Treinamento de Funcionários: você sabe por que as empresas estão investindo tanto nessa modalidade?

Investir na capacitação dos funcionários é essencial para o crescimento da empresa

Todo profissional precisa passar por um processo de adaptação dentro de uma empresa. Além disso, é fundamental que o negócio lhe dê condições para se desenvolver profissionalmente por meio de treinamentos para agregarem valor à empresa.

O setor de recursos humanos é o responsável pelo planejamento dos treinamentos com foco em criar equipes de alta performance.

Implementar um plano de treinamento e desenvolvimento eficaz não é simples, mas é um investimento que traz retorno à empresa de diferentes formas.

O que é treinamento e desenvolvimento?

O plano de treinamento e desenvolvimento de profissionais é um conjunto de medidas realizadas pela empresa para contribuir com o aprimoramento dos colaboradores da empresa.

O investimento das empresas nestas ações é feito com o objetivo de ajudar profissionais a desenvolverem habilidades para atuar em alta performance e agregar valor ao negócio.

Então, é possível entender que o investimento no desenvolvimento de profissionais é uma prioridade para empresas, e traz benefícios para ambos os lados.

Os colaboradores também conseguem adquirir novos conhecimentos, desenvolver seu potencial profissional e crescer dentro da empresa por meio do investimento em capacitação.

Ao contrário do que se pode pensar, treinamento e desenvolvimento são coisas diferentes. O treinamento tem foco no curto prazo, busca resultados imediatos através da qualificação de profissionais para exercer um novo cargo ou assumir mais responsabilidades dentro de uma empresa.

Já o processo de desenvolvimento é mais amplo, ele envolve diversos tipos de treinamento com o foco de desenvolvimento a longo prazo.

Nesse processo, uma trilha é pensada para que cada profissional consiga desenvolver as habilidades necessárias para crescer dentro da empresa, atingindo grandes objetivos dentro do negócio.

O olhar do desenvolvimento profissional é para o futuro. Ele busca lapidar talentos, transformando profissionais com pouca experiência em referência em suas funções no mercado.

Quais são os principais benefícios de treinamentos para os funcionários de uma empresa?

Ter um planejamento estruturado de treinamento e desenvolvimento de profissionais traz diversos benefícios para ambas as partes.

É importante pensar em todos os profissionais que fazem parte do negócio, desde recém-contratados até colaboradores mais antigos. Confira abaixo alguns dos principais benefícios deste investimento:

Aumento de produtividade

Um dos principais benefícios do investimento em treinamentos para funcionários é o aumento da produtividade já no curto prazo. Contar com profissionais altamente produtivos é essencial para crescer no mercado atual.

E para isso, os colaboradores precisam contar com treinamento especializado. Dessa forma, eles desenvolvem habilidades que são essenciais para o exercício de suas funções.

E o resultado dos treinamentos costuma ser imediato, já que o colaborador começa a praticar seus novos conhecimentos no dia a dia de trabalho.

E com o apoio do plano de desenvolvimento profissional, a performance de cada colaborador tende a aumentar no médio e longo prazo.

Investir em treinamentos é fundamental para engajar o colaborador e torná-lo um profissional engajado com o negócio.

Atuação em alta performance

O sucesso de uma empresa no mercado se deve em grande parte à atuação de seus colaboradores. Por isso, o investimento em treinamentos é muito importante!

Profissionais bem capacitados conseguem desenvolver um trabalho de alta performance, pautado pela qualidade e pela eficiência.

Além da melhora individual e do foco na aprendizagem contínua, os treinamentos também podem melhorar o relacionamento em equipe.

E claro, uma atuação plena dos profissionais tende a se externar para os clientes e passar mais confiança e credibilidade no mercado.

Atração e retenção de talentos

Os trabalhadores da geração atual são mais inquietos, exigentes, eles precisam de mais do que um bom salário e bons benefícios para ficarem por anos em uma mesma empresa.

E um plano de treinamento, junto com um plano de carreira, são fundamentais para promover o desenvolvimento de um talento, engajar o profissional e aumentar as chances de ele seguir na empresa por muitos anos.

Com isso, uma estratégia de atração e retenção de talentos se torna muito mais eficiente. No curto e médio prazo, a empresa tende a criar uma imagem forte como marca empregadora, sendo muito mais valorizado pelos profissionais do mercado.

Isso ajuda a reter talentos e atrair os melhores profissionais do mercado em processos seletivos.

Baixa rotatividade

Por consequência do investimento em treinamentos em funcionários, a empresa tem sucesso em sua estratégia de retenção de talentos e isso causa a diminuição da rotatividade de colaboradores.

Ter níveis baixos de turnover é fundamental para diminuir os custos operacionais do negócio e estabilizar os níveis de produtividade da empresa.

Profissionais engajados e bem capacitados têm menor chance de deixarem a empresa. Com isso, a rotatividade diminui e a empresa terá um corpo de funcionários completo para trabalhar em alta produtividade.

Quando a rotatividade é alta, a empresa tem de arcar com os custos de contratação, demissão, processos seletivos, entre outros.

Além disso, sempre existiram profissionais em processo de adaptação, o que faz com que a produtividade do negócio diminua.

O investimento em treinamento dos funcionários é algo essencial para o sucesso de uma empresa no mercado. A capacitação dos profissionais é fundamental para criar equipes de alta performance que entregam os melhores produtos e serviços para os clientes.

Treinamento de Funcionários