Há pelo menos três boas razões para as grandes cidades realizarem atividades relacionadas ao planejamento estratégico de longo prazo.
Uma melhor integração e articulação dos planos setoriais
Em primeiro lugar, o planejamento estratégico contribuiu para uma melhor integração e articulação dos planos setoriais com as decisões estratégicas recorrentes em cada gestão, estabelecendo prioridades e, assim, assegurando o uso mais coerente e eficaz dos recursos públicos.
Veja também: Planner semanal para imprimir
A construção de comprometimento dos governos presente e futuros
Em segundo lugar, o planejamento estratégico contribui para a construção de comprometimento dos governos presente e futuros, da sociedade civil, do setor privado e da população em geral com a Visão de Futuro desejada para São Paulo.
Nesse sentido, o Plano é um instrumento de construção de consensos e desempenhando importante papel para a transformação de ciclos políticos em ciclos de desenvolvimento.
Instrumento eficaz para a Cidade lidar de forma adequada com desequilíbrios associados ao seu desenvolvimento pregresso
Por fim, o planejamento estratégico é instrumento eficaz para a Cidade lidar de forma adequada com desequilíbrios associados ao seu desenvolvimento pregresso, bem como para orientar seu desenvolvimento presente e futuro para padrão que seja socialmente justo e ambientalmente sustentável.