Visto americano

Visto americano: saiba tudo sobre agendamento e renovação

Confira como fazer para tirar ou renovar seu visto americano!  

Se você quer viajar para os Estados Unidos, já deve saber que é necessário fazer o agendamento para renovação do seu visto americano. Aliás, caso nunca tenha passado por esse processo, será necessário tirar o visto pela primeira vez.

Embora possa parecer difícil, existem casos em que a renovação não leva mais do que alguns minutos! Além disso, todo o processo de solicitação e agendamento acontece online e você pode fazer em casa.

Caso você ainda não tenha experiência com o procedimento do visto americano saiba que, embora cheias de detalhes, as etapas são simples. Ou seja, basta seguir um passo a passo e você poderá fazer tudo sozinho.

No entanto, é preciso reunir todas as informações corretas e fazer o agendamento para a renovação do seu visto americano com antecedência. Então, veja a seguir mais detalhes e confira o que fazer!

Para que serve o visto dos Estados Unidos? Quais são os tipos?

Quando estamos planejando uma viagem internacional, é preciso uma autorização especial do governo para que os estrangeiros entrem no país. A essa autorização damos o nome de visto! Nesse sentido, com os Estados Unidos não seria diferente.

Ou seja, se você está planejando sua viagem dos sonhos para lá, é importante se preparar com antecedência para fazer o agendamento e renovação do visto americano. Aliás, você sabia que existem diferentes tipos de visto?

Turismo

O visto americano para turismo ou para tratamentos médicos tem o nome de B-2 e funciona para quem vai ficar temporariamente no país. Embora tenha duração máxima de 10 anos, quem define o período é o agente que realiza a entrevista.

Trabalho

Se você vai fazer uma viagem a trabalho para os Estados Unidos, ou mesmo para participar de conferências e feiras, o visto deve ser o do tipo B-1. Ademais, esse visto tem a mesma duração máxima do B-2 e também pode variar.

Intercâmbio

É importante não confundir o visto de intercâmbio J-1 com o de estudante, o F-1. Nesse sentido, o visto de intercâmbio deve ser para estagiários, Au Pair, ou outras atividades bancadas por uma instituição ou órgão americano.

Estudante

Existem dois tipos de visto de estudante. Para quem quer fazer Ensino Fundamental, Superior ou idiomas, o visto é o F-1. Enquanto isso, quem vai estudar em instituições não acadêmicas, o visto é o M-1.

Outros tipos

Muitos não sabem, mas existe mais de uma dezena de outras categorias de visto americano! Por exemplo, visto para tripulantes de avião, executivos, diplomatas, entre tantos outros. Tudo de acordo com o motivo da sua visita.

Como se preparar para a entrevista do visto americano? Veja algumas dicas!

Se você está no processo de tirar o visto americano pela primeira vez, a principal dica é não se preocupar! Afinal, seu estado emocional durante a entrevista pode afetar a decisão do agente do consulado americano.

Portanto, relaxe e se mostre preparado para responder quaisquer perguntas que ele possa ter quanto a sua viagem. Aliás, se você separar os documentos certos e preencher os formulários corretamente, não há motivo para ter o visto negado.

Ademais, não há necessidade de chegar com muito tempo de antecedência. A entrevista acontece com hora marcada e você só consegue entrar no consulado quando já está próximo do seu agendamento.

Por fim, use roupas confortáveis, mas que não sejam muito formais nem muito casuais e mostre propriedade ao responder as perguntas. Se você ainda assim se sentir nervoso, há sempre a possibilidade de contratar uma agência para te ajudar!

Visto americano: veja o passo a passo para agendar e renovar!

Quando estamos fazendo o planejamento de uma viagem, é importante levar em consideração tudo que será necessário para um passeio tranquilo. Se você vai para os Estados Unidos, isso inclui um visto válido.

Nesse sentido, o procedimento é mais simples apenas para agendamento de renovação do visto americano, e você pode solicitar até um ano antes de vencer! Veja o passo a passo a seguir de como fazer.

Formulário DS-160

A primeira etapa para renovar seu visto americano também é a mais demorada: preencher o formulário online chamado de DS-160. Aliás, esse documento é bastante detalhado, então sente com tempo na frente do computador.

Além disso, você vai precisar informar todas as suas entradas e saídas nos Estados Unidos e outros países nos últimos 5 anos. Portanto, tenha em mãos sua agenda e seu passaporte para fornecer informações corretas.

Taxa consular

Assim que terminar de preencher o DS-160 fique de olho para não exceder o prazo para agendamento da renovação do visto americano. Afinal, o formulário tem 6 meses de validade e você precisará agendar antes disso.

Para os vistos B-1 e B-2 o valor da taxa consular é de US$160,00 e poderá ser pago via cartão de crédito ou boleto bancário. Após o pagamento, aguarde até 2 dias úteis para fazer o agendamento.

Agendamento CASV

Atualmente, se você já teve seus dados biométricos cadastrados no consulado, não precisará passar por entrevista novamente. Isso é, para renovação do visto americano, será necessário apenas apresentar os documentos no CASV.

O Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto possui uma unidade nas principais capitais do país. Dessa forma, você precisará se apresentar na unidade escolhida e mostrar os documentos solicitados. Falaremos deles mais adiante.

Renovação do visto

Agora que você já passou pelo agendamento para obter a renovação do visto americano, estamos quase na etapa final. Ou seja, basta comparecer à unidade do CASV que você escolheu e entregar a documentação.

Aliás, caso você não possa comparecer novamente ao CASV para retirar o passaporte com o visto registrado, vale a pena pagar a taxa do Sedex. Assim você deverá receber o passaporte em casa, o que é muito mais conveniente!

Documentos necessários

Se você vai apenas renovar seu visto americano, sem nenhuma alteração quanto ao tipo, o processo é muito mais simples. Como você viu, basta agendar e comparecer ao CASV para entrega dos documentos.

Nesse sentido, você deve levar com você o formulário DS-160, a confirmação de agendamento, seu passaporte válido por até 6 meses e, se houver, o passaporte antigo com o visto americano.

Vale lembrar que, atualmente, poderão solicitar o agendamento para renovação os viajantes com visto americano vencido por até 48 meses, ou com vencimento para o próximo ano. Aliás, planeje-se! Pois as datas de agendamento estão cada vez mais escassas!