Entenda a relação entre ansiedade e saúde bucal

Entenda a relação entre ansiedade e saúde bucal

Ansiedade e saúde bucal são dois tópicos que possuem mais relação do que imaginamos.

Muito se fala sobre o mal do século, a ansiedade. Contudo, esse problema não acontece por acaso.     

A cada dia que passa, a rotina das pessoas está mais acelerada, enfrentando constantemente processos de mudanças e cobranças na vida profissional e pessoal.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 9,3% dos brasileiros foram diagnosticados com algum tipo de transtorno de ansiedade.

Esse dado fica ainda mais preocupante quando pensamos que este transtorno não afeta apenas a saúde mental, mas todo o organismo, como a saúde bucal.

Isso porque diversas doenças dentárias são causadas devido picos de ansiedade. Continue lendo e saiba um pouco mais sobre esta relação! 

Quais são os principais sinais de ansiedade?

Identificar os sintomas e saber diferenciar o que é apenas uma situação estressante do que realmente é um transtorno de ansiedade pode parecer uma tarefa difícil. Por isso um profissional deve ser consultado.

Na prática, a ansiedade é um transtorno muito mais relacionado com o estilo de vida que uma pessoa leva e o modo em que ela reage à diversas situações do seu cotidiano.

Um indivíduo ansioso não vive completamente o presente. Há uma busca incessante – e muita das vezes inconsciente – sobre estar com a mente no futuro, vivendo em função do que irá acontecer, ou nas consequências.

Dessa forma, muitas pessoas acabam não conseguindo aproveitar outros aspectos de sua vida por estarem presos no mundo infinito de possibilidades daquilo que pode vir a acontecer.

Não estar no futuro para ter a certeza do que irá acontecer, pode acabar sendo uma situação desesperadora.

Alguns sintomas de ansiedade são:

  • Falta de ar e tremura nas mãos;
  • Insônia constante;
  • Dores no peito;
  • Compulsões alimentares.

Mas afinal qual a relação da ansiedade com a saúde bucal?

A ansiedade, além de gerar alguns sintomas negativos em nosso organismo, também pode provocar inúmeros problemas bucais.

Uma das principais doenças relacionadas à ansiedade é o bruxismo.

Conhecido como o ato de ranger os dentes e fazer pressão contra a mandíbula, o bruxismo é um dos hábitos mais comuns entre pessoas ansiosas.

Em muitos casos, a pessoa acaba fazendo isso de forma inconsciente e até no período noturno. Esse problema pode resultar em desgaste dental, dores constantes e até mesmo, no desenvolvimento de enxaqueca.

Alguns pacientes, em consultas de seu convenio dentario ou em dentistas particulares, acabam descobrindo este distúrbio e, ao contar sobre o seu dia a dia, é possível detectar a possibilidade da presença da ansiedade.

A fim de amenizar os danos causados pelo bruxismo, existe um item que funciona como uma espécie de placa, um molde que diminui a fricção dos dentes.

Assim, ao ser inserida dentro da boca, o corpo não consegue exercer o movimento de pressão.

Outro fator potencial é a propagação de germes e bactérias com maior facilidade devido à baixa imunidade.

Isso porque problemas emocionais tendem a deixar o nosso corpo mais sensível e suscetível à algumas doenças bucais, como a cárie e a gengivite.

A fim de tornar o tratamento mais acessível, muitas pessoas recorrem aos convenios odontologicos.

Isso porque ao invés de pagar por cada procedimento separadamente, é possível arcar com apenas uma taxa mensal e usufruir de uma ampla rede credenciada e ter um acompanhamento mais próximo.

Tendo em vista essa relação, o melhor a se fazer é unir o tratamento e começar a trabalhar tanto em questões psicológicas e terapêuticas, quanto na amenização dos problemas bucais.

Portanto, o ideal é utilizar o seu convenio dental, caso tenha, para identificar a situação atual de sua saúde bucal e levar essas informações para um profissional que consiga te ajudar nas questões emocionais, tendo um atendimento multidisciplinar.

Quais os cuidados a se tomar?

É importante estar sempre atento aos sinais corporais e, principalmente, buscar ajuda profissional para que a ansiedade não tome conta de sua vida.

Sabemos que este distúrbio pode acompanhar as pessoas por um longo tempo, mas é possível encontrar métodos que amenizem os seus sintomas.

Como abordamos anteriormente, o convenio odontologico pode ser uma ótima maneira de resolver os problemas causados pelas crises de ansiedade. Porém, é preciso agir diretamente na raiz do problema para solucioná-los.

Profissionais da saúde apontam que uma rotina com exercícios físicos, uma boa alimentação e com consultas frequentes com terapeutas e psicólogos é uma excelente maneira de lidar com a ansiedade.

Aprenda a respeitar o seu limite. Comece a separar suas prioridades e tente ter os seus momentos de respiro.

Ter um momento separado para os seus hobbies e atividades de lazer pode fazer com que a pressão do dia a dia possa ser diminuída.

Invista em sua saúde mental e comece a usufruir dos benefícios, afinal, todo o seu corpo poderá notar as vantagens!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.