Quem pode dar aula de yoga

Quem pode dar aula de yoga

Por estar se popularizando cada vez mais, muitas pessoas têm dúvidas sobre quem pode dar aula de yoga, seja particular ou em grupo.

Nos últimos tempos, o Yoga vem se tornando cada vez mais popular entre o povo brasileiro. Tendo origem indiana, o Yoga tem uma multidão de praticantes e adeptos pelo mundo todo.

Essa técnica proporciona uma quantidade ilimitada de benefícios, já que a prática atua em vários aspectos do corpo, do espírito e da mente.

Os estudos iniciais de caráter científico foram realizados em 1924 por Swami Kuvalayananda, que é apontado como pioneiro da yogaterapia (terapia que usa os métodos do Yoga).

A prática exercita o praticante em seus aspectos mental, energético, mental, emocional e espiritual tendo em vista a unificação do ser humano em si e por si mesmo. Corpo e mente conectados para obter uma vida mais plena e feliz.

Para a prática, é fundamental ter uma almofada de yoga ou um tapete.

No que diz respeito ao tapete, existem vários tipos, formatos e estampas como o tapete de mandala redondo, quadrado sem estampa e outros.

Quem pode dar aula de yoga?

O Yoga ainda não é ensinado em escolas e nem nas faculdades convencionais. Apesar de ter bases científicas, o Yoga não é uma ciência e sim uma filosofia de vida.

Para ter o domínio da prática é preciso conhecê-la a fundo, são muitos anos de dedicação e atividade regular.

O professor de Yoga, em certa medida, atua como se fosse um guia espiritual, levando em consideração que a espiritualidade é uma das bases fundamentais do Yoga.

Para que o professor consiga guiar o aluno em sua trajetória ao descobrimento de si mesmo e de sua força interior, é necessário que o instrutor também tenha, anteriormente, passado por essa experiência. 

Sendo assim, para se tornar um instrutor desta técnica é fundamental ter conhecimento teórico das bases e fundamentos do Yoga, além de também conhecimento profundo prático.

Não sendo um praticante de Yoga que vive essa filosofia profundamente, não se pode transmitir esses valores a outra pessoa. Sendo assim, não poderia ser professor de Yoga. É necessário ter bastante seriedade e responsabilidade para se tornar um professor de Yoga.

Essa técnica trata o aspecto mais profundo do ser humano: as emoções. Lidar com o bem-estar, a mente, a crença de uma pessoa é algo que precisa de bastante preparo, aprendizado, esforço e dedicação.

Agora, se você pratica e vive o Yoga a muito tempo e acredita que pode transmitir seus conhecimentos com outras pessoas, é super válido!

Se quer se tornar um guia espiritual, um exemplo para seus alunos, um colaborador para o bem-estar emocional e físico de outras pessoas, então dedique-se em seu caminho como instrutor de Yoga.

Formação e diplomas necessários para dar aula de Yoga

Como dito anteriormente, a prática do Yoga traz inúmeros benefícios para aqueles que a praticam e levam como filosofia de vida.

O Yoga usado como técnica de relaxamento favorece para uma vida mais alegre e sã. Veja algumas das principais vantagens de se praticar o Yoga:

  • Relaxamento;
  • Promove o equilíbrio físico e postural;
  • Melhora condicionamento físico e problemas respiratórios;
  • Amplia a longevidade;
  • Previne doenças emocionais como ansiedade e depressão.

A prática de Yoga lida com a mente e o corpo, tendo como objetivo a sincronia perfeita de ambos.

Para aqueles que querem entender a fundo essa técnica milenar é necessário bastante estudo, ter ensinamentos de mestres e instrutores que já trilham esse caminho a bastante tempo, compartilhar experiências com outros praticantes e claro, praticar bastante!

Algumas formações favorecem o caminho daqueles que querem se tornar instrutor de Yoga, concedendo-lhes mais credibilidade enquanto profissionais do ramo esportivo como educação física, por exemplo, na área da saúde física e mental como psicologia, fisioterapia, mas principalmente no ramo do Yoga com estágios teóricos e práticos, metodologia e formação prática dedicada ao ensino do Yoga.

Algumas instituições são referências na formação de instrutores e mestres de Yoga.

Elas concedem aos alunos certificados específicos conforme a modalidade de formação escolhida pelo aluno.

No entanto, esses diplomas são necessários principalmente para aqueles que querem montar o próprio negócio e estão em busca de credibilidade.

Alguns praticantes, quando escolhem virar instrutores de Yoga, escolhem por realizar um retiro de imersão intensiva na prática.

Vários fazem viagens para a Índia, berço desta técnica milenar, outros escolhem serem instruídos por mestres renomados e entendedores profundos do assunto.

Não importa qual caminho é escolhido, o importante é aprender tudo sobre a prática, todas suas bases e vertentes, e então, optar por uma parte na qual se aprofundar. 

Se um dos seus objetivos de vida é fazer o bem e está buscando sua vocação. Tenha em mente a possibilidade de se tornar um instrutor de Yoga.