Como se chama quem trabalha com marketing digital?

comunicação comercial está mudando. Com isso, surge a necessidade de contratar novos perfis para trabalhos de marketing digital especializados em uma área específica. Diante disso, surge a dúvida: como se chama quem trabalha com marketing digital?

As marcas concentram suas principais estratégias on-line para não perder oportunidades de crescimento, por isso exigem cada vez mais profissionais com certo conhecimento. 

Você quer saber como se chama quem trabalha com marketing digital? Continue lendo!

Como se chama quem trabalha com marketing digital?

Gerente da comunidade

Em termos gerais, o gerente da comunidade é responsável por gerenciar as redes sociais, o blog e a presença on-line de uma empresa.

Dependendo do tamanho do negócio, o trabalho do Gerente da Comunidade pode cobrir mais ou menos tarefas. Se for uma pequena ou média empresa, o Gerente da Comunidade tem que fazer praticamente tudo, às vezes com a ajuda dos funcionários. 

Ou seja, ele é responsável por projetar um plano de Marketing Online, implementar e manter redes sociais, escrever artigos no blog e medir os resultados de sua estratégia, entre outras coisas. 

Se ele trabalha para uma grande empresa, é provável que sua “única” função seja executar redes sociais ou criar conteúdo valioso para a web.

Gerente de Mídia Social

Este é o nome dado à pessoa responsável pela criação do Plano de Marketing Online para uma marca. Esse perfil existe, acima de tudo, em grandes empresas. 

Porque nas pequenas e médias, como já discutimos, o gerente da comunidade é quem faz tudo. 

Para realizar sua tarefa, é necessário que o gerente de mídia social tenha um bom conhecimento da empresa, do setor para o qual trabalha e da concorrência. Antes de projetar sua estratégia, ele deve conhecer os objetivos específicos perseguidos pela marca. 

Então, ele tem que interpretar os dados fornecidos pelas ferramentas de análise para saber o que está funcionando e, com base nisso, tomar decisões. 

Outra missão é preparar um plano de ação caso a marca tenha uma crise de reputação online. Nessas situações, é importante reagir rapidamente e bem. 

Web designer

Como o nome sugere, é a pessoa que projeta, lança e mantém o site ou blog de uma empresa.

O Web Designer é uma peça-chave no Marketing Online. Não é possível melhorar a imagem de uma empresa na Internet e posicioná-la bem se ela não tiver um bom site ou blog. 

Este profissional é responsável por moldar a página usando a criatividade. Ele é responsável pela estética e aparência da web. Portanto, ele tem que cuidar de toda a parte da ilustração, layout, edição de texto… 

Além disso, ele deve obter boa usabilidade, interatividade e navegabilidade para a página. Ou seja, que seja intuitiva, fácil de manusear e que ajude os usuários a comprar ou contratar os serviços que oferece de forma simples.

Consultor de SEO

SEO significa Search Engine Optimization. Ou seja, otimização dos motores de busca. Isso significa que o consultor de SEO trabalha para garantir que o site de uma empresa tenha uma presença maior e apareça naturalmente nas primeiras posições dos mecanismos de busca. 

Tudo para aumentar o tráfego para a web e obter clientes de qualidade.

Este especialista tem que implementar um conjunto de ações. Uma função interessante é conseguir comprar backlinks de bons domínios para que o site em questão seja mais bem referenciado pelo Google através da técnica off-page.

Especialista em SEM

SEM significa Search Engine Marketing. Ou seja, é o responsável por criar campanhas publicitárias para aumentar a visibilidade de uma marca nos motores de busca através de links patrocinados. 

Existem várias ferramentas para criar anúncios na Internet. Recomendamos o Google Ads por um motivo simples: o Google é o mecanismo de busca número um, o mais usado internacionalmente.

Para desenvolver campanhas publicitárias, o especialista em SEM deve primeiro conhecer as palavras-chave do setor e os termos mais procurados pelo público-alvo ao qual é endereçado. 

Os textos do anúncio também são importantes. Eles têm que ser atraentes para que eles trabalhem e atinjam seu objetivo. Além disso, é aconselhável que você use a segmentação em seus anúncios para torná-los mais eficazes.

Analista Digital (Google Analytics)

O Analista Digital ou Analista Web é a pessoa que analisa os dados de tráfego de um site. O objetivo do seu trabalho é saber se uma estratégia de Marketing Online funciona. 

Portanto, este é um trabalho e um perfil essenciais para garantir o sucesso de qualquer iniciativa na Internet. Para isso, é fundamental que você conheça o manuseio das ferramentas necessárias para medir os resultados. 

O Analista Digital deve monitorar o tráfego de uma página: saber quem visita a web, de onde eles vêm e como eles se comportam. Um trabalho chave deste especialista é controlar a conversão, ou seja, como os objetivos da página são cumpridos. 

Depois disso, os dados que o analista obtém devem ser comparados com os períodos anteriores para ver se houve melhorias e tirar conclusões. Finalmente, ele tem que preparar relatórios que reflitam toda essa atividade e evolução da web.

Criador de Conteúdo Digital

Ele é o profissional responsável pela criação de imagens e vídeos para divulgação na web e nas Redes Sociais.

Uma de suas primeiras tarefas é pensar no conteúdo que a empresa quer distribuir, criar a ideia, para depois dar-lhe a forma adequada. 

Entre os diferentes formatos com os quais o Criador de Conteúdo Digital deve lidar estão vídeo, podcast, fotografia, ilustração ou infográficos. 

É necessário, portanto, que este especialista tenha conhecimentos de gravação (imagem e som), edição (com programas como Premier ou Final Cut), criação de efeitos (After Effects), fotografia, design gráfico e programas como Photoshop, Illustrator ou Indesign.

Como se chama quem trabalha com marketing digital