As câmeras de celulares já são tão boas quanto as câmeras profissionais

As câmeras de celulares já são tão boas quanto as câmeras profissionais?

Se você quer chegou até esse artigo, você provavelmente quer saber se as câmeras de celulares já são tão boas quanto as câmeras profissionais.

Afinal, nos últimos tempos a tecnologia se aperfeiçoou de tal forma que é possível tirar fotos e gravar vídeos com uma qualidade muito alta com o apoio dos smartphones.

Aparelhos como o iPhone, Galaxy e os recém-chegados Xiaomi são alguns dos exemplos de câmeras com lentes potentes.    

Além disso, eles também oferecem a possibilidade de configurar o equipamento manualmente, deixando a qualidade semelhante com as famosas câmeras profissionais.

Mas será que a qualidade pode ser substituída? É justamente isso que vamos investigar ao longo desse artigo.

Portabilidade e facilidade de uso

O primeiro aspecto que vamos levar em conta é a portabilidade e a usabilidade dos aparelhos. Se você busca algo que consiga carregar com facilidade e cujas configurações sejam fáceis, então o smartphone se torna a opção ideal.

Afinal, eles podem ser levados até mesmo nos bolsos e não ocupam muito espaço.

Logo, eles são perfeitos para tirar fotos rápidas, já que você só precisa tirá-lo do bolso. Ao mesmo tempo, suas configurações costumam ser bastante intuitivas.

Compartilhamento nas redes sociais

Outro aspecto importante a ser analisado é o compartilhamento rápido nas redes sociais. Aqui, também precisamos dar o ponto para os smartphones.

Por serem aparelhos com muitas funções, se quiser subir uma foto no Instagram, tudo o que você precisa fazer é tirar a foto. Em poucos segundos, ela já estará disponível para todos os seus amigos.

Uma vantagem das câmeras é que a maioria dos modelos atuais já conta com o Wi-Fi embutido. Logo, você conseguiria transferir as imagens da câmera para o celular em poucos segundos, embora isso seja um passo a mais no processo.

Autonomia e versatilidade

Porém, no quesito autonomia, não há como negar que as câmeras profissionais ganham de lavada. Isso porque o equipamento permite que o fotógrafo troque as lentes e adapte a imagem para qualquer tipo de ambiente sem afetar a qualidade.

Com os smartphones, essas opções costumam ser bastante restritas. No caso do iPhone, até é possível investir em diferentes lentes, mas não há como negar que a versatilidade não é a mesma.

Qualidade da imagem

  A qualidade da imagem é um dos pontos mais importantes para descobrir se as câmeras dos celulares já são tão boas quanto as câmeras profissionais.

E, aqui, não temos como fugir da resposta: para fotos de alta qualidade, invista em uma câmera DSLR.

Esse tipo de equipamento produz imagens no formato RAW. Ou seja, elas guardam todos os detalhes da imagem e não passam por nenhum tipo de processo de compressão. Logo, a qualidade é muito melhor que uma JPEG.

Claro que a edição rápida que os smartphones fazem na imagem JPEG poupam parte do trabalho de pós-produção. Porém, você não terá tantos detalhes, cores e texturas quanto no formato RAW.

Custo x Benefício

O custo x benefício é algo muito falado quando debatemos a qualidade entre as câmeras de celulares e as câmeras profissionais. Porém, esse aspecto depende de você e das suas necessidades.

Se você é apaixonado por fotografia e quer tirar fotos para guardar ocasiões especiais ou para alimentar suas redes sociais, os smartphones farão um ótimo trabalho.

Você ainda terá fotos com uma ótima qualidade e poderá encontrar celulares com preços que cabem no seu bolso.

Agora, se o seu objetivo é trabalhar como fotógrafo profissional, então não tem muito como fugir do investimento maior.

Além da câmera profissional, você provavelmente precisará comprar também os flashes, diferentes lentes, tripés e outros acessórios que ajudam a deixar suas fotos ainda melhores.

Nesse caso, vale lembrar que uma das melhores formas de encontrar o equipamento ideal é fazendo um curso de fotografia.

Além de entender mais sobre as câmeras e as técnicas essenciais de acordo com o ambiente, você também vai estudar grandes fotógrafos, dicas sobre o mercado de trabalho e muito mais.

Portanto, caso queira investir nessa profissão, não se preocupe apenas com o equipamento. Lembre-se também de escolher um bom curso que vai fornecer tudo o que você precisa para se tornar um bom fotógrafo.

Com tudo isso dito, podemos concluir que as câmeras de celulares são muito boas, mas ainda não substituem as profissionais.

Então, escolher o melhor equipamento depende apenas de você. Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo.

Leia mais: Bateria de celular: 8 dicas para aumentar a vida útil