Entenda a importância das avaliações positivas no seu perfil do Google Meu Negócio

Entenda a importância das avaliações positivas no seu perfil do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta fornecida pelo Google que lista empresas locais. Através dessa plataforma, é possível cadastrar diversas informações do seu negócio, como por exemplo sua localização, algumas fotos e que tipos de serviço ou produtos você vende.

A criação deste perfil gratuito é uma ótima maneira de aumentar sua visibilidade através dos serviços do Google. As informações do seu Google Meu Negócio podem aparecer no Google Pesquisa, no Google Maps e no Google Shopping.

O Google Meu Negócio só está disponível para empresas que recebam seus clientes. Isto inclui empresas com uma localização física (como um restaurante ou loja) e empresas que fornecem serviços através de reuniões com clientes em outros locais (como consultores ou encanadores).

Se você tem um negócio on-line e quiser divulgar o seu negócio no Google, você poderá fazer um trabalho de SEO, que são técnicas de otimização para que o Google mostre seu site em resultados melhores do que os concorrentes, ou então ao Google Adsense, que é quando você faz anúncios pagos e aparece quando as pessoas fazem determinadas buscas no Google.

Por que você precisa de uma conta Google Meu Negócio

Se você quer aparecer no Google (e Google Maps), você definitivamente precisa de uma conta no Google Meu Negócio.

Uma conta no Google Meu Negócio ajuda a garantir que as pessoas encontrem seu negócio quando procuram produtos e serviços como o seu de forma local, ou seja, quando estiverem próximas do seu estabelecimento.

Sua listagem do Google Meu Negócio mostra aos clientes onde e como visitar seu negócio. Um perfil no Google Meu Negócio também melhora seu SEO local. 

Seu perfil também permite que você controle e atualize suas informações de contato, horário comercial e outros detalhes essenciais, conforme necessário.

Você pode publicar atualizações para compartilhar que você expandiu os serviços, fechou temporariamente ou reabriu totalmente (o que foi muito útil durante emergências como a COVID-19). 

Os Perfis de Negócios do Google têm um forte SEO local, portanto as informações que você compartilhar ficarão acima de sites de terceiros que podem ter alguns detalhes desatualizados.Sem contar, que nesses sites de terceiros você não tem controle algum do que é exibido, já no seu perfil, você pode controlar todas as informações.

A importância das avaliações no seu perfil do Google

As avaliações são um elemento importante de prova social e uma maneira significativa de mostrar confiança e credibilidade.

As avaliações são no formato de estrelas – ou seja, o cliente pode selecionar de 1 a 5 estrelas para classificar o seu negócio – e também permite que os clientes façam algum tipo de comentário, levando em consideração a experiência que tiveram. Isso ajuda futuros clientes potenciais a decidir quais empresas visitar e quais produtos comprar.

Mas não precisa ficar receoso com comentários negativos. É claro que você não pode escolher quais comentários vai compartilhar no seu perfil, já que isso tiraria toda a confiança da plataforma, mas se você prestar um bom serviço, não há o que temer. Além disso, também é importante lembrar que você sempre pode responder a quaisquer comentários injustos que receber. 

Se você ainda está receoso, fique tranquilo, vamos te dar mais informações de como o Google Meu Negócio funciona, e  tenho certeza que você vai ficar mais tranquilo. 

É importante dizer que o Google acha que um perfil que tem críticas positivas e negativas é mais confiável do que perfis que têm apenas recomendações brilhantes, afinal, raramente um estabelecimento comercial vai ser capaz de agradar 100% a todos os clientes.

E é claro que isso também é uma motivação a mais para que você preste o melhor serviço ou o melhor atendimento possível, sempre buscando a melhor qualidade para os seus clientes. 

Quando você consegue boas avaliações no seu perfil do Google Meu Negócio isso dá a impressão para o Google de que você é uma empresa confiável, e ele pode acabar te mostrando em uma posição melhor (ou seja, acima) do que os seus concorrentes. 

Isso é realmente muito interessante, porque as primeiras posições (os estabelecimentos que aparecem nas 3 primeiras posições) recebem cerca de 70% do tráfego, e o restante das posições recebem os outros 30% de tráfego. 

Então, se você tiver boas avaliações no Google Meu Negócio, mas que sejam avaliações reais, que realmente represente o que os clientes pensam sobre você, você vai conseguir ter um bom posicionamento e consequentemente vai atrair mais clientes. 

As avaliações são um fator muito importante para o ranqueamento de estabelecimentos no Google, mas não são o único fator, então trouxemos mais algumas dicas que você pode utilizar para aparecer na frente dos seus concorrentes.

Como otimizar seu perfil do Google Meu Negócio

O Google determina a classificação da busca local com base em três fatores:

Relevância: se você vende fios e equipamentos elétricos, e alguém buscar por encanamento, muito provavelmente você não vai aparecer. Então é muito importante que você deixe claro o que você vende exatamente, pois você só irá aparecer para buscas que sejam realmente importantes para o seu negócio.

Distância: O Google leva em consideração a distância que o seu estabelecimento está de quem pesquisou. Isso é menos importante em cidades muito pequenas, já que provavelmente você irá conseguir atender os clientes da cidade toda. Mas se você tem uma loja em São Paulo, e tem alguns concorrentes em Osasco, ao alguém buscar uma loja no Google em Osasco, mesmo que você tenha as melhores avaliações, seus concorrentes de Osasco tem muito mais chance de aparecer.

Destaque: O quão conhecida é sua empresa (com base em fatores como links, número de revisões, pontuação das avaliações e SEO).