O Whatsapp força os usuários a concordar em compartilhar dados

O Whatsapp força os usuários a concordar em compartilhar dados

O WhatsApp forçará os usuários a concordar com sua nova política de privacidade no próximo mês, ou o usuário perderá o acesso ao aplicativo.    

Concordar com os termos significa que os dados privados de um usuário, incluindo seu número de telefone, serão compartilhados com o Facebook , que é dono do WhatsApp.

Todos os usuários devem concordar com os novos termos até Março de 2021, ou perderão o acesso aos bate-papos e contatos.

A atualização vem na forma de uma notificação no aplicativo, que os usuários podem optar por ignorar até a chegada da data.

As quatro melhores alternativas de WhatsApp

“Ao tocar em Concordo, você aceita os novos termos, que entram em vigor em 8 de fevereiro de 2021”, afirma a notificação.

“Após esta data, você precisará aceitar os novos termos para continuar usando o WhatsApp. Você também pode visitar a Central de Ajuda se preferir excluir sua conta. “

O WhatsApp inicialmente se recusou a comentar a atualização, mas um porta-voz disse ao The Independent que as atualizações da política de privacidade eram “comuns na indústria” e que os usuários tinham “tempo suficiente” para analisá-las.

A atualização foi projetada para “oferecer integrações entre os produtos da empresa do Facebook”, que também inclui Instagram e Messenger.

“Não há mudanças nas práticas de compartilhamento de dados do WhatsApp na região europeia (incluindo o Reino Unido) decorrentes dos Termos de Serviço e Política de Privacidade atualizados.

Para evitar qualquer dúvida, ainda assim o WhatsApp não compartilha dados de usuários do WhatsApp da região europeia com o Facebook para que o Facebook use esses dados para melhorar seus produtos ou anúncios “, disse o porta-voz.

Os dados coletados incluem “nível de bateria, intensidade do sinal, versão do aplicativo, informações do navegador, rede móvel, informações de conexão (incluindo número de telefone, operadora móvel ou ISP), idioma e fuso horário, endereço IP, informações de operações do dispositivo e identificadores (incluindo identificadores exclusivos aos produtos da empresa do Facebook associados ao mesmo dispositivo ou conta). “

Alguns usuários do WhatsApp criticaram a nova política de privacidade nas redes sociais, com muitos dizendo que planejavam mudar para um aplicativo de mensagens rival como o Telegram.

“Esta nova atualização da política de privacidade do WhatsApp é CREEPY e devemos nos preocupar com isso”, escreveu um usuário no Twitter .

Com cerca de 2,5 bilhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp é de longe o aplicativo de mensagens mais popular do mundo.

No entanto, desde que foi adquirido pelo Facebook em 2014 por US $ 19 bilhões, tem enfrentado críticas pela forma como trata os dados dos usuários.

O co-fundador do WhatsApp, Jan Koum, deixou o cargo de presidente-executivo da empresa em 2018 devido a um conflito irreconciliável sobre a decisão do Facebook de monetizar dados pessoais no aplicativo .

Uma versão mais antiga da política de privacidade do WhatsApp afirmava: “O respeito pela sua privacidade está codificado em nosso DNA.

Desde que começamos o WhatsApp, aspiramos construir nossos serviços com um conjunto de princípios de privacidade sólidos em mente. ”

Esta linha não está mais presente na versão mais recente.

A nova política também significa que simplesmente excluir o aplicativo de um dispositivo não impedirá que o WhatsApp retenha os dados privados de um usuário.

Para garantir que o WhatsApp não continue fazendo isso, os usuários devem usar o recurso do aplicativo para excluir sua conta.

A política observa que mesmo depois de usar este recurso de exclusão, alguns dados permanecerão com a empresa, afirmando, “quando você exclui sua conta, isso não afeta suas informações relacionadas aos grupos que você criou ou as informações de outros usuários sobre você, como a cópia das mensagens que você enviou. ”