Tirar pó dos móveis

Tirar o pó dos móveis: dicas para tornar a tarefa mais fácil

Saiba o que fazer para facilitar a limpeza dos móveis da sua casa.      

O acúmulo de pó dentro de casa deixa o ambiente desconfortável e pode ser bastante prejudicial para a saúde dos moradores, principalmente aqueles que sofrem com problemas de alergia.

Sendo assim, tirar pó dos móveis é uma tarefa necessária para garantir que o espaço seja saudável para todos.

Muitos pensam que passar um espanador de pó já é suficiente, porém, é preciso mais que isso. Comprar produtos de limpeza de qualidade, por exemplo, é uma atitude indispensável.

Além disso, é importante saber para que serve cada produto, fazendo uma limpeza realmente eficaz em cada cômodo da casa.

Isso porque, apesar de um espanador conseguir eliminar as sujeiras maiores, ele não consegue remover por completo pequenos grãos de poeira, fragmentos de ácaros e outros resíduos de dimensões reduzidas, que acabam sendo espalhados para outros cantos da casa.

Portanto, para ajudar você a tirar o pó dos móveis adequadamente, de uma forma bastante simples, criamos uma lista com algumas dicas de limpeza que tornarão essa tarefa mais fácil. Confira!

Antes de começar a limpeza, retire os objetos do lugar

Remover todos os obstáculos do caminho antes de começar a limpeza é uma forma de facilitar a limpeza, pois objetos que costumam ficar dentro dos móveis, como controles, porta-retratos e vasos de plantas, podem atrapalhar.

Por isso, a primeira dica é tirá-los do lugar, passar um paninho seco em todos eles e deixá-los separados em um outro local, seja dentro de uma caixa ou sobre o sofá. Depois disso, você pode passar para a limpeza de fato.

Passe um pano úmido com lustra-móveis ou álcool

Agora que seu caminho está livre, a limpeza pode começar. Para as superfícies de madeira, como mesas, armários, cabeceiras e gavetas, a melhor forma de limpar é passar um paninho de microfibra com um pouco de lustra-móvel no local.

No entanto, caso o móvel esteja bastante sujo e possua uma camada muito grande de poeira, uma boa dica é passar um pano umedecido antes para remover o “grosso” e só depois vir com o lustra móvel.

Já para superfícies de vidro, como as portas de armários e a parte de cima de algumas mesinhas de centro, o mais indicado é passar um paninho com um pouco de álcool em vez do lustra móvel, pois com o álcool é possível tirar as manchas de gordura dos dedos.

Limpe de cima para baixo

A gravidade pode ser uma grande aliada nessa tarefa caso você saiba trabalhar com ela da forma correta. Para isso, é preciso começar a limpar de cima para baixo.

Assim, se você for tirar o pó de uma estante, por exemplo, as prateleiras superiores devem vir primeiro, depois as laterais, até chegar à parte mais baixa.

Isso porque, embora o pó flutue um pouco pelo ambiente, a tendência é que ele caia no chão. Dessa forma, varrer e passar pano no chão deve ser sempre a última parte da faxina.

Não se esqueça dos cantinhos

Tirar o pó das superfícies maiores é bem simples, o complicado mesmo é retirar as sujeiras que se acumulam nos lugares mais escondidos, como em cima atrás dos armários, no cantinho das portas, sobre os rodapés, dentro das divisórias das portas de correr, entre outros.

Portanto, se o seu objetivo é fazer uma limpeza caprichada, não se esqueça de checar e passar pano em todos esses cantinhos escondidos, pois esses são os lugares onde a poeira mais se acumula.