Como se chama quem trabalha com marketing digital

Como se chama quem trabalha com marketing digital?

comunicação comercial está mudando. Com isso, surge a necessidade de contratar novos perfis para trabalhos de marketing digital especializados em uma área específica. Diante disso, surge a dúvida: como se chama quem trabalha com marketing digital?

As marcas concentram suas principais estratégias on-line para não perder oportunidades de crescimento, por isso exigem cada vez mais profissionais com certo conhecimento. 

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Como se chama quem trabalha com marketing digital?

Gerente da comunidade

Em termos gerais, o gerente da comunidade é responsável por gerenciar as redes sociais, o blog e a presença on-line de uma empresa.

Dependendo do tamanho do negócio, o trabalho do Gerente da Comunidade pode cobrir mais ou menos tarefas. Se for uma pequena ou média empresa, o Gerente da Comunidade tem que fazer praticamente tudo, às vezes com a ajuda dos funcionários. 

Ou seja, ele é responsável por projetar um plano de Marketing Online, implementar e manter redes sociais, escrever artigos no blog e medir os resultados de sua estratégia, entre outras coisas. 

Se ele trabalha para uma grande empresa, é provável que sua “única” função seja executar redes sociais ou criar conteúdo valioso para a web.

Gerente de Mídia Social

Este é o nome dado à pessoa responsável pela criação do Plano de Marketing Online para uma marca. Esse perfil existe, acima de tudo, em grandes empresas. 

Porque nas pequenas e médias, como já discutimos, o gerente da comunidade é quem faz tudo. 

Para realizar sua tarefa, é necessário que o gerente de mídia social tenha um bom conhecimento da empresa, do setor para o qual trabalha e da concorrência. Antes de projetar sua estratégia, ele deve conhecer os objetivos específicos perseguidos pela marca. 

Então, ele tem que interpretar os dados fornecidos pelas ferramentas de análise para saber o que está funcionando e, com base nisso, tomar decisões. 

Outra missão é preparar um plano de ação caso a marca tenha uma crise de reputação online. Nessas situações, é importante reagir rapidamente e bem. 

Web designer

Como o nome sugere, é a pessoa que projeta, lança e mantém o site ou blog de uma empresa.

O Web Designer é uma peça-chave no Marketing Online. Não é possível melhorar a imagem de uma empresa na Internet e posicioná-la bem se ela não tiver um bom site ou blog. 

Este profissional é responsável por moldar a página usando a criatividade. Ele é responsável pela estética e aparência da web. Portanto, ele tem que cuidar de toda a parte da ilustração, layout, edição de texto… 

Além disso, ele deve obter boa usabilidade, interatividade e navegabilidade para a página. Ou seja, que seja intuitiva, fácil de manusear e que ajude os usuários a comprar ou contratar os serviços que oferece de forma simples.

Consultor de SEO

O termo SEO refere-se à Otimização para Motores de Busca, uma prática essencial para melhorar a visibilidade de um site nos resultados de busca. O papel do consultor de SEO é vital para assegurar que o site de uma empresa alcance posições elevadas nos resultados de busca de forma orgânica.

O objetivo principal é ampliar o tráfego do site e atrair clientes qualificados.

Este profissional é responsável por executar diversas estratégias. Entre elas, destaca-se a aquisição de backlinks de domínios renomados, uma medida eficaz para melhorar o posicionamento do site no Google, empregando técnicas de SEO off-page.

Especialista em SEM

SEM, que significa Marketing para Motores de Busca, envolve a elaboração de campanhas publicitárias para melhorar a visibilidade de uma marca nos resultados de busca através de anúncios pagos.

Diversas ferramentas são utilizadas para criar anúncios online, sendo o Google Ads altamente recomendado devido à predominância global do Google como motor de busca.

O especialista em SEM deve ter um conhecimento profundo sobre as palavras-chave relevantes para o setor e as mais pesquisadas pelo público-alvo da marca.

A eficácia de um anúncio depende muito do seu conteúdo textual, que deve ser cativante para atingir os objetivos desejados. Além disso, a segmentação cuidadosa dos anúncios é fundamental para aumentar a eficiência das campanhas.

Analista Digital (Google Analytics)

O Analista Digital ou Analista Web é a pessoa que analisa os dados de tráfego de um site. O objetivo do seu trabalho é saber se uma estratégia de Marketing Online funciona. 

Portanto, este é um trabalho e um perfil essenciais para garantir o sucesso de qualquer iniciativa na Internet. Para isso, é fundamental que você conheça o manuseio das ferramentas necessárias para medir os resultados. 

O Analista Digital deve monitorar o tráfego de uma página: saber quem visita a web, de onde eles vêm e como eles se comportam. Um trabalho chave deste especialista é controlar a conversão, ou seja, como os objetivos da página são cumpridos. 

Depois disso, os dados que o analista obtém devem ser comparados com os períodos anteriores para ver se houve melhorias e tirar conclusões. Finalmente, ele tem que preparar relatórios que reflitam toda essa atividade e evolução da web.

Criador de Conteúdo Digital

Ele é o profissional responsável pela criação de imagens e vídeos para divulgação na web e nas Redes Sociais.

Uma de suas primeiras tarefas é pensar no conteúdo que a empresa quer distribuir, criar a ideia, para depois dar-lhe a forma adequada. 

Entre os diferentes formatos com os quais o Criador de Conteúdo Digital deve lidar estão vídeo, podcast, fotografia, ilustração ou infográficos. 

É necessário, portanto, que este especialista tenha conhecimentos de gravação (imagem e som), edição (com programas como Premier ou Final Cut), criação de efeitos (After Effects), fotografia, design gráfico e programas como Photoshop, Illustrator ou Indesign.