Plásticos Biodegradáveis: Uma Abordagem Sustentável para a Indústria no Brasil

Plásticos Biodegradáveis: Uma Abordagem Sustentável para a Indústria no Brasil

Os plásticos biodegradáveis vão crescendo cada vez mais aqui no Brasil, à medida que em nosso país há uma grande quantidade de recursos naturais que permitem esse avanço e desenvolvimento.

Apesar disso, sabemos que existem pontos que podem fazer a indústria do plástico “colocar o pé no freio” com essa opção de plástico sustentável.

Afinal, o custo de produção não é tão baixo e não há tanto investimento no mercado atual neste tipo de plástico, ainda que os consumidores já preferem mais esse tipo de produto do que aqueles feitos com plástico fóssil.

Bom, apesar disso, é fato que os plásticos biodegradáveis são uma abordagem mais sustentável para a indústria brasileira de plásticos, que precisa se adequar à nova realidade do mercado.

E aqui neste conteúdo nós iremos falar a respeito deste tipo de produto. Acompanhe!

Entendendo os plásticos biodegradáveis

Em alta no mercado mundial e aqui no Brasil, os plásticos biodegradáveis são uma verdadeira revolução na indústria brasileira.

Eles nada mais são do que plásticos produzidos a partir de fontes renováveis, sendo elas sintéticas ou naturais, caso do milho.

Sendo assim, esse tipo de produto tem se tornado uma verdadeira alternativa ecológica em comparação ao plástico comum que tem origem fóssil.

A maior vantagem deste tipo de produto, sem dúvidas, é o fato de que eles persistem bem menos no meio ambiente.

É possível que eles sejam degradados através de algas, bactérias ou fungos, sendo assim convertidos em água, biomassa e em dióxido de carbono.

Portanto, ao final do processo não há a geração de microplásticos, o que é positivo par o meio ambiente.

É importante ressaltar, por outro lado, que ele será biodegradado se for coletado e então encaminhado a uma usina para compostagem, que é um local no qual vai sofrer ações de microrganismos e dentro das condições mais favoráveis.

No caso dos plásticos biodegradáveis de fontes naturais, eles podem ser produzidos a partir da celulose ou ainda do amido, como aquele da mandioca ou do milho.

Por outro lado, eles também podem ser produzidos a partir de meios sintéticos, principalmente dos poliésteres

O Brasil é um dos países com maior potencial para os plásticos biodegradáveis

Aqui no Brasil, a indústria dos plásticos biodegradáveis tende a se fortalecer cada vez mais, afinal, temos muitos produtos naturais que podem ser usados para a criação desses tipos de plásticos.

Sem dúvidas, a mandioca e a cana de açúcar estão entre os principais, mas também outros como o milho, o que faz do Brasil um país com muito mais potencial do que outros que competem hoje com ele na indústria de plásticos.

Aqui no país, que hoje é o 4º que mais produz plásticos, o consumo desse tipo de material é enorme, principalmente nos setores bebidas e alimentos, de construção de automóveis.

A partir do momento em que houver essa mudança total da produção de plástico para uma abordagem mais sustentável, com a indústria produzido em larga escala, o país e o setor bem mais fortes.

E isso passa pelo investimento na indústria de plásticos para as pesquisas e estudos sobre as tecnologias na produção de biodegradáveis.

Conclusão

Como você viu, a indústria dos plásticos biodegradáveis está em alta e o Brasil é um país com enorme potencial neste segmento, já que tem fontes naturais importantes, como a cana de açúcar.

Neste texto, mostramos o que são esses plásticos e o porquê deles serem considerados como o futuro do mercado no país, e como o investimento pode ajudar a tornar o Brasil mais forte nesse segmento.

O que achou do nosso conteúdo de hoje sobre plásticos biodegradáveis: uma abordagem sustentável para a indústria no Brasil?