Qual é a durabilidade de um tênis de corrida

Qual é a durabilidade de um tênis de corrida?

Os tênis de corrida necessitam ter três características, que são, flexibilidade, conforto, aderência, boa respirabilidade e amortecedor para ter maior resistência do impacto do sapato com o chão. 

Sabemos que por mais tecnologias que o tênis possa ter, ele tem um tempo de vida útil, ou seja, o tênis não vai durar para sempre. A troca do tênis deve ser feita antes mesmo que o tênis tenha danificações como furos, solas desgastadas ou rasgos, assim você vai estar evitando que aconteça algum tipo de lesão nos seus pés, articulações ou joelhos.

Se você deseja aumentar o tempo de vida útil do seu tênis, os cuidados especiais devem ser feito desde a compra, cuidados, como, não utiliza produtos que possam danificar o tênis, alternar o uso com outros calçados, sempre guardá-lo corretamente, todos esse cuidados podem fazer com que seu tênis tenha mais durabilidade. 

Mas, é preciso ter em mente, que por mais que você tenha todos os cuidados necessários, você em um certo momento terá que fazer a troca do seu tênis para manter a boa saúde dos pés

Estima-se que um tênis para corrida tenha durabilidade diferente do tênis para caminhadas ou para ir à academia, o fato é quanto mais qualidade o material de tênis tiver, mais tempo de vida útil ele terá. Se você conservar bem o calçado, ele pode durar em média de 500 a 700 km.

Porém, se você for um corredor profissional, terá que fazer a substituição desse tênis com mais frequência, do que se for um corredor amador. O tênis também tem sua duração relacionada ao tipo de superfície em que a pessoa corre, sendo muito importante escolher o tênis de acordo com a superfície que você costuma correr mais. 

A forma que você corre também pode afetar no ciclo do tênis, caso você ainda não saiba qual é a zona de impacto quando corre, é só olhar na parte de dentro do seu tênis. Saber qual é o seu tipo de pisada colabora bastante para fazer uma boa corrida, a estrutura e o peso também tem seus papéis importantes para ele durar mais. Outro ponto muito importante é saber se o tênis é apropriado para sua estrutura corporal.  

Assim como uma sandália feminina tem vários modelos, os tênis hoje em dia também tem, basta saber qual o melhor para suas atividades, agora que você já sabe da importância do tênis de corrida ideal e como fazer com que ele dure mais tempo, veremos abaixo mais algumas informações que podem contribuir na hora da compra. 

Saiba quando é preciso trocar o seu tênis de corrida?

Como você pode ver anteriormente, existe uma certa quilometragem já percorrida ideal para fazer a troca do tênis de corrida. Entretanto, existem alguns aspectos que devem ser avaliados, como tipo de corrida e peso corporal, esses fatores podem fazer o calçado durar menos ou mais, do que esse padrão estipulado.

Para ter certeza se o tênis precisa ser substituído é necessário prestar atenção em alguns pontos, veja. 

  • Sola desgastada

Quando a sola está desgastada, é o momento em que ela fica completamente lisa, sem aquelas ranhuras que garantem a aderência do solo com o calçado.

  • Entressola desgastada

O amortecedor fica na entressola do calçado, quando esse local está desgastado ela pode apresentar rachaduras, ficam mais duras ou impactadas.

  • Calcanhar desgastado

Com o calcanhar desgastado, o tênis fica totalmente sem estrutura, isso faz com que o conforto do calçado diminua, isso porque a pressão nesta região vai aumentar, podendo desencadear quadros de esporão de calcâneo ou fascite plantar. 

  • Lesões ou dores

É muito importante observar as dores, pois o tênis de corrida deve permitir que termine de fazer o exercício sem que haja nenhuma dor prolongada em qualquer ponto do seu corpo. 

O que pode acontecer se usar o mesmo tênis todos os dias para correr?

Alguns especialistas, não recomendam o uso do mesmo tênis todos os dias para correr, isso porque vai acelerar o desgaste do calçado, com isso toda a sua tecnologia inovadora para garantir que seu pé tenha maior conforto vai acabando também em comparação com par seminovo ou novo.

Caso o tênis fique com o calcanhar, entressola e sola desgastadas, toda a estabilidade do sapato vai estar perdida, consequentemente o amortecimento também ficará prejudicado e isso pode levar a pessoa a ter várias lesões. 

Qual o melhor tipo de tênis para correr?

A dúvidas de muitos corredores amadores ou profissionais está em relação qual o melhor tênis para corrida, o que podemos dizer que o melhor modelo é aquele que faz com que você se sinta bem e confortável durante a corrida. O tênis também não pode causar incômodo, ter espaço entre os dedos e uma pequena sobra na parte da frente.

Então, recomenda-se que na hora da compra você opte por modelos que tenham bons sistemas de amortecimento, com capacidade de concentrar todo o impacto das pisadas.