Declaração de Imposto de Renda: Saiba como obter o seu Informe nos principais bancos do país

O Informe de Rendimentos é um documento essencial para a declaração do Imposto de Renda, que é obrigatória para milhões de brasileiros.

Esse documento traz diversas informações referentes às movimentações bancárias da pessoa ao longo do ano base para a declaração. Essas informações devem então ser extraídas e incluídas na declaração de IR.

Hoje em dia é muito fácil adquirir o Informe de Rendimentos. Na verdade, basta acessar o aplicativo ou site do seu banco e lá as informações já estarão claras.

Porém, muitas pessoas ainda encontram dúvidas nesse momento. Afinal, muitas pessoas ainda estão engatinhando no mundo dos investimentos.

Para ajudar essas pessoas, criamos esse artigo. Aqui, você vai encontrar tutoriais de como suscitar o Informe de Rendimentos nos principais bancos que operam no Brasil. Saiba mais!

Veja como adquirir o seu informe de rendimento nos 7 maiores bancos do Brasil

Hoje em dia existem dezenas de instituições financeiras operando no Brasil, mas o setor bancário tem 7 gigantes que representam uma grande fatia desse mercado.

Por consequência, esses bancos são os emissores da maioria das contas de pessoas que precisam declarar Imposto de Renda, e, por isso, também precisam “puxar” o Informe de Rendimentos em dado momento.

Confira a seguir como solicitar o Informe de Rendimentos em cada um desses grandes bancos!

Atenção: para montar os tutoriais abaixo nos baseamos nos aplicativos dos respectivos bancos, que são a opção mais prática para quem precisa declarar o Imposto de Renda.

Itaú Unibanco

  1. Primeiramente, acesse o aplicativo do Itaú Unibanco e clique na lupa de pesquisa, localizada na parte superior da tela;
  2. Em seguida, digite “informe de rendimentos” e pesquise. Espere as opções aparecerem e siga as instruções para baixar o seu informe.

Banco do Brasil

  1. Entre no aplicativo do Banco do Brasil, clique no menu e depois escolha a opção “Serviços”;
  2. Logo após clique em “Imposto de Renda” e por fim em “Informe de Rendimentos”. Insira o ano de consulta para que o app puxe o informe do ano base para a declaração e depois forneça os dados da sua conta;
  3. Para finalizar, escolha se vai salvar o informe no seu dispositivo ou se vai encaminhar via e-mail, aplicativos ou imprimir.

Caixa Econômica Federal

A Caixa, o maior banco público do país, também oferece uma forma simples de consultar o Informe de Rendimentos. Veja como fazer:

  1. Acesse o app da Caixa, clique em “Minha conta”, depois em “Demonstrativos” e, por fim, em “Informe de Rendimentos IRPF”;
  2. Com o informe já emitido, clique no símbolo de compartilhamento no topo da tela e escolha para onde vai enviar o arquivo.

Bradesco

A forma mais simples de obter o Informe de Rendimentos do Bradesco é a seguinte:

  1. Entre no aplicativo do banco e clique na lupa de pesquisa localizada na parte superior da tela;
  2. Depois, digite “informe de rendimentos” e faça a pesquisa. Espere as opções aparecerem na tela e siga as instruções para baixar o seu informe.

Santander

  1. Acesse o aplicativo Santander e clique no menu, localizado na parte superior da tela;
  2. Por fim, basta clicar na opção “Informe de Rendimentos” para acessar as informações importantes para o seu Imposto de Renda;
  3. Depois de suscitar o informe, escolha se vai salvá-lo ou enviar para algum lugar.

Banco Safra

O Informe de Rendimento Banco Safra também é simples de localizar. Saiba como pode fazer:

  1. Baixe, instale e acesse o aplicativo do Banco Safra no seu celular. Em seguida, digite “informe de rendimentos” no campo de pesquisa e localize a opção correta;
  2. Siga todas as instruções para obter o seu Informe de Rendimentos, podendo baixá-lo ou enviá-lo.

BTG Pactual

  1. Acesse o aplicativo do BTG Pactual e, em seguida, clique em “Histórico”, “Documentos” e “Informe de Rendimentos”, no menu do app;
  2. Por fim, baixe e/ou envie o seu informe.

Importante

Além dos respectivos aplicativos, os bancos também disponibilizam os Informes de Rendimento e outras informações sobre o Imposto de Renda através de seus sites oficiais.

Algumas dessas instituições mandam até mesmo correspondências contendo o Informe de Rendimentos para os seus clientes.

Porém, dentre todas as opções, suscitar esse documento via aplicativo é a mais prática e cômoda.

Declaração de Imposto de Renda