dicas para potencializar as suas chances de contratação em uma empresa

7 dicas para potencializar as suas chances de contratação em uma empresa

Se você está na busca por uma vaga de emprego e não consegue obter respostas positivas, está na hora de mudar sua estratégia. Para ter boas chances de contratação, é interessante que você se organize.

Quando você entende a importância de elaborar uma boa candidatura, os sinais de aprovação na entrevista de emprego ficam mais perceptíveis. 

Independentemente da sua área profissional, quando se é estratégico em todas as etapas do processo seletivo, fica mais fácil receber retornos positivos dos recrutadores.

Pensando nisso, confira 7 dicas que podem te ajudar a maximizar suas chances de contratação para colocá-las em prática hoje mesmo!

1. Não pare no tempo 

Essa dica serve para qualquer profissional, independente da sua graduação ou nível de experiência. 

Ainda que você seja veterano na sua profissão, para aumentar suas chances de contratação é importante adquirir novos conhecimentos. 

Isto é, todo profissional deve se manter atualizado e por dentro das novas técnicas ou tendências utilizadas no seu trabalho. 

Para algumas vagas será muito importante que você domine um certo programa, ou tenha conhecimento em uma técnica para obter um bom resultado. Estar bem preparado pode ser o fator que te coloca em destaque entre os outros candidatos.

2. Tenha um objetivo em mente 

Essa talvez seja a dica mais importante para aumentar suas chances de contratação. Isto porque, sem um objetivo traçado torna-se mais difícil conseguir ser contratado por uma empresa. 

Quando se tem uma meta estabelecida, é possível direcionar a elaboração do seu currículo, carta de apresentação, portfólio e muito mais. Por exemplo, ainda que você tenha habilidades em mais de um campo de atuação, é interessante focar em uma área por vez. 

Outro ponto é estabelecer para quais e quantas empresas você deseja se candidatar. Pode ser interessante listar de 5 a 10 firmas, e reunir informações sobre seus objetivos ou seus requisitos. 

Revise e potencialize seu currículo

O currículo é um item chave para qualquer busca de emprego. Além disso, é um ótimo aliado para melhorar suas chances de contratação. 

Com a grande quantidade de currículos recebidos por ano, a maioria dos recrutadores têm em média 7 segundos ou menos para avaliar sua candidatura. Assim, é ainda mais importante que você prepare seu currículo com muita atenção. 

Nesse momento, a pesquisa prévia da empresa irá te ajudar bastante. O ideal é montar as informações do seu currículo com base nos objetivos, exigências e lema do empreendimento em questão.

Além disso, é muito importante que você esteja constantemente revisando e aprimorando seu currículo. 

Uma dica é inserir palavras-chaves que tenham a ver com a sua trajetória profissional e com a vaga que você está se candidatando. 

Utilize as redes sociais ao seu favor

Outro ponto muito importante para qualquer profissional em busca de vagas é ter um bom perfil nas redes sociais. 

Vale ressaltar que é importante criar um perfil para sua persona profissional. Ou seja, sempre separe o pessoal do trabalho para aumentar suas chances de contratação. 

É claro que o LinkedIn é o maior exemplo de rede social para trabalho. Entretanto, redes como o Instagram também ganharam destaque para divulgação do trabalho de um profissional e suas habilidades. 

Busque potencializar sua rede de contatos

Assim como investir em bom perfil nas redes sociais, também é importante sempre potencializar sua rede de contatos. Um networking bem feito pode te ajudar em momentos de procura de trabalho.

Nessa rede de contatos, não precisa ser somente de conhecidos que moram na sua cidade! Afinal, a possibilidade do trabalho remoto está cada vez maior. 

O LinkedIn é uma rede social que cumpre bem o papel de networking e potencializa suas chances de contratação. Mantenha seu perfil atualizado e crie uma rede de contatos com base na sua área de atuação. 

Também é interessante participar de eventos, palestras e oficinas que envolvam seu campo de trabalho e conhecer novas pessoas. 

Tenha um bom desempenho nas entrevistas de emprego

Outro ponto muito importante para suas chances de contratação está relacionado ao seu desempenho nas entrevistas de emprego. 

Para isso, é ideal que você treine bastante antes e tenha confiança. Ainda que ser avaliado por pessoas seja uma ação desconfortável, foque nas suas habilidades e como elas podem ser importantes para a empresa em questão. 

Vale a pena planejar possíveis perguntas e praticá-las em frente ao espelho. Se for preciso, faça a gravação e anote o que pode ser aprimorado. 

Mesmo sem respostas, continue sua candidatura

Se você quer aumentar suas chances de contratação, também é fundamental não estagnar enquanto espera por respostas. 

Ainda que possa ser desanimador em alguns momentos, esperar por uma resposta antes de enviar uma nova candidatura pode demorar muito. 

Dessa forma, por mais que sua primeira opção de empresa não tenha respondido, siga buscando por mais vagas. É certo de que você irá obter uma resposta cedo ou tarde. 

Com as estratégias certas, você tem mais chances de contratação

O mercado de trabalho pode ser bastante concorrido – mas não é impossível encontrar uma colocação!

Por isso, teste as formas de potencializar as suas chances de contratação que você já conhece e as dicas que apresentamos. 

Compare se você já tem feito essas práticas ou se pode aprimorar seu desempenho em uma ou mais dicas. 

Não perca as oportunidades que surgirem! Saiba que com dedicação e foco nos seus objetivos, você pode chegar muito mais longe.