3 dicas de autocuidado que farão a diferença no seu dia a dia

Autocuidado é a junção de atividades e atitudes para o cuidado do corpo e mente. 

Autocuidado

A rotina de trabalho, o trânsito de todos os dias, as tarefas com a casa e a família fazem com que muitas vezes deixemos de lado os cuidados com nós mesmos.

Contudo, essa rotina agitada e preocupação com o outro pode fazer com que fiquemos doentes, tanto física quanto mentalmente.

Por isso é importante separar um período para o descanso e ter uma rotina bem planejada, criando pequenos hábitos de autocuidado para ser mais saudável.

Para contribuir com a criação de hábitos de autocuidado, preparamos três dicas para implementar no dia a dia e que farão a diferença na sua vida.

Cuide do corpo


Cuidar do corpo é essencial para as atividades da vida.

Inclusive, se negligenciada, em algum momento o corpo dará sinais de exaustão e será necessário fazer uma pausa ou recorrer a tratamentos para manutencionar a saúde.

Por isso é tão importante ter uma rotina de cuidados. 

Atividades físicas


Praticar atividades físicas é uma das maneiras de evitar doenças, de melhorar o alongamento do corpo e, ainda, ajudar no trato com os problemas psicológicos.

Ao acordar, alongar todo o corpo auxilia no processo de despertar, trazendo mais energia e disposição para o dia.

Além disso, separe um período do dia e faça uma atividade da sua preferência, como corrida, dança ou musculação.

Praticar exercícios frequentemente libera a endorfina. Essa é uma substância natural do corpo e proporciona a sensação de felicidade e bem-estar.

Assim, quanto mais atividade você fizer, mais endorfina seu corpo liberará, melhorando a mente, o físico e o bem-estar.

Dentre os benefícios das atividades físicas estão:

  • Fortalecimento muscular;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Aumento da imunidade;
  • Ampliação do bem-estar;
  • Melhora a oxigenação do corpo.

Alimentação


Para o corpo funcionar de forma correta e equilibrada, é necessário ter uma boa alimentação, que funciona como um combustível.

Por mais que a rotina nos leve a fast foods e comidas enlatadas, evite ao máximo esse tipo de refeição e os alimentos industrializados.

Do mesmo modo, é preciso ter cautela com doces e refrigerantes.

Isso porque esses alimentos são bombas calóricas e podem gerar inúmeras doenças, como diabetes, colesterol alto e obesidade.

Uma alimentação rica em fibras, nutrientes, frutas e legumes é o ideal para manter o corpo saudável.

Assim, você estará ingerindo todas as substâncias necessárias para o seu organismo e para a saúde odontológica também.

Um ponto que cabe ressaltar é que consumir apenas alimentos com baixo índice de nutrientes, também faz com que a estrutura dentária fique fraca.

Com isso pode haver o desencadeamento de doenças como infecções na gengivas e placas bacterianas, que podem levar até a perda dentária.

Nesses casos, alguns tratamentos de reparação podem ser realizados para restabelecer a funcionalidade da mastigação - por exemplo.

Exemplo disso são os procedimentos de restauração dental e a protese sobre implante dentario

Faça terapia


As doenças do século XXI são a ansiedade e a depressão. Nesse sentido, para ter uma rotina tranquila e prevenir ou tratar esses problemas, é necessário fazer terapia.

Engana-se quem pensa que as consultas psicológicas são apenas para quem possui algum transtorno psicológico.

Isso porque conversar com um profissional é uma maneira de equilibrar e aprender a lidar com as próprias emoções e frustrações.

Inclusive, os efeitos desse problema podem influenciar diretamente na saúde do corpo.

O estresse, por exemplo, pode desencadear diversos problemas, como gastrite, perda de cabelo, fome excessiva, além de poder atrapalhar o sono.

É comum que o estresse faça com que as pessoas durmam menos, ou desenvolvam bruxismo, sendo necessário o uso de aparelhos intraorais para reduzir a tensão nas articulações.

A terapia é uma maneira de descarregar todo esse peso acumulado e se preparar para enfrentar os novos desafios que virão.

Portanto, procurar um profissional especializado e fazer uma terapia pode ser uma boa ideia, atualmente existem vários tipos de terapia, já existe inclusive profissionais que estão investindo em curso de terapia holística .

Cuide de você


A principal dica e que engloba as duas anteriores é: cuide de você.

Deixe um pouco de lado a rotina corrida do dia, dê uma pausa em todas as tarefas que você tem para fazer e tenha um tempo para si mesmo.

Leia um bom livro, assista uma série, viaje com a família ou apenas descanse.

Realizar uma rotina de autocuidado também é muito benéfico nesse contexto. Inclusive, aproveite o momento para procurar por tratamentos que procura fazer há algum tempo para melhorar a saúde e a autoestima.

Por exemplo, buscar por um aparelho dental transparente pode ser uma ação muito benéfica.

Isso porque o aspecto e alinhamento dental pode ser um fator que causa desconforto, além de influenciar na respiração e alimentação.

Nesse modelo a autoestima pode ser trabalhada não só após a retirada do aparelho, como durante todo o processo do tratamento.

Outras práticas essenciais para a qualidade de vida e de autocuidado dizem respeito à organização da agenda e melhor aproveitamento do dia.

Para isso organize sua agenda para ter boas noites de sono, para acordar e conseguir tomar o café da manhã de forma tranquila.

Cuide do seu corpo, tenha uma alimentação equilibrada e priorize o seu bem-estar.

Separe um dia para desfrutar da sua companhia, descansar e realizar atividades que sejam prazerosas para você.

Cuidar do corpo e da mente também pode envolver a estética e a autopercepção.

Não fique preso a padrões de moda, mas também não é necessário ficar infeliz com a própria aparência.

Se o seu sorriso é algo que te incomoda, a lente de contato dental pode ser uma maneira de te proporcionar mais autoconfiança e melhorar sua autoestima.

O autocuidado precisa ser praticado em todas as áreas, fisicamente, mentalmente para alcançar o bem-estar e mais qualidade de vida.

Por isso, cuide do corpo, pratique atividades, coma e durma bem. Não deixe de lado sua saúde mental, assim você verá uma grande diferença no seu dia a dia.

Do mesmo modo, caso veja que será necessário realizar algum procedimento específico ou deseje recorrer às intervenções, procurar por um profissional é imprescindível para conciliar a saúde com o bem-estar.

Assim, seja um clareamento dental com moldeira ou ainda um tratamento para harmonização facial, procurar por um consultório odontológico e um profissional especializado é essencial para alcançar resultados satisfatórios.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.
Postagem Anterior Próxima Postagem