Quais as técnicas e os benefícios da massoterapia

Quais as técnicas e os benefícios da massoterapia

A massagem é uma técnica muito comum para que está em busca do relaxamento, entretanto, poucas pessoas sabem que esse também é um dos benefícios da massoterapia.

Embora a escolha entre as duas técnicas possa ser mais difícil do que escolher entre as cores de aparelho, devemos levar em conta os seus objetivos e resultados em contraste.    

Hoje em dia, por meio da agitação do dia-a-dia, muitas pessoas andam constantemente estressadas; é em combate a essa tensão que técnicas de relaxamento atuam.

Incômodos, dores corporais e até mesmo estado de insônia são alguns dos frutos dessa tensão cotidiana, sendo necessário recorrer para alguma forma de tratamento.

A massoterapia, mesmo sendo menos popular que a massagem comum, atua contra esses aspectos de maneira eficaz e por isso é tão indicada.

No que lhe diz respeito, a massoterapia se trata do conjunto de técnicas de massagem, e é por seus adicionais que se torna uma das principais escolhas.

Para que serve a massoterapia?

Como sendo um conjunto de massagens que são capazes de trazer uma série de benefícios ao corpo, a massoterapia possui várias atuações, que vão além do alívio das dores advindas do estresse.

A massoterapia atua diretamente na promoção de bem-estar para o cliente, juntando a saúde e a qualidade de vida aos seus tipos de procedimentos e tratamentos por meio da massagem, que se relacionam a fins terapêuticos e estéticos.

Entre as atuações da massoterapia podemos citar: o combate ao estresse, a dores e tensões corporais; liberação de toxinas nos vasos sanguíneos; relaxamento dos músculos; maior flexibilidade e bem-estar; melhora da circulação sanguínea e combate a gordura localizada e celulite.

As vantagens de recorrer a massoterapia podem ultrapassar o fator do bem-estar e ir até a complementação de um tratamento médico.

Essa técnica otimiza o funcionamento do sistema imunológico e atua na redução de sintomas de estresse, ansiedade, amenização de dores e até mesmo no auxilia no tratamento de alguns níveis de depressão.

Entrando na sua abordagem estética, a massoterapia é bastante procurada por oferecer a diminuição da percepção da celulite e por reduzir a quantidade de gordura localizada.

Esse resultado se deve aos movimentos utilizados que ajudam na estimulação da circulação linfática e sanguínea, além de aumentarem o metabolismo da região e assim a abolição de toxinas.

As indicações da Massoterapia

A massagem geralmente é indicada para qualquer público, sem restrições; entretanto, certos grupos de contraindicações existem e se diferem ao tipo de massagem abordado.

Pessoas com hipertensão podem realizar a massagem, mas apenas com as medidas e cuidados necessários, e mulheres grávidas podem realizar a drenagem linfática, menos na região do abdômen.

Para saber as contraindicações é necessário entrar em contato com um profissional previamente, buscando saber se é necessário tomar alguma precaução durante a sessão.

A massoterapia e suas técnicas

A abordagem periódica da massoterapia cabe a análise do massoterapeuta, uma vez que ele irá avaliar a situação do paciente e identificar as necessidades a serem sanadas.

Em contraste com a massagem tradicional, no procedimento da massoterapia são utilizadas diversas técnicas, essas selecionadas pelo profissional por meio da avaliação do caso.

Os tipos de massagens mais comuns são a terapêutica, a relaxante, a drenagem linfática e estética, sendo o protocolo feito pelo massoterapeuta em consenso com o paciente e tendo em vista os seus objetivos e resultados almejados.

A massagem terapêutica visa acabar com as atrofias e anomalias, a relaxante leva em conta o relaxamento físico e mental.

A massagem estética, por sua vez, almeja o emagrecimento e diminuição de medidas corporais e já a drenagem linfática, atua na ativação da circulação do sangue e na eliminação do inchaço do corpo.

Contraindicações

A prática da massoterapia não é recomendada na incidência de escoriações e lesões na pele, como também na ocorrência de tumores.

A atuação da massoterapia nessa situação se limita a um complemento de certo tratamento médico, apressando os resultados. Desse modo, o tratamento só deve ser realizado com o consentimento de um médico.

Logo, as vantagens são numerosas e a adesão dessa técnica pode ajudar consideravelmente a manter um estado de tranquilidade em meio a agenda lotada.

Busque sempre por um profissional capacitado e por acompanhamento médico e psicológico para um resultado ainda mais potente.