Mercado de trabalho

Mercado de trabalho: Veja dicas e conselhos para quem está em busca do sucesso profissional

Você está iniciando sua carreira agora ou buscando trilhar uma jornada de sucesso em sua área profissional? Saiba que é possível dar um “up” no seu perfil profissional e ganhar destaque no mercado de trabalho, se tornando irresistível para os empregadores.

Quer saber como? Confira neste artigo!

O que o Mercado de Trabalho espera hoje dos profissionais?

Com o aumento de pessoas entrando no Mercado Superior no Brasil nos últimos anos, com 8,4 milhões em 2021de acordo com dados do MEC, o Mercado de Trabalho se torna cada vez mais competitivo.

Afinal, mais pessoas com um diploma, maior a oferta de mão de obra qualificada.

Hoje, são necessárias outras “skills” além de uma formação acadêmica. Cada vez mais as empresas estão buscando contratar pessoas com outras qualidades profissionais e experiências, como:

  • Domínio de línguas estrangeiras, principalmente o inglês;
  • Experiências anteriores na mesma função ou em cargos na mesma área;
  • Premiações por projetos de pesquisa e trabalhos universitários;
  • Seminários e cursos profissionalizantes concomitantes à formação universitária;
  • Portfólios e trabalhos divulgados na internet.

Além dessas qualidades profissionais, as empresas estão buscando profissionais que, além de capacitação, busquem desenvolver habilidades socioemocionais para tirar de letra o ambiente de trabalho, lidar bem com seus colegas, tomar boas decisões sob pressão e atingir metas e objetivos.

Ou seja, a constante capacitação profissional + o aperfeiçoamento cognitivo e socioemocional têm sido o combo de sucesso para garantir o crescimento no Mercado de Trabalho hoje.

Habilidades que você precisa desenvolver se quer se destacar no Mercado de Trabalho

Inteligência emocional

Os empregadores valorizam essa habilidade porque quanto maior for sua inteligência emocional melhor será seu desempenho profissional no ambiente de trabalho.

Características como empatia, autocontrole, boa capacidade de oratória, trabalho em equipe e poder de convencimento/influência são super valorizadas atualmente.

Pois, ao lidar com pressão, enfrentar novos projetos e desafios e lidar com pessoas difíceis, o profissional estará melhor preparado para o sucesso.

Senso Crítico

Diferente de muitos anos atrás, as organizações hoje valorizam a proatividade e a iniciativa de seus funcionários.

Os chefes e diretores estão constantemente buscando novas ideias e insights que auxiliem no crescimento da empresa.

Um profissional com perfil crítico consegue explorar novos pontos de vista, ser criativo e propor novas soluções e apresentar feedbacks construtivos em determinadas situações.

Saber analisar contextos e propor novas ideias são habilidades importantes para o sucesso em qualquer profissão.

Comprometimento e Proatividade

Fazer além do que é necessário e tomar iniciativa sempre será bem visto pelos empregadores.

Profissionais que saem de sua zona de conforto e buscam agregar maior conhecimento profissional para driblar seus desafios sempre serão bem vistos no Mercado de Trabalho.

E isso é analisado por recrutadores desde as entrevistas iniciais, ao ver que o candidato continua seus estudos, participa de eventos e têm o hábito de se atualizar sobre sua área profissional por conta própria.

4 Dicas para uma carreira de sucesso

Certo, agora você já sabe o que é preciso para se tornar irresistível para os empregadores, mas como colocar isso em prática.

Veja 4 dicas importantes:

  • Invista na sua formação: Faça cursos de aperfeiçoamento e extensão, pós-graduação e outros cursos relacionados à tecnologia e mercado de trabalho;
  • Invista no seu autoaperfeiçoamento: Faça cursos de oratória, comunicação oral, marketing pessoal e inteligência emocional;
  • Se atualize e fique de olho nas tendências: Acompanhe os rumos que sua área profissional toma, tanto no Brasil como no mundo;
  • Tenha experiências profissionais: E isso não somente em vagas de emprego, comece desde a faculdade. Aproveite os estágios, faça intercâmbios, participe de eventos e leve seus projetos acadêmicos a sério. Acumule vivências válidas em sua área;
  • Faça networking: Mantenha seu círculo de amigos da faculdade por perto, tanto alunos como professores. Participe de eventos, seminários e feiras na sua área para cultivar novas amizades. Para crescer no mercado trabalho de hoje, é de suma importância estar conectado e ter uma rede de contatos.