Limpeza na cozinha: saiba como higienizar eletrodomésticos da maneira certa

Limpeza frequente é vital para evitar o acúmulo de sujeira e garantir o bom funcionamento do aparelho

Os eletrodomésticos ocupam, atualmente, um espaço privilegiado em nossas casas. Com os mais diversos tipos e funções, eles facilitam bastante a realização das tarefas do dia a dia. 

Por isso, é muito importante limpá-los ocasionalmente para prolongar a sua vida útil e garantir o bom funcionamento dos produtos. 

Mas alguns aparelhos merecem uma atenção especial na hora da limpeza, como os eletrodomésticos da cozinha. 

Por estarem em contato com alimentos, é preciso limpá-los periodicamente e com cuidado extra para evitar o acúmulo de sujeiras e a contaminação por bactérias e fungos, que podem resultar em diversos riscos para a saúde. 

Além disso, uma limpeza frequente é fundamental para evitar que o acúmulo de sujeira interfira no funcionamento do eletrodoméstico.

Precauções

Antes de limpar um eletrodoméstico, é necessário ter alguns cuidados para garantir uma limpeza segura. O primeiro passo é sempre desligar o aparelho da tomada antes da higienização, para evitar choques elétricos e a danificação do eletrodoméstico. 

Também é importante observar as partes compostas por motores e os sistemas elétricos internos, e tomar muito cuidado para que eles não entrem em contato com a água.

Usar luvas durante a higienização também é essencial para se proteger do contato com produtos de limpeza, escovas e esponjas. 

Aliás, evitar produtos corrosivos também é muito importante para não danificar o material dos eletrodomésticos, sendo necessário ler sempre as orientações do rótulo para saber o produto apropriado para a limpeza de cada superfície. 

Como limpar os eletrodomésticos da cozinha?

Cada eletrodoméstico merece uma atenção e um cuidado específico.

Devido ao seu uso frequente, o fogão pode acumular uma grande quantidade de sujeira, tornando necessária a sua limpeza frequente. 

Antes de limpar, é importante retirar as peças desmontáveis, como os bicos, queimadores e botões, e realizar a sua limpeza à parte. 

Para higienizá-las, é aconselhável o uso de detergente e uma bucha. Mas, se elas estiverem com bastante gordura, usar um desengordurante ou uma solução de vinagre, bicarbonato de sódio e água pode auxiliar na limpeza. 

Na parte externa do fogão, usar um pano umedecido ou o lado macio da esponja com um pouco de detergente já é suficiente.

Para limpar o forno, basta utilizar um produto desengordurante na parte interna, sendo necessário separar as partes removíveis para higienização, que também podem ser limpas com uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.

Um dos eletrodomésticos mais importantes da cozinha é a geladeira, por isso ela merece um cuidado extra na hora da limpeza. 

Primeiramente, é necessário retirar todos os alimentos de dentro dela, assim como as prateleiras e gavetas, que devem ser lavadas com água e detergente. 

Para limpar a parte interna, uma boa dica é usar um pano com uma mistura de água e bicarbonato de sódio, que ajuda a neutralizar os odores. Na parte externa, basta passar um pano umedecido e sabão.

O micro-ondas é outro eletrodoméstico que deve estar sempre limpo. Na hora de higienizá-lo, é necessário retirar a bandeja de vidro e lavá-la com água e sabão, sempre utilizando uma esponja macia. 

Já a limpeza interna pode ser realizada com um pano umedecido e sabão, ou, dependendo da quantidade de sujeira, uma solução de bicarbonato de sódio e água. 

É sempre importante não deixar a sujeira acumular nos eletrodomésticos. Além de afetar o desempenho dos aparelhos, o acúmulo de sujeira torna o processo de higienização muito mais demorado e complicado. 

Por isso, limpar frequentemente é o ideal para manter a cozinha organizada e higienizada e o bom estado de funcionamento dos eletrodomésticos.

Limpeza na cozinha