Qual melhor estação de musculação para ter em casa

Qual melhor estação de musculação para ter em casa

Optar por fazer exercícios em casa é uma das decisões que precisam ser pensadas com muita calma, analisar os prós e contras e ainda definir todo o plano de treino antes de ser colocado em prática. Assim, para ajudá-lo na decisão este artigo foi escrito para mostrar os principais equipamentos que você deve comprar e ainda, qual a melhor estação de musculação para ter em casa e conseguir resultados incríveis. 

Montar um local de treino em casa é o sonho de muitas pessoas. Diversos fatores são favoráveis para quem opta por fazê-lo. Os principais benefícios são: disponibilidade, flexibilidade de horários de treino, localização e ainda exclusividade. Assim, seus treinos podem ser mais intensos e ainda conseguir resultados em muito pouco tempo.

Entretanto, todos os benefícios são acompanhados de alguns contras, como: você não estar animado o suficiente para treinar, ir postergando o horário de treino e sempre ir jogando para depois. Assim, ao invés de trazer praticidade e facilidade, ter a academia em casa se torna o inimigo número um da boa forma. 

Estes são temas a serem abordados antes da decisão de compra dos equipamentos para equipar seu local de treino.

Definido os pontos, entramos em outro mérito. Quais equipamentos são necessários para que a pessoa possa ter treinos completos, manter a forma e ainda ter ótimos resultados. E é isso que abordaremos no artigo de hoje. Acompanhe.

Dicas para construir uma academia em casa

Para poder ter resultados em menor tempo, siga as dicas abaixo:

  • Defina seus objetivos: Antes de investir na estruturação, lembre-se de quais são seus objetivos no exercício. Se você quer emagrecer, vai precisar de certos materiais, e para quem quer definir músculos, os equipamentos serão diferentes.
  • Analise seu orçamento: Para começar uma academia em casa, verifique se você está disposto financeiramente a investir nessa estrutura. Claro, você pode adquirir mais material aos poucos, mas primeiro certifique-se de não se arrepender de investir em algo que não será usado.
  • Organize seu espaço: o espaço vai depender do tipo de exercícios do seu treino e do equipamento que você vai usar. O ideal é que haja um espaço de circulação/movimento para que outros objetos do ambiente não interfiram na execução do exercício. Por isso, uma área externa pode facilitar as coisas, mas nada impede que você use um lugar dentro de casa onde possa organizá-la.
  • Comece com o básico: se você quer começar sua academia, comece pequenos exercícios funcionais que exigem equipamentos mais simples para trabalhar todo o corpo.
  • Aconselhamento profissional: Para evitar o risco de exercícios incorretos que não se adequam ao seu corpo, consulte previamente um profissional para que ele possa orientá-lo no exercício e, se necessário, acompanhá-lo como personal trainer.

Para quem ainda não consegue inserir a atividade física no dia a dia por falta de equipamentos, segue uma lista dos melhores acessórios para investir:

Halteres ajustáveis

Basta adicionar ou soltar os anéis na alça para ajustar o peso, permitindo realizar vários exercícios com a carga correta. Mas se você não tem ou não quer comprá-lo, você pode substituir este acessório. Exercícios para bíceps, tríceps e ombros podem usar máquinas como função de sustentação de peso, ou até mesmo sacos de arroz ou feijão.

Os halteres são um dos equipamentos de ginástica clássicos que você pode ter em casa.

Usando halteres, você pode realizar exercícios livres para a parte superior do corpo (elevação de braço, rosca direta, bíceps e tríceps) e parte inferior do corpo (exercícios de glúteos e pernas).

Estação de Musculação

As estações de musculação são ótimas pedidas para quem está montando uma academia completa em casa. Nela é possível ter diversos tipos de exercícios e treinar todos os grupos musculares em um só aparelho. Alguns modelos disponíveis no mercado permitem que sejam feitos exercícios complexos como agachamento, supino e abdominal. Entretanto, existem algumas estações de musculação mais simples, onde é possível fazer apenas alguns grupos musculares.

As estações mais simples são ótimas opções para quem quer investir menos no início e ainda assim conseguir treinar todo o corpo.

A melhor estação de musculação que você pode ter em casa é a que atende às suas necessidades e ainda é usada de maneira correta. Assim, opte pelo equipamento que caiba no seu bolso e ainda seja funcional e que te traga resultados esperados.

Roda de abdominal

Equipamento de roda abdominal para academia em casa. Como tal, este acessório é ótimo para treinar em casa, pois exige que vários músculos trabalhem simultaneamente, como os dorsais, deltóides, serrátil anterior, reto abdominal, oblíquos, transversos, reto femoral. Além disso, você pode até trabalhar alguns braços, como o tríceps, durante a atividade.

Elástico

As faixas elásticas são um ótimo complemento para qualquer rotina ou programa de treinamento de força e podem ser compradas em vários tamanhos e comprimentos.

Você pode usar essas tiras para flexões, agachamentos na barra e no chão e até mesmo durante o remo.