmente não puderam ter o mínimo de aprendizado razoável, ao passo que escolas particulares tiveram uma adaptação ao mundo online muito maior.

Como agiram os pais durante a pandemia em São Paulo?

Muitos professores em conversas informais relataram que vários Pais de escolas particulares não quiseram ajudar os filhos, não tiveram a mínima paciência, e muitos alunos sofreram com esse descaso dos Pais, que infelizmente acham que por pagarem a mensalidade escolar já basta, e que cabe somente ao professor cuidar dos alunos.

A verdade é que a ” conta” chegou pra todo mundo, e muitos pais colheram os frutos de filhos maus educados e despreparados dentro de cada pois nunca investiram no carinho, no afeto, e viram de perto quem realmente eram os filhos que eles criaram(mau).

Sendo assim, temos diversos perfis de pessoas e de condições sociais, onde filhos super bem-educados mas de condição humilde ficaram sem aula.

Filhos super mau educados mas com condição social que tiveram boas aulas mas não quiseram se adaptar, provando que dinheiro não é tudo.

E filhos obedientes, educados, que souberam aproveitar mais do que nunca a condição social favorável para aprenderem mais e mais.

E para você, como foi o ano de 2020 durante a pandemia? Sua opinião é muito importante para nós.