O que é lavador Venturi

O que é lavador Venturi?

Um lavador Venturi é um dispositivo que usa o princípio de Venturi para limpar o ar ou outro gás. Ele é composto por uma estreita passagem através da qual o ar é forçado a passar, criando um aumento da velocidade do fluxo e uma queda correspondente na pressão. Isso permite que o ar se misture com um líquido, como água, que é injetado na passagem através de um orifício lateral. 

O líquido se mistura com o ar, lavando as partículas de sujeira e outras impurezas que estão presentes no ar. O ar limpo é então liberado do outro lado da passagem.

Como funciona o lavador de gases?

Um lavador de gases é um dispositivo que é usado para limpar o ar ou outros gases de impurezas. Ele funciona basicamente da mesma forma que um lavador Venturi, mas pode ter vários componentes adicionais, como filtros e outros dispositivos de limpeza, para aumentar a eficiência da limpeza.

O ar ou outro gás é forçado a passar por uma passagem estreita, criando um aumento da velocidade do fluxo e uma queda correspondente na pressão. Isso permite que o ar se misture com um líquido, como água, que é injetado na passagem através de um orifício lateral. O líquido se mistura com o ar, lavando as partículas de sujeira e outras impurezas que estão presentes no ar.

O ar limpo é então liberado do outro lado da passagem, mas pode passar por mais filtros e outros dispositivos de limpeza antes de ser liberado para o ambiente. O lavador de gases é comumente usado em sistemas de exaustão, como em indústrias químicas e de produção de energia, para limpar os gases emitidos antes de serem liberados na atmosfera.

Como calcular um lavador de gases?

Existem vários fatores que podem ser considerados ao calcular um lavador de gases, como o tipo e a quantidade de impurezas presentes no ar ou gás, a eficiência desejada da limpeza, o tamanho e a capacidade do lavador, entre outros.

Para calcular o tamanho de um lavador de gases, é importante conhecer o volume de ar ou gás que precisa ser tratado e a taxa de vazão desse ar ou gás. Isso permitirá determinar o tamanho da passagem do lavador e a quantidade de líquido que precisará ser injetada para misturar-se com o ar ou gás.

Além disso, é importante considerar a eficiência desejada da limpeza e escolher um líquido adequado para lavar as impurezas presentes no ar ou gás. É também necessário considerar a possibilidade de adicionar filtros ou outros dispositivos de limpeza adicionais, para aumentar a eficiência do lavador.

Para calcular o tamanho de um lavador de gases, é importante consultar um profissional ou especialista em engenharia de sistemas de exaustão, que poderá fornecer as informações e cálculos necessários para escolher o lavador adequado para as suas necessidades.