Justificativa para a elaboração de um planejamento de longo prazo

Justificativa para a elaboração de um planejamento de longo prazo

Há pelo menos três boas razões para as grandes cidades realizarem atividades relacionadas ao planejamento estratégico de longo prazo.

Uma melhor integração e articulação dos planos setoriais

Em primeiro lugar, o planejamento estratégico contribuiu para uma melhor integração e articulação dos planos setoriais com as decisões estratégicas recorrentes em cada gestão, estabelecendo prioridades e, assim, assegurando o uso mais coerente e eficaz dos recursos públicos.  

Veja também: Planner semanal para imprimir

A construção de comprometimento dos governos presente e futuros

Em segundo lugar, o planejamento estratégico contribui para a construção de comprometimento dos governos presente e futuros, da sociedade civil, do setor privado e da população em geral com a Visão de Futuro desejada para São Paulo.

Nesse sentido, o Plano é um instrumento de construção de consensos e desempenhando importante papel para a transformação de ciclos políticos em ciclos de desenvolvimento.

Instrumento eficaz para a Cidade lidar de forma adequada com desequilíbrios associados ao seu desenvolvimento pregresso

Por fim, o planejamento estratégico é instrumento eficaz para a Cidade lidar de forma adequada com desequilíbrios associados ao seu desenvolvimento pregresso, bem como para orientar seu desenvolvimento presente e futuro para padrão que seja socialmente justo e ambientalmente sustentável.