Bateria de celular

Bateria de celular, 8 dicas para aumentar a vida útil

Ficar sem bateria no celular no meio do dia pode ser frustrante e ninguém merece ficar refém de tomadas. Enquanto não inventam uma outra alternativa, tipo uma opção eterna, existem maneiras de aumentar a vida útil da bateria de celular.     

Desde que as baterias passaram a ser feitas de íon de lítio, o carregamento ficou mais rápido e o armazenamento da energia aumentou, ainda assim não resolveu totalmente a questão da duração do dispositivo.

É necessário entender que assim como os seres humanos as baterias também envelhecem com o tempo e o uso. Para preservar o bom funcionamento do aparelho, o usuário deve tomar alguns cuidados como, por exemplo, usar apenas carregadores originais do produto.

Cada aparelho possui necessidades únicas em termos de velocidade de carregamento, profundidade de descarga, carga e exposição a temperaturas adversas.

Uma boa sugestão é ler sempre o manual do aparelho para entender a melhor forma de manuseá-lo e seguir as orientações dos vendedores da loja.

Se mesmo assim, a bateria estiver durando menos do que deveria, confira abaixo como aumentar a vida útil da bateria de celular.

8 dicas para aumentar a vida útil da bateria de celular

1. Evite o superaquecimento do smartphone

Um dos motivos que mais prejudica o funcionamento da bateria de celular é o aquecimento excessivo do aparelho. A bateria de lítio é bem sensível a temperaturas extremas, evite deixá-lo exposto ao sol ou em ambiente muito quente.

Na hora de carregar o telefone tire a capinha protetora para evitar que o calor fique retido e superaqueça o dispositivo. Se o seu smartphone der sinal de temperatura elevada, suspenda o uso até que resfrie naturalmente.

O calor excessivo modifica o sistema interno da bateria e pode causar o rompimento e, em casos extremos, a explosão do celular.

2. Evite a carga e a descarga total do aparelho

Deixar o aparelho descarregar ou carregar por completo diminui a vida útil da bateria. Sim, quanto mais baixa ou alta a energia do celular, mais íons são necessários para que ele continue funcionando.

Esse alto stress desestabiliza o funcionamento da bateria deixando-a viciada. Segundo os fabricantes de celular, o número de cargas de cada aparelho é pré-definida.

É uma pena que esse tipo de informação não esteja nos manuais dos smartphones.

3. Faça pequenas recargas durante o dia

Nada de deixar o aparelho carregando a noite toda para usar no dia seguinte, o ideal é fazer pequenas recargas durante o dia.

As baterias de lítio, como explicado no item 2, não suportam extremos e cargas curtas diminuem esse stress no equipamento.

Uma dica legal é tentar manter o nível de bateria entre 40% e 80%, onde há menos deslocamento de íons e menos esforço do aparelho em se manter funcionando.

4. Use o carregador original do produto

A máxima “o barato que sai caro” cabe bem neste item. Evite usar carregadores não originais, eles não possuem o sistema de segurança que os oficiais disponibilizam, como o interrompimento de energia ao atingir o nível máximo de carga quando o aparelho está na tomada, evitando assim o superaquecimento do celular.

O equipamento original passa por diversos testes antes de ser comercializado, a versão pirata do produto nem sempre passa por essas exigências.

Além do que cada tipo de smartphone tem o número exato de voltagens estabelecido no carregador original.

5. Instale aplicativos que realmente for usar

Alguns aplicativos esgotam a bateria do celular mais rápido do que o esperado, principalmente se rodam em segundo plano e se fazem uso da rede wi-fi, do celular ou do GPS.

Uma alternativa é fechar o aplicativo logo após o uso. Outra dica é desabilitar a geolocalização do aparelho diretamente no aplicativo, quando assim for possível. Caso não use um aplicativo com tanta frequência, desinstale. 

6. Otimize a bateria de celular com apps específicos

Existem aplicativos que analisam o consumo de energia do celular disponíveis para IOS e para Android. Pode ser útil para usuários que estão enfrentando problemas, como descarga rápida ou desligamentos inesperados.

Este tipo de app informa quais dispositivos estão drenando mais carga da bateria e traz estatísticas detalhadas sobre a autonomia. 

7. Diminua a luminosidade da tela do celular

O brilho da tela influencia diretamente na descarga da bateria, quanto mais forte a luz, mais energia é necessária para mantê-la acesa.

O modo noturno é uma ótima alternativa nesse caso, além de fazer menos mal para os olhos. O Google e a Apple passaram a disponibilizar o modo escuro em quase todos os aplicativos.

Um teste feito pelo site Phone Buff mostrou que o app em modo escuro economiza mais bateria do que com o fundo branco.

8. Desligue o Bluetooth

O Bluetooth é considerado um dos dispositivos que mais gastam a bateria de celular. Na maioria dos aparelhos, ele liga automaticamente, principalmente quando o smartphone é ligado.

Mantenha-o desligado e só ative quando for realmente usar.

Você tem outra dica para aumentar a bateria de celular? Divida sua experiência conosco nos comentários!