Como funciona a tecnologia das criptomoedas

Como funciona a tecnologia das criptomoedas

Você sabe qual tecnologia está por trás das criptomoedas? Sabe como ela funciona? Confira nesse artigo porque essa tecnologia está sendo considerada por muitos especialistas como a inovação tecnológica mais importante dos últimos tempos!

Primeiramente, antes de conhecer a tecnologia por trás das criptomoedas, é preciso saber que, por toda a sua importância, ela está indo muito além das moedas digitais, como bitcoin, por exemplo, oferecendo mais segurança e confiança no tratamento de informações e dados relevantes às empresas de diferentes setores.

Então, é impossível hoje falar em criptomoedas e, mais precisamente, de Bitcoin sem falar em Blockchain, que é o nome da tecnologia por trás dessas moedas digitais e que, provavelmente, ainda vai ouvir falar muito sobre ela.

Basicamente, o uso do blockchain serve para transferir e registrar as operações de uma forma super segura, tanto que algumas instituições financeiras já estão aderindo ao uso dessa tecnologia como forma para realizar transferências e operações.

Mas, afinal, o que é blockchain?

Blockchain, também conhecido como “protocolo de confiança”, é uma tecnologia baseada no conceito de descentralização como medida de segurança. 

O significado de blockchain em português é “corrente de blocos”, por causa da junção das palavras “bloco” (block) e “corrente” (chain).

Embora seu uso mais conhecido seja relacionado ao bitcoin (BTC), a tecnologia blockchain, basicamente, surge como uma forma super segura para gravar e gerenciar dados, trazendo benefícios que vão além das transações financeiras, contribuindo para toda a transformação digital e segurança dos dados pelas empresas. 

Assim sendo, a tecnologia blockchain pode ter muitas aplicações, desde garantir a validação de transações eletrônicas, passando pela execução de contratos inteligentes, o registro e a gestão inteligente de documentos, entre outras possibilidades.

Como funciona a tecnologia das criptomoedas

Na prática, em relação às criptomoedas, a tecnologia blockchain funciona como uma base compartilhada de dados em uma rede descentralizada de computadores, os quais são conhecidos como Nós, e que são os responsáveis por validar as transações (como envio e recebimento) por meio de checagens constantes das informações. 

A data e hora da transação ou do momento onde o “nó” foi feito são alguns dos dados inseridos no blockchain, além de informações sobre quantidade e transação em si, se foi USDT, BTCUSDT, entre outras…

Ou seja, o objetivo é fazer a comprovação das transferências através de redes, e cada uma dessas redes armazena periodicamente informações de transação de dados, com base cronológica, em uma corrente contínua de blocos – por isso o nome corrente de blocos. 

Quando o bloco é validado, então, ele é interligado à corrente, recebendo uma impressão digital chamada hash – um código matemático único. 

Considerada complexa na sua formação, a tecnologia blockchain, na verdade, é feita através de uma cadeia de blocos, que funciona como um livro de registros, comprovando o envio e recebimentos das moedas. 

Esse documento é compartilhado entre todos os participantes da rede, por isso, considerado extremamente seguro, onde cada transferência feita na rede recebe uma camada grossa de criptografia, e além disso, vale mencionar, que a tecnologia blockchain mantém o usuário que adicionou o bloco e as partes responsáveis pela transferência, anônimos.

Enfim, a tecnologia blockchain promete transformar o compartilhamento de dados e valores, garantindo mais segurança, confiança e agilidade em diferentes aplicações pelas empresas.