O que saber antes de investir em um curso EAD

O que saber antes de investir em um curso EAD

Principalmente após a pandemia, o ensino a distância se estabeleceu como uma maneira de se profissionalizar sem sair de casa. Muitas faculdades disponibilizaram alguns cursos a distância, como a Estácio e a Anhanguera, por exemplo, conquistando um público há milhares de quilômetros de suas sedes. Além disso, o ensino EAD é uma forma de aprender independente do seu nível educacional.

Mesmo com a retomada das aulas presenciais, muitos alunos preferem continuar estudando a distância, já que essa forma oferece vários benefícios, tanto para o aluno como para a faculdade.

Neste artigo, vamos esclarecer os principais motivos que chamam a atenção de pessoas que procuram por cursos EAD e tiraremos suas principais dúvidas sobre eles. Vem com a gente conhecer tudo que você precisa saber antes de investir em um curso à distância e adquirir melhores oportunidades profissionais!

Como funciona um curso EAD?

Os cursos à distância existem há muito tempo. Porém, como antes a tecnologia era limitada, os alunos recebiam as matérias por correspondência. A partir de 2010, com a ampliação da internet no Brasil, diversas escolas e faculdades passaram a utilizar ferramentas mais modernas para otimizar as aulas e facilitar o acesso dos alunos às matérias de sala.

O avanço no desenvolvimento de softwares de ensino, sistemas de gestão e plataformas de hospedagem com o fácil acesso à internet contribuíram para que o ensino à distância oferecesse a mesma qualidade que as aulas presenciais.

Assim, até os dias atuais as plataformas de ensino se estabeleceram como uma maneira prática e eficiente de oferecer diferentes tipos de cursos e treinamentos para formação acadêmica e profissional. É possível coordenar o acesso à materiais didáticos, videoaulas e avaliações para que todo o conteúdo seja aprendido pelos estudantes com a mesma profundidade, só que de maneira online.

Quais são as vantagens de estudar à distância?

Com o avanço da tecnologia facilitando o acesso à internet, os cursos EAD oferecem diversos benefícios para o aluno. Um dos principais é a flexibilidade para organizar a vida pessoal com as aulas, já que os vídeos são gravados e podem ser assistidos no horário que for mais conveniente para o estudante. Além disso, o ensino online é muito indicado para pessoas que buscam alinhar o trabalho com os estudos, deixando a rotina do trabalhador muito mais prática para estudar no seu tempo vago. Outro ponto importante é que a necessidade de organizar seus horários de estudo incentiva o exercício da autonomia no aluno.

Outro benefício de estudar à distância é o menor custo comparado à grande parte das faculdades presenciais, como um curso EAD não precisa de espaço físico, manutenção e limpeza, geralmente costumam ser mais baratos que os presenciais. E as matérias costumam ser bem diversificadas, principalmente para os alunos aproveitarem da melhor forma os conteúdos online, favorecendo a fixação do conhecimento.

Além disso, os cursos EAD evitam o tempo gasto com deslocamentos até a instituição de ensino, você assiste as aulas dentro da sua própria casa ou em qualquer lugar que possua acesso à internet. E existe uma variedade de cursos para escolher, em qualquer faculdade e em qualquer parte do país!

Vale a pena investir na educação à distância?

Investir nos estudos, seja presencial ou online, é uma escolha certa, pois é uma maneira de conseguir novas e melhores oportunidades profissionais, além de investir em uma carreira de crescimento constante.

Sobre o ensino EAD, muitas pessoas costumam ter dúvidas se vale a pena ou não investir em um curso à distância. Se pensarmos no início, quando as aulas eram enviadas por correspondência, essa seria uma dúvida justa. Porém, como o avanço tecnológico superou os limites que o EAD enfrentava, vale muito a pena estudar dentro de casa.

É possível encontrar cursos e faculdades de ótima qualidade, como os cursos da Estácio, onde é possível encontrar opções de diversas áreas profissionais.

Se você tem dúvidas se um curso possui qualidade inferior no mercado, basta verificar a reputação da instituição e escolher as que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias de Educação.

Então, se você vê na educação à distância a possibilidade de conciliar a sua rotina com o seu desenvolvimento profissional, não deixe de investir nessa oportunidade!