Como aumentar o tráfego do site

Como aumentar o tráfego do site

Descobrir como aumentar o tráfego do site é muito importante, aliás qualquer pessoa ou empresa que trabalha no setor de marketing digital busca trazer mais visitantes para o seu site. Para isso, utilizam de várias estratégias para aumentar o tráfego do seu site. 

Isso acontece, pois, quanto maior for o número de visitantes no site, maiores serão as chances de convertê-los em leads. 

No entanto, muitas pessoas ainda sentem muita dificuldade na hora de atrair novos acessos para o seu site, seja por falta de informação ou simplesmente porque não conhecem todas as ferramentas que estão ao seu dispor para conseguir aumentar esse número.

Sendo assim, se você se encaixa no grupo de pessoas que está em busca de formas capazes de aumentar o tráfego do site, saiba que esse é o lugar certo. 

Isso porque, durante o presente artigo, abordaremos as principais formas de trazer mais visitantes para o seu site, de forma simples e com as melhores estratégias de marketing

Sendo assim, para não perder nada sobre o tema e ficar por dentro de todas as nossas dicas, recomendamos que continue lendo o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

Continue a leitura e descubra como aumentar o tráfego do site!

Invista na qualidade do seu site

Antes de colocar em prática qualquer estratégia para atrair novos visitantes, o primeiro passo a ser dado é criar um site que tenha uma aparência agradável aos olhos das pessoas que o visitam. 

Sendo assim, invista na construção de um site que, além de apresentar uma boa aparência, também seja fácil de navegar. Para isso, você pode utilizar servidores de qualidade, que oferecem suporte 24 horas por dia.

Além do mais, utilize um design eficiente, que construa a identidade daquilo que deseja transmitir. Uma vez que o site possui uma boa identidade visual, assim como navegação otimizada, as pessoas que o visitarem terão uma experiência agradável e as chances de voltarem a utilizá-lo cresce significativamente. 

Ademais, uma boa dica é deixar o seu site responsivo. Isso significa dizer que ele se adapta tanto a computadores quanto a celulares. Assim, a tela, layout e outras funções do site mudam de forma automática para se adequarem ao dispositivo em que ela está sendo exibida. 

Com isso, você terá criado um site otimizado e em conformidade com as novas formas de consumo de conteúdo. Assim, o próximo passo é colocar em prática as estratégias de SEO para trazer novas visitas.

Aplique técnicas SEO

Uma das melhores estratégias que podem ser usadas para trazer novas visitas e aumentar tráfego do site é a utilização das técnicas SEO. Em um texto sobre como aumentar o tráfego do site essa dica não poderia faltar.

Com isso, as pessoas poderão encontrar com mais facilidade o site nos mecanismos de pesquisa, ou seja, ao pesquisar uma palavra-chave exibida em seu site, ele será o primeiro da lista a aparecer nos mecanismos de pesquisa do Google, por exemplo.

Para tanto, você precisará utilizar as palavras-chave corretamente, de modo que elas estejam em conformidade com o conteúdo e com as buscas sobre o seu nicho durante aquele momento. 

Assim, sempre que as pessoas pesquisarem por uma determinada palavra-chave que esteja sendo muito buscada, o primeiro site a aparecer nos buscadores será o seu, assim, o número de visitas tende a crescer.

Além do mais, outra técnica SEO bastante utilizada para trazer mais tráfego para o site é a utilização de links externos, os chamados backlinks. Os backlinks são palavras-chave que contém um link que direciona para o seu site. 

Ele é posicionado de forma estratégica em textos presentes em outros sites parceiros para que, no momento em que o usuário clicar, ele seja redirecionado para o seu site. Algumas pessoas optam por comprar backlinks, enquanto outras firmam parcerias com outros sites. 

Independente de qual seja o backlink, eles desempenham um papel relevante na hora de enviar tráfego para o site, fazendo com que ele seja melhor ranqueado pelo Google, principalmente aqueles com elevada qualidade.

Use tráfego pago

Embora o tráfego orgânico seja extremamente relevante, saiba que investir em tráfego pago também pode ser uma boa estratégia para a conversão de visitantes em leads. 

Isso porque essa ferramenta proporciona resultados relevantes em menor tempo, se comparado ao tráfego orgânico. Para quem tem dúvida de como aumentar o tráfego do site, tráfego pago pode ser uma boa opção.

No entanto, para isso, você vai precisar desembolsar uma determinada quantia em dinheiro, a depender da quantidade de público que deseja alcançar com a publicidade paga.

Nesse caso, é interessante utilizar as redes sociais para lançar campanhas pagas. Isso porque elas são o principal meio de comunicação e interação das pessoas na internet

Sendo assim, defina o público-alvo, assim como a quantidade de pessoas que pretende alcançar com o anúncio e faça a campanha.

Utilize a ferramenta Search Console do Google

Essa ferramenta é extremamente útil para quem quer aumentar o tráfego do seu site. Isso porque se trata de uma ferramenta em que o proprietário do site pode analisar o tráfego que chega até ele, identificando as principais fontes e obtendo relatórios acerca das visualizações do conteúdo. 

Assim, ela permite que a pessoa saiba como o Google enxerga o seu site, de modo que seja possível verificar quais são as otimizações necessárias. Assim, é possível melhorar aquilo que precisa de ajustes, fazendo com que os visitantes tenham acesso a um site de qualidade.

Crie conteúdos relevantes

Outra dica é criar conteúdos relevantes para o site. Isso porque, a internet é um ambiente que concentra milhões de dados e informações. No entanto, grande parte delas apresenta conteúdo que é considerado irrelevante pelas ferramentas de busca do Google. 

Assim, de nada adianta ter um site agradável e investir no tráfego pago se o seu site não apresenta um bom conteúdo para os consumidores.

Portanto, crie conteúdos relevantes que gerem valor para o seu site, sua identidade e para o público que consome o conteúdo.

Estamos chegando ao fim do texto sobre como aumentar o tráfego do site, mas antes de finalizar, vamos dar uma dica bônus.

Diversifique o conteúdo do site

Não restrinja o seu site apenas a textos. É interessante que utilize também vídeos e outros elementos visuais, como o infográfico, se quiser aumentar o tráfego do site. 

Assim, as informações que são veiculadas se tornam mais interessantes e didáticas aos olhos das pessoas que estão acessando o site. Assim, o site será visto de uma forma mais agradável e acessível. 

E, além disso, seu conteúdo pode ser citado em outros sites do meu nicho e nas redes sociais.

Agora você já sabe como aumentar o tráfego do site, compartilhe este texto com outras pessoas para que elas também saibam.

Leia também: