A empresa pode mudar o horário do funcionário

A empresa pode mudar o horário do funcionário?

A empresa pode mudar o horário do funcionário? Sim! A empresa pode mudar o horário do funcionário quando precisar, contudo, cabe ao funcionário aceitar ou não às alterações no horário da jornada de trabalho.

Segundo o artigo 2° da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), quem deve estabelecer as regras ao empregado é a empresa. Portanto, a empresa pode mudar o horário do funcionário. 

Por fim, é importante ressaltar que esse novo horário não pode, de forma alguma, ultrapassar as horas normais de trabalho sem que haja o pagamento de horas extras. 

Como fazer uma confraternização de empresa?

A confraternização de empresas no fim do ano é algo bastante comum e que, praticamente, já faz parte da cultura organizacional das empresas. Mas, planejar uma boa confraternização empresarial pode não ser uma tarefa muito fácil. 

Para te ajudar a organizar uma confraternização prazerosa e gratificante para todos os funcionários e colaboradores, preparamos algumas dicas. Confira!

Invista em brindes e mimos como forma de agradecimento aos funcionários

Investir em brindes e mimos é uma excelente forma de agradecer seus colaboradores por todo suporte e trabalho ao longo de mais um ano. 

Desse modo, você pode investir em brindes personalizados diferenciados como um kit de maquiagem para funcionárias, porta chuteira personalizada para funcionários ou garrafinhas personalizadas. 

Além disso, outra vantagem dos brindes é que eles são, na maioria das vezes, acessíveis e transmitem uma mensagem muito bacana para os funcionários. Afinal, quem é que não gosta de ganhar presente? 

Pense em um bom local

Além de preparar os brindes para funcionários, uma outra dica na hora de organizar uma boa confraternização é pensar em um bom local. Essa dica parece óbvia, mas não é. Isso porque, escolher o local errado impacta diretamente no andamento e na qualidade do evento. 

Digamos que sua empresa irá proporcionar uma confraternização para os funcionários e familiares. Então, você deve buscar um local capaz de acomodar todas as pessoas. 

Além disso, deve-se levar em consideração a necessidade de um espaço para as crianças brincarem. Isso garante que tanto os adultos quanto as crianças se sintam confortáveis na confraternização e que esse seja um momento agradável e divertido. 

Faça uma lista de convidados com confirmação de presença

Além da lista de convidados, você também deve exigir a confirmação de presença. Isso porque, digamos que haja 50 convidados, mas apenas 30 confirmam. 

Desse modo, você pode tomar as melhores decisões do evento como compra dos alimentos, organização do espaço para confraternização, entre outras tarefas. 

Então, ter a confirmação de presença evita imprevistos e até mesmo, ajuda na diminuição dos gastos, evitando que compras sejam feitas em excesso ou em falta. 

Dentro dessa dica de fazer uma lista de convidados, não poderíamos deixar de lado o fato de que você precisa planejar tudo com antecedência. Isso porque, infelizmente, nunca estamos isentos de imprevistos.

Por isso, providenciar as coisas necessárias com antecedência evita as chances de algo dar errado. Então, não deixe para providenciar o local de última hora, convidar os funcionários, comprar os alimentos necessários, determinar quem irá fazer a comida/limpeza, entre outras coisas. 

Desse modo você evita estresses desnecessários em um momento que era para ser divertido e descontraído para todos. 

Peça ajuda de profissionais

Toda a sua empresa se dedicou e empenhou o ano todo para alcançar as metas e resoluções do início do ano. Todos trabalharam pela missão de prosperar e superar limites. Então, nada mais justo do que proporcionar uma boa confraternização. 

Uma boa dica para isso é pedir a ajuda de profissionais. Sem contar que ninguém quer ir para a confraternização da empresa para trabalhar, certo? Então nada de designar tarefas aos seus colaboradores e funcionários. 

Garanta que esse seja um momento de confraternização, descanso, descontração e alegria. Então, você pode contratar alguém para cozinhar e auxiliar na limpeza. Além de ter alguém para preparar e servir as comidas e bebidas da confraternização. 

Defina o cardápio

Depois de ter a lista de convidados confirmada, você precisa definir o cardápio da confraternização. Pode parecer uma tarefa simples, mas não é.

Isso porque, você deve levar em consideração a quantidade de pessoas e estimar a quantidade de comida necessária. 

O ideal é que você nunca estime para menos, e sim para mais. Isso evita que a comida e a bebida faltem. Contudo, é importante ter cautela para não exagerar e desperdiçar alimentos e dinheiro. 

Além da quantidade de comida e bebida necessária, você deve levar em consideração se há alguém com intolerância a algum tipo de comida ou uma restrição alimentar.

Uma forma de saber isso é montar um grupo no WhatsApp para fazer a pergunta, ou em uma reunião com os funcionários. 

As pessoas querem comer bem, por isso é muito importante que você considere quais são os tipos de restrições alimentares.

Desse modo, você evita que alguém fique sem poder comer na confraternização. Isso faz com que o funcionário se sinta excluído e despercebido.