Como tirar o cheiro de suor das roupas

Você já precisou sair rápido de casa e, ao pegar uma camiseta ou blusa, percebeu que ela estava com cheiro de suor? Aprenda dicas para remover esse cheiro e manter suas roupas em ótimo estado

Dificilmente alguém não viveu a seguinte situação: ter um compromisso após o trabalho e conseguir passar rápido em casa para tomar um banho e se trocar. Mas, ao pegar uma determinada peça no armário, perceber que a blusa ou camiseta está com cheiro de suor.

Quem pratica esportes regularmente também costuma enfrentar esse problema. Atividades físicas são excelentes para manter a saúde do organismo e garantir bem-estar. No entanto, quando algumas peças são usadas várias vezes, elas podem ficar com cheiro de suor mesmo após serem lavadas. Confira a seguir algumas dicas para tirar esse cheiro e descubra a importância de usar cueca antiodor!

Boa ventilação 

Uma dica simples e supereficiente para tirar o mau cheiro das roupas é deixar cada peça ventilando bem antes de lavar — e, de preferência, ao sol. Essa dica é especialmente importante para quem tem uma rotina corrida e não consegue lavar as roupas assim que chega em casa.

Por isso, ao perceber que a roupa está suja e cheia de suor, deixe cada peça bem esticada no varal ou em uma cadeira. Deixar as peças suadas e amontoadas no cesto de roupa, por exemplo, oferece as condições perfeitas para que as bactérias se reproduzam e, em contato com o seu suor, aumentem o mau cheiro.

Água fria

Para tirar o mau cheiro das roupas, lave-as com água fria. Altas temperaturas favorecem a reprodução de bactérias, e a água fria preserva a elasticidade do tecido e a cor da peça.

Assim que lavar a roupa, respeitando as quantidades indicadas pelo fabricante para cada tipo de peça (roupa íntima, roupa social, roupa de cama e banho etc), enxágue bem a roupa para evitar que ela fique mofada em função dos resíduos do sabão. É importante lembrar que mais espuma não significa mais limpeza.

Neutralizadores caseiros

É possível preparar, de forma caseira, diversos neutralizadores de odores. Um exemplo é a mistura de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia xícara de álcool, meia xícara de vinagre de álcool, uma xícara de água e meia tampa de amaciante. 

Misture todos esses ingredientes em uma bacia aberta, misture bem e a armazene em um borrifador para aplicar nas peças com mau cheiro. Não misture tais ingredientes em uma garrafa, pois ela produz efeito efervescente e pode explodir o recipiente. 

Além de ajudar a tirar o mau cheiro, essa mistura remove manchas e melhora a maciez do tecido. Se o tecido for mais elegante, verifique na etiqueta da roupa se é possível aplicar essa mistura sem danificar a peça. Deixe a mistura atuar sobre o tecido durante 30 minutos e enxágue bem depois. Se preferir, coloque essa mistura na máquina de lavar roupa e faça um ciclo de lavagem completo.

Cueca antiodor 

Além de manter os cuidados listados acima, é importante investir em peças, sobretudo roupas íntimas, com tecnologia antiodor. Essas peças evitam que você tenha a sensação de umidade em áreas com alta taxa de transpiração, como pernas, axilas e costas.

As roupas antiodor também são feitas com tecido antibacteriano, que evita a proliferação de bactérias da pele, que, em contato com o nosso suor, provocam o mau cheiro. A cueca antiodor é termodinâmica e ajuda na regulação da temperatura corporal e garante boa respirabilidade da pele. Isso te garante conforto e te livra de odores desagradáveis mesmo após um dia corrido!

Como tirar o cheiro de suor das roupas