O tradicional bairro da Mooca

O tradicional bairro da Mooca

Foi no século XVI que um grupo composto por jesuítas fundou o povoado de Arraial do Nicolau, nome pelo qual o distrito era conhecido na época.

Em virtude de suas mudanças e por ser a entrada para muitos imigrantes, o local ganhou destaque no desenvolvimento industrial, importantíssimo para o crescimento da capital paulista.     

Berço dos imigrantes, em especial italianos, o Bairro da Mooca é considerado um dos mais queridos de São Paulo e, para muitos, o que melhor representa a maior cidade do país.

Quem busca casas para alugar na Mooca, saiba que o bairro dispõe de fácil acesso, excelente gastronomia, comércio diversificado, serviços de educação e saúde, além de outros pontos positivos, os quais você vai ler agora. 

Acesso ao bairro da Mooca

Como o acesso tornou-se item determinante para os dias atuais, começamos as informações dizendo que na Mocca há estações da linha de trem 10-Turquesa, linha de metrô 3-Vermelha, além das muitas linhas de ônibus que ligam o bairro aos demais pontos da cidade.

Localizado na Zona Leste de São Paulo, o bairro fica há apenas 5 km da Praça da Sé, Marco Zero da cidade de São Paulo. Para quem trabalha na Zona Sul, o acesso pode ser feito pela Avenida Radial ou Rua da Mocca. 

Segurança

A Mooca é um dos bairros mais seguros para se morar em São Paulo. O local é presença constante entre os melhores índices contra a violência na capital.

Para se ter uma ideia, há grupos em um aplicativo de mensagens entre os moradores (é preciso comprovar que mora no bairro para participar) a fim de que eles se comuniquem em situações suspeitas.

Portanto, quem mora em um apartamento na Mooca ou está com planos de se mudar para uma casa no bairro, tem esse importante componente a favor.

 Educação

A educação é mais um ponto positivo da Mooca. No bairro estão escolas públicas tradicionais, como a Oswaldo Cruz, Pandiá Calógeras e MMDC.

Já na rede privada, encontramos os colégios Externato São Rafael, Passo Seguro, Santa Catarina e o São Judas Tadeu.

No ensino superior, o bairro tem a Anhembi Morumbi, Universidade São Judas Tadeu e a Uniesp.

Saúde

A saúde é um dos pontos mais importantes para uma família. A Mooca conta com hospitais bastante conhecidos, por exemplo, Villa-Lobos, Hospital e Maternidade São Cristóvão, CEMA, Sauvalus e Sancta Maggiore.

Além destas unidades, encontra-se o Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouveia, que é um centro hospitalar público. Ainda, unidades básicas, centro de apoio psicossocial infantil e ambulatório. 

Cultura e lazer

Opções de lazer para todas as faixas etárias, também encontramos na Mooca. No quesito natureza, o Parque Sabesp Mooca oferece 20 mil m² de área verde. Em meio a grama e árvores, vimos playground e equipamentos de ginástica.

O bairro também conserva a sua história no Museu da Imigração. Com verdadeiras relíquias do processo de industrialização da capital e um belíssimo acervo digital com documentos e jornais, o local proporciona ainda um passeio de Maria Fumaça.

O Teatro Municipal Arthur Azevedo e a Biblioteca Affonso Taunay também são boas opções de cultura e conhecimento na Mooca. 

Comércio e Serviços

A Mooca é muito bem servida! Shopping, lojas de rua, supermercados, padarias, farmácias, cinema, entre outras alternativas, são facilmente encontrados pelo bairro. Além disso, agências bancárias de grandes bancos também estão presentes. 

Gastronomia

Os imigrantes italianos deixaram como herança sua deliciosa culinária. Na Mooca, as cantinas italianas, os bares e restaurantes costumam agradar os mais exigentes paladares.

Entre os famosos pratos, o espaguete com camarões e o vitelo à romana e, claro, as pizzas, são algumas das deliciosas escolhas.

A Mooca é um bairro completo! Uma casa à venda na Mooca pode representar uma oportunidade para muita gente que procura um novo lugar para morar, ou mesmo investir.

Gostou em saber mais sobre a Mocca? Aproveite e compartilhe o artigo com quem você acha que deveria conhecer melhor o bairro. Veja também sobre Casa a venda Alphaville SP, e não deixe de compartilhar o texto com seus amigos.