SIM Digital

SIM Digital será liberado pelo Governo Federal

O SIM Digital, conhecido como Programa de Crédito para Empreendedores, tem como objetivo facilitar o acesso de microempreendedores e empreendedores individuais a conseguirem contratar empréstimos para o seu negócio.

No último dia 25 de agosto foi sancionada a Lei 14.438/22 referente ao Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital) do Governo Federal.

Contudo, o crédito do programa ainda não está disponível para contratação, dependendo apenas da regulamentação do Ministério do Trabalho e Previdência.

A proposta do SIM Digital é que o empreendedor tenha mais autonomia e facilidade para contratar um empréstimo para turbinar o seu negócio.

SIM Digital (Programa de Crédito para Empreendedores) – O que é?

Para você que tem dúvidas do que se trata o SIM Digital (Programa de Crédito para Empreendedores), saiba que ele tem como objetivo facilitar o acesso de crédito aos profissionais empreendedores excluídos do sistema financeiro nacional.

É também uma estratégia para incentivar a abertura de empresas, bem como, formalizar os mais variados tipos de negócios.

São destinados os empreendedores individuais e coletivos que vendem, prestam algum serviço em âmbito rural ou urbano.

Os microempreendedores individuais (MEIs) também têm direito ao benefício, bem como as mulheres empreendedoras até que atinjam 50% disponível no SIM Digital.

Quais os valores disponibilizados pelo SIM Digital?

É pelo canal digital que esses empréstimos destinados ao Programa de Crédito para Empreendedores serão disponibilizados.

Os valores disponibilizados pelo SIM Digital estão entre 1,5 mil para pessoas físicas e 4,5 mil para Microempreendedores Individuais (MEIs).

Segundo a medida, o valor será disponibilizado para o MEI mediante qualificação-técnica profissional, a qual será estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Contudo, o Governo Federal prevê que este benefício irá contemplar mais de 4 milhões de empreendedores no Brasil.

Taxas e juros do SIM Digital

As taxas de juros do Programa de Crédito para Empreendedores será de 3,6% ao mês, totalizando um prazo máximo para pagar de 24 meses.

No texto que compreende a Medida o Programa estará disponível para todos os bancos autorizados pelo Banco Central e ainda, será assegurado pelo Fundo Garantidor de Micro Finanças da Caixa.

Sonha em empreender? Veja as dicas para colocar em prática

Começar um negócio do zero é um desafio para o empreendedor, é preciso ter um plano estratégico e o Programa de Crédito para Empreendedores pode ser um ótimo incentivo.

Se você sonha em empreender, acompanhe as dicas práticas para não desistir logo na primeira dificuldade.

Entenda o problema do consumidor

Muitas pessoas começam a empreender devido ao desemprego, renda extra ou sonho de montar o próprio negócio. Por isso, entenda o problema do consumidor.

Quando filtramos soluções que facilitam o dia a dia das pessoas, fica mais fácil escolher o que empreender. 

Aliás, entender esse problema é uma excelente estratégia para se destacar entre a concorrência, independente do segmento de mercado. 

Pesquise a área para empreender

Uma dica é pesquisar a área para empreender, escolhendo os ramos que você tem mais facilidade para entender e também que faça parte do seu perfil.

Entre as ideias de negócio gastando pouco estão o ramo de alimentação, venda, educação, reparos e consertos.

Depois da pesquisa da área, escolha o nicho de atuação, com destaque para empresas de doces, salgadinhos, marmitas, cursos online, venda de roupas e “marido de aluguel”.

Faça um bom planejamento de negócio

Com a escolha do nicho de atuação faça um bom planejamento de negócio, pesquise tudo que você precisa para seu negócio funcionar e lembre-se de comprar após vender.

A não ser que você tenha um valor de investimento como do Programa de Crédito para Empreendedores que ajudará bastante no planejamento da sua empresa.

Porém, não se precipite, invista em ferramentas e materiais essenciais para começar e quando o negócio estiver funcionando, vá fazendo as melhorias.

Invista em ferramentas digitais para o seu negócio

Uma forma de divulgar a sua empresa é investindo em ferramentas digitais como um site profissional e Perfil no Google Meu Negócio.

As redes sociais também são ótimas ferramentas para divulgação da sua empresa, sendo a postagem de conteúdo uma forma de atrair mais clientes.

Um feed com fotos e vídeos de produtos da sua empresa, se torna uma vitrine online para vendas.

Trabalhar de casa pode ser uma solução

Para o empreendedor que está começando e precisa economizar, uma dica é trabalhar de casa.

Muitas das áreas para empreender podem ser combinadas com uma atuação digital da sua empresa, atendendo pelas redes sociais, site, WhatsApp e muito mais.

Se o negócio permitir, trabalhar em casa pode ser uma solução, você economiza aluguel e deslocamento até o local de trabalho.

A ideia do Programa de Crédito para Empreendedores do SIM Digital é incentivar o novo empreendedor, mas também ajudar aquele que precisa de um incentivo para continuar a empreender.