cuidados importantes com o ar-condiconado em casa

6 cuidados importantes com o ar-condiconado em casa

O ar-condicionado é um dos aparelhos mais usados no Brasil devido ao clima tropical de nosso país. Afinal, oferece maior conforto térmico, ajuda a reduzir barulhos externos, contribui com a produtividade e, em épocas mais frias, oferecem ar quente, dependendo do modelo. No entanto, para garantir os benefícios e a durabilidade do eletrodoméstico, é necessário tomar alguns cuidados importantes. Infelizmente, muitas pessoas ignoram a importância da manutenção preventiva periódica e pequenas ações do dia a dia, o que reduz significativamente a vida útil do aparelho. Mas, se você quer evitar problemas, não deixe de acompanhar o post de hoje e veja 6 dicas de cuidados com seu ar-condicionado.

Controle é importante

O controle do ar condicionado é feito com injeção de plástico por meio de moldes de injeção. Mas, ainda que seja um processo de alta qualidade, é importante que você cuide do controle. Afinal, é por meio dele que poderá usar todas as funções do ar-condicionado. Sendo assim, o ideal é passar um pano úmido e em seguida um pano seco semanalmente. Além disso, evite deixá-lo exposto ao sol ou a temperaturas muito baixas, pois isso afeta seu desempenho e reduz a durabilidade.

Contrate profissionais especializados para manutenções periódicas

Já quando falamos do aparelho em si, é importante realizar a manutenção preventiva de forma periódica, pois isso com certeza irá aumentar sua vida útil. Mas, devemos ressaltar que é essencial contar com profissionais capacitados para realizar o serviço, pois caso contrário, isso pode prejudicar o desempenho do aparelho. Afinal, somente alguém especializado no assunto saberá identificar potenciais riscos de falha e realmente corrigir os problemas do ar-condicionado.

Inclusive, durante a visita, o técnico realiza todos os testes necessários para confirmar se existem alguma falha, peças soltas, desgaste nos cabos, etc.

Limpe e substitua os filtros

De nada adianta contratar profissionais para realizarem a manutenção preventiva se você não toma os devidos cuidados com o aparelho. Sendo assim, a limpeza é um dos itens mais importantes, visto que o acúmulo de poeira no equipamento é o principal responsável pela obstrução dos canais em que o ar circula, reduzindo significativamente sua capacidade de resfriamento.

Sendo assim, limpe os filtros a cada 15 dias com uma escova macia. Além disso, passe um pano macio umedecido em água e detergente neutro em volta do aparelho.

Verifique as instalações elétricas do aparelho

Se você só se preocupa com o ar-condicionado quando ele apresenta algum tipo de falha, é importante mudar esse comportamento, especialmente quando falamos da rede elétrica. Sendo assim, cheque os cabos elétricos do equipamento com certa regularidade, a fim de garantir que realmente estão em bom estado. Dessa forma, você garante não apenas o pleno funcionamento, mas também a segurança do aparelho. Além disso, é indicado que os dispositivos estejam ligados diretamente à rede principal, ou seja, sem adaptadores ou extensões.

Não deixe portas e janelas abertas

Outro cuidado com seu ar condicionado é evitar deixar portas e janelas abertas quando ele estiver ligado. Isso porque, esse costume compromete a vida útil do equipamento pouco a pouco, visto que dessa forma ele precisa fazer muito mais esforço para trabalhar. Como consequência, há um desgaste desnecessário e maior consumo de energia.

Agora, com o ambiente devidamente fechado, o equipamento trabalha com o máximo de rendimento, resfriando o lugar sem grandes alterações na conta de energia elétrica.

Leia o manual de instruções

Por fim, sabemos que muitas pessoas não leem o manual de instruções dos aparelhos que compram. Contudo, esse é um passo importante para entender como o ar-condicionado funciona e como ele pode ser melhor aproveitado no dia a dia. Além disso, o manual conta com instruções valiosas de manutenção, garantindo maior eficiência e otimizando seu tempo no dia a dia. Inclusive, as instruções podem variar de um modelo para o outro e você pode acabar estragando o aparelho por ações equivocadas.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você irá aumentar a durabilidade de seu ar-condicionado, além de melhorar seu desempenho no dia a dia. Mas, lembre-se que além dos cuidados diários e simples, também é necessário contar com profissionais especializados para realizarem a manutenção mais técnica. Dessa forma, você garante resultados ainda melhores, assim como economia.