É possível comprar imóvel com renda baixa

É possível comprar imóvel com renda baixa? Descubra!

A compra de um imóvel é uma etapa marcante para quem tem o sonho da casa própria. É algo que muitas pessoas buscam alcançar, porém, para quem conta com uma renda baixa, pode parecer uma realização muito distante.

Será que é realmente impossível comprar um imóvel com uma renda limitada? De forma alguma! Existem opções e programas que podem auxiliar quem deseja realizar essa etapa da vida.

Leia este artigo para entender que possibilidades são essas e comece a se planejar o quanto antes.

Compra de imóvel com renda baixa é possível?

Sim, é possível comprar um imóvel com renda baixa. Existem programas governamentais e opções de financiamento disponíveis para esse perfil de pessoas. Confira abaixo algumas opções!

Compra de imóvel na Caixa Econômica Federal

Você pode comprar um imóvel mesmo com orçamento reduzido, por meio da Caixa Econômica Federal. Os juros podem variar dependendo do valor financiado, mas geralmente são mais baixos do que as taxas do mercado.

É possível financiar um imóvel com prazo de até 35 anos, com possibilidade de parcelar até 80% do valor do imóvel. Vale lembrar que o saldo do FGTS pode ser utilizado para a entrada do financiamento.

Compra de imóvel com uma construtora

O financiamento de imóvel com uma construtora é viável para quem deseja adquirir um imóvel na planta. Durante o prazo da obra, você já paga parcelas do imóvel e há menos burocracias que alguns empréstimos bancários.

Nesse caso, não existe a intermediação de um banco, mas não é possível utilizar o FGTS. Assim como no financiamento bancário, é necessário arcar com 20% de entrada no valor do imóvel. Se você não tem esse valor de entrada, pode optar por um empréstimo.

Financiamento de imóvel pelo Minha Casa Minha Vida

Em 2020, o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) foi substituído pelo Casa Verde e Amarela e houve redução das verbas do programa. Porém, em fevereiro de 2023, o Minha Casa Minha Vida foi relançado por Medida Provisória.

Trata-se de uma iniciativa do governo federal que proporciona condições especiais para que famílias de baixa renda possam adquirir a casa própria. O programa oferece subsídios, juros mais baixos e prazos mais longos para o pagamento do imóvel.

O MCMV é administrado pela Caixa Econômica Federal e é voltado para famílias em áreas urbanas com renda mensal de até R$ 8 mil. As unidades habitacionais podem ser financiadas de modo integral ou parcial.

Você pode também utilizar o FGTS para reduzir o valor das parcelas em até 80%. Vale lembrar que, ao fazer a compra do imóvel pelo MCMV, você não poderá colocá-lo para alugar depois.

Aluguel ou compra de imóvel: o que vale mais a pena?

A decisão de alugar ou comprar um imóvel depende de diversos fatores, como a disponibilidade financeira, a estabilidade profissional e a perspectiva de longo prazo. Em geral, a compra de um imóvel é mais vantajosa.

Afinal, o valor investido se torna um patrimônio e tende a haver valorização ao longo do tempo. Porém, o aluguel é uma opção mais flexível e econômica no curto prazo, especialmente em casos de mudanças frequentes ou de instabilidade financeira.

Como financiar um imóvel com baixa renda?

Comprar um imóvel com renda baixa não é um processo fácil, mas o sonho da casa própria pode estar mais perto do que você imagina. Para isso, siga estes passos:

Planejamento financeiro

Verifique sua capacidade de pagamento e o valor máximo que pode investir. Ou seja, saiba se poderá utilizar o FGTS, se precisará de empréstimos ou se o imóvel será financiado integralmente.

Escolha do imóvel

Pesquise as opções e escolha o imóvel que melhor se encaixa no seu perfil. No caso do MCMV, as unidades são padronizadas, diferentemente de um imóvel adquirido em um banco ou com uma construtora, mas ainda assim, é possível escolher a localização e outros aspectos.

Faça simulações de financiamentos

Antes da compra do imóvel, compare as taxas de juros e condições de pagamento disponíveis para escolher a melhor opção.

Reúna os documentos

Para solicitar o financiamento, é necessário apresentar documentos pessoais e comprovação de renda, entre outros. Uma vez que os documentos são entregues, é feita a pré-aprovação do financiamento.

Avaliação

Haverá uma avaliação para verificar se o imóvel está de acordo com as especificações e critérios do financiamento. Esta parte é realizada pela instituição financeira responsável.

Aguarde as chaves

Após a aprovação final do financiamento, assine o contrato e aguarde a entrega das chaves, o sonhado momento de entrar na sua casa própria. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil!