Mad Skills

Mad Skills: entenda melhor sobre o assunto

Você já ouviu falar nas mad skills? Esta nova abordagem de avaliação de competências está sendo cada vez mais incluída nos processos seletivos para vagas de emprego.

As “aptidões surpreendentes” indicam que o indivíduo pode ter uma originalidade criativa maior, assim como uma boa capacidade de gerir conflitos. Afinal, os conhecimentos de outras áreas e práticas conferem ao profissional um olhar mais amplo e diversificado para os problemas do dia a dia.

Leia o texto até o final e entenda melhor o que são mad skills, como identificá-las e utilizá-las a seu favor.

O que são mad skills?

O conceito de “mad skills” refere-se às aptidões inesperadas que podem contribuir para o desempenho das atividades profissionais. Ainda que não estejam diretamente ligadas aos conhecimentos técnicos, são habilidades que garantem ao profissional maior criatividade e inovação no trabalho.

A valorização das mad skills vem no contexto corporativo da procura por soluções mais humanizadas e conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Cresce o entendimento de que profissionais que atuam paralelamente com atividades artísticas, musicais ou até mesmo lúdicas agregam maior potencial criativo às empresas.

Qual a diferença entre mad skills, hard skills e soft skills?

Nos processos seletivos para vagas de trabalho, são utilizadas algumas metodologias que organizam as características gerais dos candidatos. Diante da pluralidade de skills analisadas, é comum haver dúvidas entre os conceitos. Confira a diferença entre algumas abordagens:

  • Mad skills: habilidades surpreendentes e inusitadas, não necessariamente vinculadas à área profissional
  • Hard skills: conhecimentos técnicos ligados à área profissional específica, como treinamentos de softwares e capacitações acadêmicas
  • Soft skills: habilidades sócio-comportamentais que garantem maior adaptabilidade ao ambiente profissional, como comunicação empática, senso de liderança e resolução de conflitos.

Exemplos de mad skills

Está com dificuldade de identificar suas mad skills? Então confira agora alguns exemplos:

  • Praticar atividades esportivas
  • Tocar instrumentos musicais
  • Possuir habilidades com artesanato, pintura e escultura
  • Estudar outros idiomas
  • Resolver enigmas de lógica
  • Atuar com voluntariado
  • Estudar assuntos específicos, como a história de povos antigos
  • Dançar e atuar em apresentações.

A boa notícia é que não existe regra sobre quais mad skills importam e quais não. Encontre a atividade que você atua com mais espontaneidade e utilize-a a seu favor.

Vantagens das mad skills para a carreira

Além dos benefícios pessoais, como valorização da autoestima e alívio do estresse cotidiano, desenvolver suas mad skills garante inúmeras vantagens profissionais. Confira algumas:

  • Destaque profissional, garantindo o reconhecimento diferenciado
  • Flexibilidade criativa para gestão de crise e conflitos
  • Habilidades de improvisação “fora da caixa”
  • Desenvolvimento contínuo diante dos constantes desafios no trabalho
  • Oportunidades de liderança, principalmente para quem apresenta skills que facilitam a gestão de pessoas.

Empreenda a partir das suas mad skills

Conhecer e desenvolver suas mad skills é uma excelente estratégia até mesmo para quem não está em busca de um trabalho de carteira assinada. Afinal, quem pretende empreender também pode se beneficiar de suas próprias aptidões criativas.

Por exemplo, avalie a possibilidade de abrir sua empresa associada às áreas das mad skills:

  • Quem tem habilidades com esportes pode atuar com comércio de calçados, roupas e acessórios específicos
  • Quem tem conhecimentos musicais ou artísticos pode oferecer os serviços de monitoria e aulas particulares
  • Quem tem desenvoltura com escrita criativa pode produzir seus próprios conteúdos para blogs, revistas ou até mesmo publicar livros.

Após definir com quais skills você pretende trabalhar, não se esqueça de planejar financeiramente e cumprir etapas burocráticas de formalização do negócio. Para definir o melhor tipo de CNPJ a ser criado, conheça exatamente suas expectativas de faturamento anual e de contratação de funcionários.

Por exemplo, se sua intenção for faturar no máximo R$ 81 mil por ano e contratar até um funcionário, é possível considerar a categoria de microempreendedor individual (MEI) para atividades autorizadas pelo Simples Nacional. O MEI é uma modalidade conhecida pela sua praticidade burocrática e baixa incidência tributária.

As obrigações do MEI são reduzidas: emitir boleto DAS MEI e pagá-lo mensalmente, apresentar todos os anos a DASN SIMEI dentro do prazo e emitir notas fiscais para clientes pessoas jurídicas.

Viu só? Suas mad skills podem ser a porta de entrada para o mundo do empreendedorismo! Torne-se MEI e utilize suas habilidades surpreendentes para aumentar a lucratividade do seu negócio.