Conheça os procedimentos odontológicos que estão cada vez mais em alta

Cuidar dos dentes é essencial para que a saúde bucal esteja sempre em dia, mesmo diante do estresse no trabalho, escola, faculdade ou qualquer outro ambiente que frequentamos. Nesse sentido, alguns procedimentos também se destacam.

Procedimentos odontológicos

O sorriso é uma parte extremamente importante da autoestima e é justamente por isso que os procedimentos odontológicos vem ganhando cada vez mais força e inovações.

Neste artigo separamos 5 procedimentos odontológicos que estão cada dia mais em alta, seja para contribuir com a autoestima e o bem-estar ou por questões de saúde.

1- Aparelho ortodôntico invisível


Ter dentes alinhados é visto como um aspecto muito desejado para ter um sorriso bonito, por isso que esses procedimentos ortodônticos ainda continuam sendo realizados e procurados em todas as clínicas.

No entanto, um dos principais empecilhos para que o procedimento seja realizado é que algumas pessoas não se sentem confortáveis com o modelo tradicional, com braquetes e alinhadores aparentes.

Pensando nisso, surgiu uma grande inovação para aqueles que procuram tratamento mais delicado e tão eficiente quanto: o aparelho invisível.

O aparelho invisível funciona de uma forma diferente, pois é uma moldeira feita de uma película fina resistente e removível.

Indicado para pessoas que trabalham com imagem ou procuram um procedimento mais sutil, principalmente para aqueles que possuem contato direto com o público.

Por ser removível, o aparelho tem uma limpeza muito mais fácil do que o aparelho ortodôntico tradicional, evitando situações em que alimentos fiquem presos entre o aparelho e os dentes, bem como evita problemas de inflamações na gengiva.

Já a manutenção pode acontecer em diferentes formatos, dependendo do caso e da complexidade. Independentemente do prazo para a manutenção, geralmente ela consiste na troca dos alinhadores para avanço do quadro.

Contudo, assim como o tratamento ortodôntico tradicional, esse procedimento precisa do acompanhamento e avaliação odontológica no decorrer do procedimento.

2- Implante dentário


Atualmente, ao surgir cáries, tártaro ou gengivite, a odontologia já consegue tratar desses problemas e fazer o possível para que os dentes não tenham necessidade de ser arrancados.

Em casos mais graves, ou em que era preciso retirar muitos dentes, antes era necessário recorrer ao uso de dentaduras para reestruturar a arcada dentária e preservar o aspecto estético.

Apesar da dentadura ter feito parte da vida de muitos brasileiros, não é um dos procedimentos mais confortáveis possíveis, pois com o uso dela a mordida do paciente pode ser afetada a longo prazo, não sendo tão firme e segura.

Pensando em solucionar esse problema que o ramo odontológico desenvolve cada vez mais procedimentos como o implante dentário.

Para que esse tratamento seja feito, é preciso consultar o profissional, para avaliar a necessidade e se é possível realizá-lo, como a verificação da resistência muscular e da mandíbula - tornando o implante mais natural e seguro.

3- Lente de contato


Um dos procedimentos odontológicos mais populares atualmente são as lentes de contato dental.

De modo geral, elas são procuradas para corrigir falhas e imperfeições que se desenvolveram nos dentes durante o tempo.

Isso porque, com a aplicação dessas lentes, é possível realizar o aumento do comprimento e largura dos dentes, feito com aplicação de lâminas ultrafinas de porcelana desenvolvidas por cirurgiões dentistas.

Além disso, esse procedimento permite que os dentes fiquem alinhados e pareçam mais claros e brilhosos, passando a tão desejada imagem de dentes limpos e brilhantes.

Na prática, o tratamento tem ganhado muito espaço no ramo odontológico pelo grande número de artistas e celebridades que o estão realizando

Em todos os casos, o procedimento é simples e apresenta uma excelente durabilidade quando feita com atenção e recebe um bom acompanhamento odontológico. Geralmente a duração da lente é de 10 à 15 anos.

É importante ressaltar que esse procedimento tem fins estéticos, não solucionando problemas funcionais, como uma mastigação torta ou dentes cariados.

Justamente por isso é realizada uma avaliação antes da aplicação do procedimento, verificando a necessidade de realizar um tratamento de canal para conquistar dentes saudáveis antes de aplicar as facetas ultrafinas ou levantar o histórico do paciente.

4- Clareamento dental


No decorrer da vida é comum que alimentos que possuam uma grande quantidade de conservantes e corantes sejam consumidos em algum momento.

Um exemplo é o café, uma bebida muito conhecida e consumida diariamente por grande parte dos brasileiros, mas que possui uma grande quantidade de corantes que podem danificar a cor e estrutura dos dentes.

Isso porque o café possui um PH mais ácido que o da boca. Assim, com o consumo excessivo, ele pode tornar os dentes mais porosos e amarelados, prejudicando a estrutura.

Nesse sentido, não só pelo café como pelo efeito do tempo, é comum que o amarelamento ocorra.

Para solucionar esse problema, o procedimento de clareamento dental foi desenvolvido, de modo a trazer a cor clara dos dentes para aqueles que sofreram alteração.

Assim, com o procedimento de clareamento, o constrangimento ao sorrir por ter a coloração amarelada nos dentes pode ser anulada completamente.

É possível realizar o clareamento no consultório ou com uma moldeira em sua própria casa, contudo ambos precisam de acompanhamento de um profissional responsável e qualificado para realizar a avaliação e análise do procedimento.

5- Facetas de porcelana


O procedimento é muito parecido com aplicação de uma lente de contato, contudo são pequenas facetas de porcelana fixadas ao dente que corrigem imperfeições, inclusive o espaço entre elas.

Diferentemente das lentes de contato, é necessário que os dentes sejam desgastados para que o procedimento seja aplicado.

Por serem facetas mais grossas, é indicada para pacientes que precisam de muitas restaurações ou têm dentes com amarelamento mais intenso.

É um procedimento muito delicado e necessita de uma consulta no dentista especializado para verificar se a estrutura do dente necessita do procedimento e, principalmente, se irá suportar a técnica adicionada.

O ramo odontológico tem tido grandes revoluções, justamente por isso é certo afirmar que quanto mais tempo passa, mais os consultores odontológicos são essenciais para nossa saúde física e bem-estar.

Por isso, mesmo que você não tenha interesse ou necessidade de realizar um procedimento estético ou que esteja em destaque, é crucial que o cirurgião dentista seja visitado no mínimo duas vezes ao ano para manter a saúde bucal em dia.

Dessa maneira, você terá dentes saudáveis por toda vida e irá se tornar uma pessoa mais confiante.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.
Postagem Anterior Próxima Postagem