A partir de quantas semanas o bebê pode nascer

A partir de quantas semanas o bebê pode nascer?

De fato, muitas mães querem saber a partir de quantas semanas o bebê pode nascer. Em suma, cada gestação é única, mas existe um período em que é mais indicado para o bebê nascer.

Por isso, se você deseja saber mais sobre a partir de quantas semanas o bebê pode nascer, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

A partir de quantas semanas o bebê pode nascer?

Apesar de o consenso ser 40 semanas de gestação, a partir da 37ª semana, o bebê está formado e tem todas as condições para nascer sem problemas.

Por isso, é importante deixar a mala de maternidade pronta por volta dessa semana. Lembre-se que é importante escolher uma saída maternidade para menina bonita, pois essa roupa será lembrada em todas as fotos.

Como calcular a data de parto?

Esta data é estimada tendo em conta o dia da última menstruação antes da gravidez, ao qual se somam 280 dias, ou seja, 40 semanas.

No entanto, nem todas as gestações duram 40 semanas exatas. Na verdade, da semana 37 à semana 42 (5 semanas de diferença) é considerado um bom tempo para bebê nascer. 

E são muitos os fatores que podem fazer com que um bebê nasça antes ou depois sem que isso represente nenhum problema para a mãe ou para o pequeno.

Da mesma forma, é difícil saber o momento exato da concepção (exceto na fertilização artificial), por isso pode haver sempre alguns dias de margem de erro.

Pronto, agora você já sabe a partir de quantas semanas o bebê pode nascer. Vamos complementar essas informações ao longo deste artigo.

Fatores que influenciam a data do parto

Como acabamos de lhe contar, há vários fatores que podem intervir na data em que um bebê decide nascer. Entre estes fatores encontramos:

  • Primeira gravidez: 70% das primeiras mães têm o seu filho após a semana 40. E a partir da segunda gravidez o tempo de gestação costuma aproximar-se mais da estimativa de 280 dias. No entanto, há uma certa tendência para que a duração da gravidez se repita.
  • A idade da mãe: as mulheres mais velhas dão à luz mais tarde, com uma média aproximada de mais um dia de gravidez para cada ano de idade.
  • Atividade hormonal: embora as causas sejam desconhecidas, observou-se que as gestações com um rápido aumento da progesterona tendem a prolongar-se.
  • Peso da mãe ao nascer: surpreendentemente, as mulheres que pesaram mais ao nascer tendem a ter gestações mais longas.
  • Tempo de implantação do óvulo: uma vez que o óvulo é fertilizado, o embrião geralmente leva cerca de 7 dias para se implantar no endométrio e começar a gestação. Quando este processo se prolonga, mais tempo geralmente passa até a data de parto.

Além desses dados, ainda não há nenhum estudo conclusivo sobre se outros fatores como o consumo de álcool e tabaco, sangramento durante a gravidez ou o sexo do bebê podem influenciar a data do parto. 

No entanto, existem várias causas relacionadas com patologias ou infecções que podem causar um parto prematuro.

E se um bebê nascer antes da semana 37?

Se um bebê nascer antes da semana 37, ele é considerado um bebê prematuro e exigirá cuidados especiais para que seu desenvolvimento seja semelhante ao que ele teria ao completar o tempo necessário de gestação no útero.

Um parto prematuro pode ocorrer por várias causas, tais como sobredistensão do útero, infecções por bactérias, diabetes ou excesso de peso, entre outras.

E se a gravidez se prolongar mais de 42 semanas?

Quando a gravidez se prolonga mais de 42 semanas, falamos de gestação prolongada, e há o risco de a placenta causar alguns problemas de respiração e alimentação no feto. Nestes casos, o mais frequente é induzir o parto para evitar possíveis complicações.

Pronto, agora você já sabe a partir de quantas semanas o bebê pode nascer, bem como tem todas as informações sobre o assunto. Tenha calma e em caso de dúvida, fale com o seu médico.