Como controlar a infestação de pombos em espaços urbanos

A presença de pombos em áreas urbanas pode ser uma grande dor de cabeça para os moradores e comerciantes. Além de causar danos estéticos aos prédios, as fezes dos pombos podem transmitir doenças e prejudicar a saúde humana. Por isso, é importante aprender como controlar a infestação de pombos de forma eficaz.

Mas antes de discutir as soluções para o problema, é importante entender o que leva os pombos a se estabelecerem em áreas urbanas e como eles se alimentam.

O que atrai os pombos para as áreas urbanas?

Os pombos se sentem atraídos pelas áreas urbanas por causa da disponibilidade de comida e abrigo. As áreas urbanas oferecem muitos lugares para os pombos construírem seus ninhos, como varandas, telhados, etc. Além disso, as áreas urbanas também oferecem uma fonte constante de alimento para os pombos, como restos de comida em lixeiras ou alimentos espalhados por pessoas.

Como os pombos se alimentam?

Os pombos se alimentam de uma variedade de alimentos, incluindo sementes, grãos, frutas e verduras. Eles também são conhecidos por comer restos de comida encontrados em lixeiras e espaços públicos.

Como controlar a infestação de pombos

Controlar a infestação de pombos pode ser uma tarefa desafiadora, mas há diversas medidas que podem ser tomadas para minimizar o problema. Algumas dicas incluem:

1. Instalar sistemas de proteção:

Os sistemas de proteção, como telas e grades, são uma forma eficaz de impedir que os pombos entrem em edifícios e áreas restritas. Eles também podem ser usados para impedir que os pombos pousem em superfícies como janelas, varandas e telhados.

2. Remover fontes de alimento:

Pombos são atraídos por alimentos e água, por isso é importante remover qualquer fonte de alimento que possa estar disponível nas áreas infestadas. Isso inclui descartar lixo regularmente e manter as áreas limpas e livres de comida.

3. Instalar dispositivos de afastamento:

Existem diversos dispositivos de afastamento disponíveis no mercado, como repelentes sonoros e dispositivos de choque elétrico, que são projetados para afastar os pombos sem prejudicá-los. Eles são uma boa opção para áreas que não podem ser protegidas com sistemas de proteção físicos.

4. Implementar programas de controle de população:

Em algumas situações, pode ser necessário implementar programas de controle de população, como a captura e liberação de pombos para outras áreas ou a esterilização dos pombos. No entanto, é importante ter cuidado ao lidar com animais selvagens e garantir que as ações de controle sejam realizadas de maneira ética e segura.

Existem diversas medidas que podem ser tomadas para controlar a infestação de pombos. É importante avaliar a situação individual e identificar as melhores soluções para o local em questão. Além disso, é fundamental trabalhar com profissionais qualificados para garantir a eficácia das medidas de controle e a segurança de todos os envolvidos.

A infestação de pombos é um problema comum em muitos edifícios, parques e áreas urbanas. No entanto, existem medidas eficazes que podem ser tomadas para controlar e eliminar essa infestação. A implementação de barreiras físicas, como telas e protetores de ar, é uma solução eficaz para impedir que os pombos entrem em edifícios. 

Além disso, a utilização de repelentes sonoros e visuais, bem como a remoção de locais de ninho e fontes de alimento, também são estratégias eficazes para reduzir a população de pombos.

Se o problema de infestação de pombos persistir, pode ser necessário contratar uma empresa especializada em controle de animais para implementar medidas mais avançadas, como captura e remoção dos animais. Essas empresas possuem equipes treinadas e equipadas com as ferramentas e conhecimentos necessários para lidar de forma segura e eficaz com a infestação de pombos.