Um cronograma de limpeza doméstica é algo que chegou para facilitar muito o dia a dia de todas as pessoas, e se você ainda não sabe como fazer um, ou pensa que é algo muito complicado, nós vamos mostrar que não é nada disso.
Aqui neste artigo vamos te mostrar quais são as vantagens de criar este cronograma e também vamos te ensinar a melhor forma de produzir o seu, então continue lendo e veja como algo tão simples pode tornar a sua vida doméstica muito mais prática.
Vantagens de manter um cronograma de limpeza
Antes de te mostrarmos o que você precisa fazer e considerar para elaborar o seu próprio cronograma de limpeza doméstica, vamos falar um pouco sobre as vantagens que existem em fazer isso. Afinal de contas, por mais que o objetivo principal seja economizar tempo, existem muitos outros benefícios. Confira:
- Você consegue diminuir o tempo que passa limpando, e aumenta o seu tempo de descanso;
- Evita que as bagunças e a sujeira se acumulem em sua casa, deixando o ambiente melhor;
- Sua casa fica organizada praticamente todo o tempo;
- Ajuda a combater a preguiça, pois você se sentirá motivado a concluir todo o seu cronograma, visto que, você sabe que se não cumprir, no outro dia suas tarefas estarão acumuladas;
- Você fica com os finais de semana totalmente livres para descansar, sair, maratonar sua série preferida ou fazer qualquer outra atividade de lazer de sua preferência.
4 passos para elaborar o seu cronograma
Agora que você já viu que existem várias vantagens em estabelecer um cronograma de limpeza, chegou a hora de aprender como preparar o seu. Para isso, existem 4 passos iniciais que são muito simples e que, sem dúvidas, facilitarão muito a sua vida quando for montar seu cronograma. Veja quais são esses passos:
- Primeiro, você precisa fazer uma lista com todas as tarefas de casa que você acha que precisam ser feitas e quanto tempo, em média, você leva para executar cada uma delas. Tente colocá-las em ordem de prioridade também;
- Agora, o seu próximo passo é organizar suas tarefas em cronogramas diários, semanais e mensais. Dessa forma, você define o que precisa fazer todos os dias e o que você pode ir fazendo no decorrer da semana e, quais pode fazer uma vez por mês;
- Depois de definir de quanto em quanto tempo as tarefas serão realizadas, você precisa definir uma rotina para elas e incluí-las em sua rotina diária, pois todas devem se tornar hábitos como escovar os dentes e tomar banho, por exemplo;
- Por último, certifique-se de ter em casa todos os materiais e produtos de limpeza necessários para cumprir o seu cronograma, tais como:
- Aspirador de pó;
- Vassoura e rodo;
- Panos para tirar o pó e panos para passar no chão;
- Esponjas e palha de aço;
- Escovas próprias de limpeza;
- Baldes;
- Água sanitária, desinfetante, álcool, detergente, sabão em pó, sabão em pedra e amaciante.
Sugestão de cronograma de limpeza diário
Aqui está uma sugestão de cronograma de limpeza diário que incluem tarefas que você deve fazer diariamente:
- Arrume as camas;
- Abra todas as janelas da casa para arejar;
- Lave e guarde as louças;
- Limpe a pia da cozinha;
- Varra o chão da cozinha todas as vezes que cozinhar;
- Limpe a mesa da cozinha após o uso;
- Guarde tudo que estiver fora do lugar;
- Tire o lixo;
- Deixe a pia do banheiro sempre limpa;
- Limpe os sapatos antes de guardá-los;
Sugestão de cronograma de limpeza semanal
Depois de fazer o seu cronograma de limpeza diário, é preciso fazer um cronograma de limpeza semanal, que incluem tarefas que você pode fazer no decorrer da semana, separando o que fará na segunda, terça, quarta, quinta e sexta:
- Segunda-feira: tirar o lixo do final de semana, tirar o pó da sala e cozinha, varrer o chão da sala e cozinha e passar pano na sala e na cozinha;
- Terça-feira: tirar o pó, varrer e passar pano em todos os quartos, lavar e trocar todas as roupas de cama;
- Quarta-feira: lavar os banheiros da casa, lavar e trocar as toalhas de banho e de rosto;
- Quinta-feira: Passar roupa. Caso você tenha muitas roupas para passar, faça apenas isso as quintas-feiras;
- Sexta-feira: Lave a cozinha e a lavanderia, incluindo fazer uma limpeza geral no fogão e na geladeira.
Sugestão de cronograma de limpeza mensal
Por fim, temos as tarefas mensais, que são limpezas mais profundas e específicas, que podem ser feitas apenas uma vez por mês:
- Limpar o interior da geladeira, o interior dos armários da cozinha, o microondas e o forno;
- Lave todas as janelas da casa;
- Lavar cobertores, cortinas, capas de almofadas e os tapetes da casa;
- Limpar as luzes e ventiladores da casa;
- Virar todos os colchões da casa.
Se você seguir todas as nossas dicas, com certeza será capaz de montar um cronograma de limpeza doméstica que funcione bem.