Tipos de roupa para os primeiros meses do bebê

Tipos de roupa para os primeiros meses do bebê

A cada fase do bebê é uma novidade, seja na introdução alimentar, os movimentos, as mudanças e até os tipos de roupas de bebês que devem ser usados no pequeno, tudo muda muito rápido.    

Embora muitos não saibam, tem modelos e tecidos que precisam ser evitados nos bebês, para evitar alergias e até possibilitar os movimentos, por isso, é preciso conhecer quais são os tipos de roupinhas que podem ser usadas nos primeiros meses.

Quer saber quais são esses tipos de roupas para os primeiros momentos dos pequenos? Continue lendo este post, pois iremos falar mais.

Roupinha para cada faixa etária

Ao sair do útero o bebê está passando por um período de adaptação, os três primeiros meses são chamados de quarto trimestre, ou exterogestação, ou seja, o bebê ainda continua sua formação e desenvolvimento fora do útero.

Por isso, em um período como este, é preciso ter muitos cuidados e fazer o máximo para o bebê se sentir aquecido, alimentado e bem protegido, como se ainda estivesse em seu ambiente de formação.

Um recém nascido possui uma rotina bem definida, entre amamentação e dormir, por isso, o conforto é o primeiro item que deve ser pensado.

Além disso, o bebê possui uma pele ainda frágil, por isso, é preciso evitar tecidos que causem atrito com a pele, o que pode causar incômodos e pequenas lesões na pele, o que é preciso evitar.

Opte por tecidos mais leves e orgânicos, como o algodão, que permite que a pele do bebê respire, evita atritos e possibilita os movimentos que o bebê faz, por isso, invista em roupas desse tipo.

Nos três primeiros meses do bebê ele passa a maior parte do tempo dormindo, ou até deitado, por isso, é preciso evitar roupas que tenham botões ou zíper nas costas, evitar qualquer objeto que possa causar desconforto.

Outra dica para comprar as roupas do bebê é pensar na facilidade de trocar as peças, abrir e fechar na hora de trocar a fralda e tudo mais, afinal, esse será um movimento que vai acontecer diversas vezes no dia.

Assim, evite roupas muito complexas no dia a dia, opte pelos tradicionais macacões com fecho frontal e botões de pressão e o famoso body cruzado, ou body kimono, que possibilita a troca de roupas muito fácil.

Outra dica é prestar atenção e procurar por peças com uma gola folgada, ou que seja com botões, assim, você evita machucar a cabeça do pequeno que ainda é muito frágil.

Os botões também precisam ser de materiais que não causem alergia no bebê, o níquel, por exemplo, é altamente alergênico, por isso, evite botões que possuem esse elemento.

Evite peças pesadas, como jardineira para bebês, que podem ser desconfortáveis para o pequeno, por possuir um tecido muito pesado e diversos elementos que causam desconforto.

Portanto, em cada estágio do bebê é preciso saber como é a melhor maneira de vestir eles, já que, com o avanço dos meses, ele irá começar a se movimentar, andar e muito mais, a roupinha precisa ajudar no desenvolvimento do pequeno.

Como vestir um recém nascido

Nos primeiros meses do bebê ele possui uma pele muito frágil e fina, seus vasos sanguíneos ainda não estão completamente formados, isso faz com que a temperatura seja uma coisa difícil para o corpo manter.

Pensando nisso, é preciso que o bebê esteja bem protegido do frio, assim como do calor excessivo também, entenda que apesar de não manter bem a temperatura, o corpo do bebê possui um limite.

Dessa forma, pense uma forma de deixá-lo bem agasalhado, sem sobrecarregar seu corpinho, dessa forma, tome cuidado para que seu bebê esteja na temperatura ideal que é 36ºC, em média.

Lembre-se que os pés e as mãos são mais difíceis de se aquecer, por isso, sempre vistas as luvas e meias no pequeno, isso irá ajudar a manter a temperatura do corpo. Lembrando que a temperatura é muito importante.

Não está ligada apenas ao conforto do bebê, mas sua atividade metabólica e a manutenção dos tecidos do corpo, por isso, é muito importante que ele esteja protegido.

Os modelos mais indicados para os pequenos nos primeiros meses são os bodies, que podem ser de manga curta ou longa, as calças, com ou sem pézinhos (elas também são chamadas de mijão ou culote).

Além disso, os macacões também são indicados, com essas três peças é possível montar uma segunda pele e então vestir o bebê com o macacão por cima, sendo ideal para manter a temperatura do pequeno.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a manter o seu bebê confortável e bem cuidado em seus primeiros meses, geralmente é a fase mais frágil do bebê e precisa ser muito bem cuidado, e com roupas que não atrapalhem ou deixe desconfortável.

A Victória Augusto é a melhor loja para Roupinha de bebês baratas. Entre no nosso site e aproveite!