O café e a sua importância no dia a dia do brasileiro

O café e a sua importância no dia a dia do brasileiro

Tomar um “café preto” passado na hora todo dia de manhã cedo, talvez seja o hábito mais brasileiro que existe. Assim como aquele cafezinho logo após o almoço, e outro na hora do lanche da tarde. E não podemos esquecer de todas as outras xícaras de café que muitas pessoas tomam no decorrer de um dia agitado. 

A questão, é que o café é a bebida mais consumida em todo o Brasil, tanto que muitas empresas estão conseguindo obter muitos lucros no ramo de locação de máquinas de café. Isso porque muitos escritórios e estabelecimentos comerciais aderem a esses serviços de locação, por ser algo vantajoso e com bom custo benefício.

Por mais que algumas pessoas, geralmente aquelas que não gostam de tomar café, digam que essa bebida pode fazer mal à saúde, a verdade é que o café possui mais benefícios do que se pode imaginar. Inclusive é um importante agente na luta do combate ao câncer e muitas outras doenças.

Este é apenas um dos muitos outros benefícios que o café possui, no entanto, para que seja possível aproveitar todos eles da melhor maneira possível, é importante ressaltar que é necessário consumir o café diariamente. E uma curiosidade interessante, é que alguns destes benefícios foram descobertos apenas recentemente.

Isso porque muitos cientistas fizeram questão de dedicar suas pesquisas ao café para desmistificar os muitos mitos que as pessoas compartilhavam, a respeito deste pequeno grãozinho tão benéfico para a nossa saúde. 

Basicamente, os benefícios somam mais de 100, e todos eles são mais do que comprovados cientificamente. Entretanto, citar todos eles aqui seria inviável, por conta disso, escolhemos os 8 principais para que você entenda porque o café nosso de cada dia é tão importante na rotina dos brasileiros. 

Ajuda a evitar o câncer

O café é riquíssimo em antioxidantes que ajudam a evitar que algumas células do nosso corpo sejam alteradas e degradadas, e isso significa que alguns tipos de câncer podem ser evitados com o consumo de apenas 1 xícara de café por dia, todos os dias. 

Dentre estes tipos de câncer, podemos listar o câncer de mama, de faringe, fígado, esôfago e também o câncer de próstata.

É um poderoso rejuvenescedor

Para quem não sabe, a indústria de cosméticos costuma explorar e utilizar algumas das propriedades do café na fabricação de maquiagens e produtos para pele, principalmente em cremes anti-rugas. E isso se dá por conta dos antioxidantes e polifenóis que estão presentes no café, especialmente no grão de café verde.

Alivia o estresse

Em uma pesquisa realizada no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos, de forma simultânea, ficou comprovado que consumir café diariamente ajuda a reduzir de forma significativa os níveis de estresse, garante melhor desempenho da nossa memória e também ajuda a melhorar o humor.

Alguns dos especialistas participantes da pesquisa, afirmam que a cafeína bloqueia os receptores que são responsáveis por causar o estresse.

Auxilia no processo digestivo

Todo bom brasileiro faz questão de tomar uma xícara de café após o almoço, mas poucos sabem o quão benéfico isso é para a saúde. Isso porque o café estimula a digestão, pois aumenta muito o movimento gastrointestinal, permitindo que nossos intestinos, e também o estômago, funcionem melhor logo após a refeição.

É poderoso contra a depressão

Um dos especialistas que participou de uma pesquisa sobre os benefícios do café para nosso organismo, afirmou que ele pode ser um ótimo agente na luta contra a depressão, e que o ideal é consumir, pelo menos, 4 xícaras de café por dia para que seja possível usufruir deste benefício específico do café.

Ajuda a controlar a diabetes

O café possui ácidos clorogênicos e trigonelina alcalóide, substâncias responsáveis por diminuir a glicose e a insulina do nosso organismo. Um estudo feito pela universidade de Harvard, afirmou que as pessoas que aumentaram o consumo de café para mais de uma xícara ao dia, conseguiram diminuir em até 11% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

É ótimo para quem quer emagrecer

Muitas pessoas não acreditam neste benefício do café, mas saiba que ele ajuda sim a emagrecer. Isso porque além do café estimular a perda de gordura, ele também aumenta o desempenho durante a prática de exercícios físicos. Sendo assim, se você quer queimar gordura, o café pode ser seu grande aliado.

Faz muito bem para a saúde do coração

Por fim, mas não menos importante, o café fortalece (e muito) o coração. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o café não faz mal ao coração e também não prejudica as pessoas que têm algum tipo de problema cardíaco. 

Agora que você já conhece os benefícios do café, sabe porque ele é tão importante no nosso dia a dia. Portanto, ao invés de evitar o consumo de café, saiba que essa prática é muito benéfica para a sua saúde.