Como limpar máquina de lavar roupa

Como limpar máquina de lavar roupa

Muitas pessoas, após um tempo, chegam a dúvida de como limpar a máquina de lavar roupa.

Apesar de ser algo imprescindível, muitas pessoas não fazem ideia de que é necessário fazer essa limpeza constantemente.

Limpar a sua máquina ajudará a tornar o eletrodoméstico muito mais durável, além de que o resultado final da lavagem vai ser mais eficiente, sem a presença de manchas ou de fiapos nas roupas.

Além disso, é preciso considerar que se trata de um eletrodoméstico que consome muita energia, o que pode ser afetado após limpar a máquina, visto que ela fará menos “esforço”.

Portanto, não ache que a limpeza de sua máquina de lavar roupa é um simples capricho, pelo contrário, é algo extremamente necessário, ainda que essa frequência possa variar conforme vários fatores.

O tamanho da máquina, a quantidade de roupa que você tem o costume de lavar e o número de vezes em que ela é utilizada na semana contam bastante.

Dito tudo isso, vamos explicar agora como limpar a máquina de lavar roupa conforme o modelo dela.

O modelo mais comum de máquina de lavar roupa aqui no Brasil é aquele que conta com uma tampa superior.

Existem muitos motivos pelos quais ela é tão popular entre os brasileiros, principalmente o seu preço que é bem mais baixo do que aquelas máquinas com a abertura frontal.

Limpar uma máquina de lavar com a tampa superior pode acontecer de diferentes formas, mas não há dúvidas de que a limpeza com água sanitária é uma das mais eficientes para garantir a higienização completa da máquina.

Mas, caso tenha medo de danificar o equipamento, pode pesquisar técnicos especializados em conserto de lava e seca, já que eles também fazem este tipo de serviço.

Como limpar máquina de lavar roupa com tampa superior?

A limpeza de uma máquina de lavar roupa que tenha tampa superior com água sanitária é uma das formas mais eficientes de deixar a parte interna higienizada.

Entretanto, é muito importante ter bastante cuidado com as primeiras roupas que você irá lavar depois que tiver finalizado a limpeza com o alvejante.

Isso porque os resíduos da água sanitária usada na limpeza podem acabar ficando no cesto ainda que o enxague seja realizado, levando as peças de roupas a mancharem ou ficarem escuras.

Bom, com essa explicação, veja os passos para limpar a máquina adequadamente com esse produto:

  • Coloque 500 ml de água sanitária dentro do cesto da máquina, lembrando que ela deve estar vazia;
  • O passo seguinte é selecionar o nível de água mais alto da máquina e depois configurá-la para um ciclo longo;
  • Espere até que o ciclo seja finalizado para enxaguar bem o alvejante e realizar a sua retirada.

Para limpeza a parte externa, você deve fazer o seguinte:

  • Comece umedecendo um pano com sabão neutro e água morna, e então aplique-o em toda a parte externa da máquina;
  • Use um pano que deve estar umedecido somente água para fazer a retirada do sabão que ainda está presente na máquina.

Como limpar o filtro da máquina de lavar?

A limpeza do filtro da máquina de lavar roupa é essencial, visto que essa parte do aparelho contém fiapos de roupas a cada lavagem.

Sendo assim, se você não fizer a limpeza adequada do filtro, a lavadora pode parar de funcionar corretamente e as roupas podem começar a sair sujas.

Isso é comum quando a lavagem não é capaz de tirar o cheiro de suor das roupas, por exemplo.

De forma geral, esse filtro costuma ficar na parte do agitador, então é preciso retirá-lo para limpeza dele:

  • Faça a retirada manual da sujeira em excesso do filtro;
  • Lave então o filtro usando água corrente;
  • Caso ainda restem sujeiras ou fiapos, faça uso de uma escova pequena, pode ser até de dentes que não é mais utilizada, para tornar a limpeza mais eficiente;
  • Seque completamente o filtro e depois o encaixe de novo na lavadora.

Como limpar máquina de lavar roupa com tampa frontal?

A diferença maior entre as lavadoras que têm a abertura frontal e aquelas com a abertura superior é justamente a ausência do agitador, entretanto, isso tem também um impacto em como cada tipo de máquina funciona.

Logo, a forma de limpar essas máquinas também é distinta, pois naquelas com a tampa frontal é preciso começar a limpeza na borracha de vedação da própria porta.

Veja então os passos para limpeza adequada da máquina:

  • Comece fazendo uma solução contendo 1 litro de água morna e ainda uma xícara de chá de água sanitária;
  • Depois disso, vá afastando a borracha de vedação com bastante cuidado, ela fica entre a porta da máquina e o seu tambor interno, e depois deixe que agite durante 5 minutos;
  • Após isso, faça a retirada da substância que está na borracha de vedação usando um pano umedecido direto em água limpa.

Já para limpeza do tambor interno da máquina de lavar é preciso seguir essas etapas:

  • Comece umedecendo uma esponja ou um pano naquela solução feita de água com água sanitária e faça a aplicação no cesto interno da máquina;
  • Utilize um pano levemente umedecido com água limpa na parte interna;
  • Depois, programe a máquina com ciclo da lavagem e deixe que ela enxágue o resto da solução, e ao acabar, mantenha a porta aberta para que a secagem seja concluída.

Lembre-se de ter certeza de que o produto que foi colocado na máquina foi corretamente tirado antes de se colocar as próximas roupas para que sejam limpas.

Isso irá evitar que você corra o risco de perder peças de roupas manchas com água sanitária.

Na limpeza externa dessa máquina, você deve usar um pano contendo água morna com sabão neutro e fazer a aplicação em toda a máquina de lavar.

Chega a hora de retirar, utilize um pano seco e que esteja limpo para fazer a retirada de todo o sabão do exterior da máquina para que não haja qualquer problema posterior.

Conclusão

Como vimos aqui, fazer a limpeza periódica da máquina de lavar é um passo fundamental porque ajuda a evitar problemas diversos, caso das roupas que saem sujas e com fiapos, ou ainda o aparelho não funcionar corretamente.

Neste texto, trouxemos aqui as dicas de como realizar a limpeza passo a passo dos dois modelos de máquinas, aquela com tampa frontal e a com tampa superior, bem como a higienização do filtro que costuma acumular sujeira.