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E – Commerce 4 estratégias para o sucesso do seu negócio

Muitos empreendedores que são donos de e-commerces, sonham em encontrar as melhores estratégias para o sucesso do seu negócio.    

Isso porque empresas que trabalham com vendas precisam de clientes constantes.

Este é justamente um dos principais desafios. Conseguir ter uma loja ativa capaz de captar novos consumidores diariamente e fidelizar os clientes ativos é uma tarefa que pode tirar o sono de diversas empresas.

Afinal, uma empresa que não consegue vender e nem gerar lucro, não consegue se sustentar por muito tempo.

Pensando nisso, neste artigo vamos te ensinar 4 potenciais estratégias capazes de garantir o sucesso de sua loja virtual. Confira!

1- Utilize técnicas de SEO

Sabemos que toda empresa que tem como prioridade o meio digital, sonha em ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Isso porque os primeiros resultados de uma pesquisa tendem a ser os mais acessados.

Por exemplo, imagine um e-commerce que realiza a venda de equipamentos médicos como os fios existentes em um aparelho ortodontico transparente e utiliza técnicas em SEO.

No momento em que o dono de uma clínica odontológica pesquisar sobre esse ou outros materiais, é muito provável que um dos primeiros resultados seja o dessa loja virtual.

Mas, afinal, o que é SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para mecanismos de busca.

Essa estratégia tem como maior objetivo o bom ranqueamento por meio de boas práticas dentro de um site ou plataforma online.

Dentro dessa estratégia existem diversas técnicas, como hierarquização de informações com o uso de H1, a fluidez e estruturação de informações úteis, além da utilização de palavras-chaves e muito mais.

Se bem estruturado, o SEO pode fazer com que o seu negócio aumente exponencialmente os lucros e resultados.

2- Invista no remarketing

Suponhamos que você tenha pesquisado sobre prótese sobre implante dentario na internet, chegando a acessar alguns sites que abordaram o tema ou colocando algum item deste procedimento no carrinho.

Com isso, é muito provável que nas próximas horas a maior parte dos anúncios que surgirão serão sobre o assunto em questão.

Essa estratégia se chama remarketing, ou seja, uma técnica utilizada para atingir um usuário mais de uma vez.

Dessa forma, é possível aumentar as chances de conversão e também fazer com que a sua marca fique fixada na mente daquele potencial cliente.

Atualmente, existem diversas maneiras de praticar o remarketing. Facebook, Instagram e até mesmo outros blogs podem servir como um local para praticar esta estratégia.

O e-mail também é um local de grande efetividade para essa estratégia, principalmente quando o usuário abandonou algum item no carrinho, convidando-o a efetivar a compra.

3- Pratique o Inbound Marketing

Falando em captação de clientes, existem diversas maneiras de atrair o público em potencial, principalmente por meio do Inbound Marketing.

Esse método consiste em gerar interesse de novos clientes a partir de ações que envolvem um marketing mais sutil e natural.

Sabemos que existem diversas empresas que apostam em pop-ups, porém, por diversas vezes, o usuário ao invés de ser atraído, acaba rejeitando a marca.

Por isso que o Inbound Marketing procura criar diversas estratégias para que com uma boa criação de conteúdo, o seu e-commerce atinja um outro patamar.

É justamente por isso que essa estratégia é mais bem vista.

Afinal, ao invés de criar um banner para o anúncio de placas para clareamento dental com moldeira, essa estratégia sugere que seja criado um artigo em formato que aborde a temática, conquistando a confiança.

Dessa forma, você não estará apenas sugerindo a compra de um produto, você estará oferecendo uma informação com valor agregado.

4- Invista em um blog

Além de investir na estratégia que abordamos anteriormente, é fundamental que o seu site tenha um blog.

Dessa maneira, suas chances de captar mais clientes serão ainda maiores.

Um blog é capaz de fazer com que os seus consumidores criem um vínculo com a marca e, dessa forma, sempre que o seu potencial cliente precisar de algo do seu segmento, se lembrará da sua loja.

Para isso, invista em temas e abordagens que façam sentido para o seu produto e para o que o seu público-alvo tem como objetivo.

Pesquisar sobre quais os assuntos mais abordados pelo seu cliente pode fazer com que o seu desempenho seja ainda melhor.

Voltando ao exemplo da loja virtual de equipamentos para saúde, imagine que ao pesquisar sobre os temas que mais atraem o seu público-alvo você encontre pesquisas como “materiais para lente nos dentes”.

O ideal seria utilizar essa informação e criar artigos que abordem essa temática, principalmente com o direcionamento voltado para os odontologistas.

Afinal, um paciente não irá comprar os materiais, mas o profissional que realiza o procedimento sim.

Utilizar um blog pode humanizar mais o seu site e, com isso, aumentar a sua relevância. Afinal, os usuários hoje não querem apenas preços baixos, eles desejam conhecer marcas que se preocupem em solucionar o seu problema como um todo.

Enfim, essas são as 4 principais estratégias capazes de fazer com que o seu negócio tenha um aumento significativo em seus resultados.

Vale ressaltar que, não existe uma fórmula mágica que garante 100% de eficácia, é preciso se aventurar e fazer testes até que você consiga atingir sua meta.

Contudo, as dicas apresentadas certamente te darão um bom norte e, pouco a pouco, os avanços serão nítidos.   

Se tiver condições, o recomendado é que delegue estas funções, é recomendado que procure uma agência de marketing, de preferência especialista no seu nicho, por exemplo, se é médico, procure uma agência de marketing digital para médicos, se é dentista, uma agência para dentistas e provavelmente os resultados serão melhores.

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto