Terroir do café

Terroir do café: entenda como influencia o gosto da sua bebida

Descubra como esse fator pode alterar o gosto do café e afetar o seu sabor.

Grande parte das pessoas tem o hábito de tomar aquele cafezinho para começar o dia ou entre as refeições principais. Todo mundo gosta de tomar um café de qualidade, com aroma e sabor adequados. 

Porém, nem todo mundo sabe como detectar um café de qualidade, nem o que pode causar um gosto não tão saboroso na bebida. Um desses fatores que influenciam no café é o terroir. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é terroir?

A palavra ‘’terroir’’ tem origem na língua francesa e significa ‘’terreno’’ na língua portuguesa. No entanto,‘’terroir’’ é uma palavra usada para nomear um conjunto de fatores que influenciam diretamente no café e vão interferir na qualidade do grão. 

Apesar da palavra “terroir” se referir diretamente ao solo, esse não é o único elemento que influencia na qualidade do café. Entre os principais fatores, podemos citar: clima, solo, altitude, colheita, latitude, sentido do vento, umidade, quantidade de luz solar, etc. 

Qual é a influência do Terroir no gosto da bebida?

Muitas pessoas não sabem, mas o sabor da sua bebida está diretamente ligado à forma de plantio, colheita e principalmente a origem territorial do grão de café utilizado. 

Atualmente, podem ser encontradas mais de 90 espécies de café no mundo todo. A  partir delas, são geradas inúmeras subespécies por conta do terroir do café, ou seja, ela ajuda a modificar o aroma e o sabor da bebida. 

No entanto, essas não são as únicas alterações que podem ser encontradas no café. Além da diferença de aroma e sabor, o terroir também pode interferir em diversos outros fatores, como na quantidade de cafeína, no teor de açúcares, na resistência de plantas a intempéries e nos tipos de uso do café, por exemplo. 

Quais são as principais origens do café que tomamos?

O Brasil é um país que apresenta um extenso território de cultivo de café. Diante disso, o café que é plantado em uma região será totalmente diferente do café plantado em outra, devido ao terroir. 

Leia abaixo algumas variações que podemos encontrar no território brasileiro de acordo com suas regiões de cultivo:

  • Cerrado mineiro: lugar de grandes altitudes e variação climática favorável para cultivos de cafés especiais, o verão é quente e úmido, e o inverno não conta com picos de temperatura e seco. Os cafés possuem um aroma intenso, muitas vezes voltado para o caramelo e certa acidez delicada; 
  • Alta Mogiana: a região da Alta Mogiana conta com 100 mil hectares de área em plantações de café, localizados entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Os cafés dessa região possuem acidez moderada, aroma marcante com notas frutadas e uma cremosidade única; 
  • norte do Paraná: a região norte do Paraná é conhecida como “terra roxa” é uma área muito fértil, e que foi explorada para a plantação de cafés pelos imigrantes. A bebida produzida com o café plantado nessa região possui uma maturação ideal que faz com que fique com um toque aveludado e um aroma bem intenso; 
  • Bahia: o café da região da Bahia se concentra principalmente na Chapada Diamantina. Essa região produz um dos melhores cafés do país, sendo, inclusive, destaque internacional. Por terem um inverno mais seco e uma temperatura elevada na maior parte do ano, os grãos possuem um adocicado na medida certa e são bastante encorpados; 
  • Espírito Santo: o estado tem um relevo característico com predominância montanhosa, o que influencia diretamente no sabor e aroma do café. Por conta disso, os grãos possuem um forte aroma e acidez moderada. 

A produção do café brasileiro é bastante central na área capixaba, sendo a região a segunda maior produtora do país. Ela conta com diferentes altitudes e em terras mais frias, e também é uma referência mundial em produção de cafés.