Curso para secretárias de consultórios médicos compensa

Curso para secretárias de consultórios médicos compensa?

Muitas empresas oferecem hoje alguns cursos para suas secretárias. Todos eles são pensados em vista do dia a dia no trabalho de cada uma delas. Uma grande dúvida de várias dessas empresas é se compensa oferecer isso a todas as suas secretárias.

Afinal, qual a melhor opção? Oferecer um curso ou apenas algumas orientações simples, que não tomem muito tempo? Vejamos, então, quais são as vantagens de a empresa oferecer um curso como esse.

Como funciona um curso para secretárias?

A função de uma secretária de consultórios médicos é muito particular. Pode ser o caso, por exemplo, de que a clínica não saiba muito bem o que fazer. Ou melhor, não saiba bem por onde começar para mostrar o que ela deve fazer no seu trabalho de todos os dias.

Um curso desse tipo pode muito bem ser desenvolvido pela própria clínica. Mas precisará de alguém que consiga organizar matérias e encontros para isso. Por exemplo, alguém que consiga parar para ver as necessidades da clínica e como a função pode ajudar. Além de preparar encontros e materiais para os colaboradores.

Outra opção bastante interessante é pedir ajuda para quem sabe e possui experiência no ramo. É o caso da Seven Gestão. O trabalho muito bem feito leva sempre em consideração o caso de cada clínica. Porque sabe que cada lugar tem o seu jeito específico? Pense nesse serviço como um bom investimento que trará um rápido retorno para o dia a dia na clínica.

Qual a função de uma secretária?

Uma secretária na clínica médica possui várias funções. O atendimento ao paciente e outras pessoas que por ali passam, é uma delas. Mas não a única! É claro que um bom atendimento é a base do trabalho de uma secretária. Porém, hoje não basta.

A atuação de uma secretária, por exemplo, como auxiliar administrativa é muito importante. Organização, nesse ponto, é a característica principal de quem trabalha nessa área. Uma administração bem conduzida sempre tem por detrás uma secretária que colabora para que tudo funcione.

Contudo, ela precisa saber o que deve ser, é claro. É por isso que um treinamento é muito positivo na vida de uma profissional como essa. Há em relação a algumas opções. Aqui te contaremos de duas maneiras.

Quais os tipos de treinamentos possíveis?

O jeito mais tradicional de se falar para alguém sobre a sua função na empresa é conversar. Por exemplo, promover na própria empresa encontros. Na verdade, é bem comum que todos passem por isso no início do trabalho na empresa. Mas há aquelas que oferecem algo a mais. Como um curso para cada função!

Essa é uma segunda alternativa. De a empresa pensar em cada um dos setores que possui. Oferecer um curso para cada função parece ser bastante acertado para uma empresa que quer avançar. Pense que se trata de uma oportunidade de a pessoa se especializar naquilo que fará todos os dias.

Portanto, quando se tem um curso para cada área, isso demonstra maior preocupação da empresa. Além disso, no futuro se poderá cobrar melhor. Ou seja, se a empresa já deu os meios da secretaria, por exemplo. Se a partir disso ela sabe o que deve fazer, e não o faz, pode ser cobrada com maior autoridade.

O que deve conter em um bom curso para secretárias?

Cada curso é muito particular. Além disso, quem oferece um curso como esse, precisa considerar as necessidades na clínica. Porém, há algumas características que são comuns. Por exemplo:

  • Oratória: o atendimento ao cliente precisa contar com alguém que saiba falar com clareza. Depois, que também saiba esclarecer dúvidas sobre o processo do atendimento de cada paciente.
  • Organização: essa é a maior marca de uma secretária competente, não pode faltar isso em um curso para ela. Essa organização vai desde o escritório até mesmo dos espaços por onde os pacientes irão ficar. Como, por exemplo, a sala de espera. A organização diz respeito também à garantia do conforto aos pacientes.
  • Atenção aos espaços: como dissemos, não basta que uma secretária seja uma boa atendente. Pense ser a pessoa que está em todos os lugares da clínica. E também é aquela que está a todo tempo em contato com as pessoas que por ali passam todos os dias. Por isso que sua função é também ficar atenta em saber se tudo está bem colocado para o melhor atendimento.
  • Entre outras.

Conclusão

As vantagens de se oferecer um curso para secretárias que trabalham na clínica são muitas. O trabalho pode ser mais bem entendido por quem deve fazê-lo da melhor maneira possível.

Nem todas as clínicas estão preparadas para dizer da grande quantidade de detalhes que há nesse trabalho. Portanto, contar com a experiência de alguém que já sabe é garantir um bom trabalho durante o cotidiano da clínica.