Como manter sua casa limpa

Como manter sua casa limpa e segura para alérgicos

Quer saber como manter sua casa limpa e segura para alérgicos? Pessoas que possuem problemas como esses precisam ter cuidados redobrados na hora de limpar a casa.

Afinal de contas, por mais que a intenção de limpar a casa seja com intuito de evitar alguma alergia, o fato de ter algumas ações erradas pode promover esse tipo de incômodo.

Então, se você quer saber como manter sua casa limpa e segura para alérgicos, é só continuar neste artigo que iremos falar sobre os principais detalhes do assunto.

Como manter sua casa limpa e segura para alérgicos?

Existem diversas dicas que você precisa conhecer sobre como manter sua casa limpa e segura para alérgicos.

Ainda que sejam atitudes simples, com certeza serão capazes de diminuir o problema. Então, dentre as nossas dicas, podemos mencionar as seguintes:

Limpe a casa de forma regular

A primeira dica é justamente manter a sua casa sempre limpa. Nesse caso, tente criar um cronograma de limpeza.

Trata-se de uma dica vital porque, como todos já devem saber, o fato de possuir mais poeira é sinônimo de ter uma crise de rinite alérgica.

Sendo assim, procure aspirar a sua casa todos os dias, se for possível, de modo a remover qualquer pó.

Não use vassouras

Se você já tem algum problema de respiração, evite a todo custo usar as vassouras para fazer a limpeza da sua casa.

A nossa dica é que você procure por um aspirador de pó barato para alergia, uma vez que existem diversos no mercado.

É verdade que a vassoura é um instrumento bastante prático para limpeza. Contudo, para quem tem rinite alérgica, não é uma boa opção.

Afinal de contas, ela acaba levantando a poeira que está no chão e, assim, faz com que ela se deposite em outros locais.

Sendo assim, a melhor coisa a se fazer com certeza é substituir a sua vassoura ou por um aspirador de pó ou por pano úmido.

Passe pano úmido na casa

Caso não consiga usar um aspirador de pó com filtros especiais, então comece a ter o hábito de passar pano úmido todos os dias em sua casa.

Evite carpetes

Os carpetes são capazes de dar um charme na casa e oferecem uma série de outras vantagens. Contudo, eles não são tão fáceis de higienizar.

Por conta disso, eles acabam acumulando bastante sujeiras e substâncias alergênicas, tais como ácaros, poeira e partículas de insetos.

Ou seja, para quem tem rinite alérgica, é tudo o que precisa para ter alguma crise. Portanto, a melhor coisa a se fazer é ter um piso lavável, como o de cerâmica.

Troque os lençóis

Outra coisa a se falar sobre como manter sua casa limpa e segura para alérgicos, é a respeito da necessidade de sempre trocar o seu lençol.

Mas, ao colocar para lavar, o ideal é que faça isso a uma temperatura acima de 55°C e, caso seja possível, deixar secar ao sol ou em secadoras que tenham ar quente.

Tudo isso é importante porque são ações capazes de eliminar quase que por inteiro os ácaros, que são altamente alergênicos.

Aspire o colchão

Bem como os lençóis, o colchão também é capaz de acumular ácaros. Portanto, procure comprar algum aspirador portátil para ajudar nesse processo de higienização.

Evite bichos de pelúcia

Sabemos que os bichos de pelúcia podem ser ótimas opções para deixar um ambiente mais alegre, ainda mais quando se tem criança em casa.

No entanto, para quem tem problema de rinite alérgica, acaba sendo um grande perigo, uma vez que eles acumulam muita poeira e ácaro.

Essa é uma dica da qual se torna extremamente útil para o quarto para casal de filhos, haja vista que é mais comum ter bichos de pelúcia em cômodos assim.

Mas, se você não tiver como se desfazer deles, ao menos procure manter uma rotina de higiene.

Afaste o mofo

Outra dica de como manter sua casa limpa e segura para alérgicos, é afastando o mofo da sua casa, haja vista que também é um alergênico.

O mofo costuma surgir a partir da umidade e, portanto, é preciso ficar atento em ambientes como o banheiro e quarto de dormir.

Para que o mofo não se prolifere, o ideal é manter a umidade do ar abaixo dos 50%.

Extermine as baratas

Além de serem indesejados, esse tipo de inseto também é capaz de fazer com que as pessoas tenham crise de rinite alérgica.

Muita gente não sabe, mas as baratas liberam proteínas decorrentes da sua renovação corporal, além de diversas outras secreções.

Por consequência, acabam se juntando à poeira comum, a qual permanece no chão ou sobre os móveis. Portanto, impedir com que baratas adentrem à sua casa é uma forma de evitar alergia.

Evite travesseiro de pena ou paina

Por mais que sejam confortáveis, esses tipos de travesseiros costumam acumular muito ácaro. Por conta disso, considere trocar por travesseiros de espuma, fibra ou látex.

Mas, ainda que tenha esse cuidado, certifique-se de protegê-los com capas impermeáveis, de modo a evitar ácaros.