energias renováveis

Entenda a importância das energias renováveis para o Planeta

Muitos países, incluindo o Brasil, fazem uso de combustíveis fósseis para obter energia elétrica. Contudo, como muitas pessoas já sabem, os combustíveis fósseis são recursos finitos de energia, além de ajudarem na degradação da camada de ozônio e serem agravantes de alguns outros problemas de saúde na população.

Como a preocupação com o meio ambiente é um assunto que está se tornando cada vez mais importante e discutido por todos, as energias renováveis estão sendo cada vez mais interessantes aos olhos de todas as pessoas, principalmente para aquelas que são donas de empresas.

No entanto, nem todas as pessoas entendem como migrar da energia comum para a renovável pode fazer bem para o meio ambiente. Isso muitas vezes acontece porque muitos não sabem exatamente do que se tratam as energias renováveis e quais são todas as vantagens de investir neste tipo de energia. 

Portanto, a fim de esclarecer qualquer tipo de dúvida que você possa ter a esse respeito, preparamos este artigo completo onde explicaremos o que é energia renovável, quais tipos existem, qual a sua importância e algumas vantagens que existem em investir nela. Então continue lendo até o final, e confira.

Energia renovável: o que exatamente é isso? 

É chamada de energia renovável todo o tipo de energia que é proveniente de fontes naturais existentes no planeta, as quais tem o poder de regeneração, ou seja, são fontes inesgotáveis de energia elétrica.

Estes recursos naturais que são utilizados para a obtenção de algum tipo de energia renovável, podem produzir altas quantidades de energia sem que se esgotem, o que faz com que sejam tão atrativas atualmente.

Inclusive, com o projeto de mercado livre de energia, as energias renováveis estão atraindo ainda mais a atenção das pessoas, principalmente porque o valor da energia consumida será negociada de forma direta entre o consumidor e o vendedor que irá realizar o fornecimento da energia.

Quais são os tipos de energias renováveis que existem?

A grande maioria das pessoas conhece apenas a energia solar e a energia eólica como fontes de energias renováveis, mas a verdade é que existem muitas outras além dessas. No total, existem, até o momento, 7 tipos diferentes de energias renováveis. Confira agora quais são elas:

  • Energia eólica: é aquela obtida com a força do vento;
  • Energia solar: a mais comum ultimamente, a qual é obtida através do Sol por dois tipos diferentes de tecnologias. A solar fotovoltaica, que utiliza a luz do Sol, e a solar térmica, que utiliza o calor do Sol;
  • Energia hidroelétrica (hidráulica): o tipo de energia bastante utilizado, que é obtido por meio de rios, represas e outras fontes de água doce;
  • Biogás e Biomassa: energia renovável obtida através do uso de materiais orgânicos;
  • Energia geotérmica: esse tipo de energia renovável é aquela que é obtida através do calor proveniente do interior da Terra;
  • Energia maremotriz: é aquela que é obtida por meio das marés;
  • Energia de hidrogênio: energia renovável obtida por meio da combinação do hidrogênio com o oxigênio que, juntos, produzem um vapor de água que libera energia e é transformado em eletricidade.

Qual é a real importância da energia renovável? 

Agora, vamos falar um pouco sobre a importância da energia renovável para o Planeta e para nós, seres vivos. As energias renováveis, como mencionado, são fontes limpas e inesgotáveis de energia, e os preços para adquiri-las estão cada vez mais competitivos, em relação a fonte de energia proveniente de combustíveis fósseis.

As fontes de energias renováveis também se destacam por poderem ser utilizadas em qualquer lugar do Planeta, mas principalmente, por não agredirem de nenhuma maneira o meio ambiente, ao contrário da energia produzida com combustíveis fósseis, que causam o efeito estufa, o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Todos esses pontos explicam porque investir e optar pela energia renovável é importante para o meio ambiente. Afinal de contas, nós precisamos cuidar do nosso lar, e investir nessas fontes de energia demonstra essa preocupação.

Benefícios da energia renovável

Você já sabe o que é energia renovável, quais são os tipos que existem e também porque ela é importante para o meio ambiente. Mas para que você fique ainda mais por dentro deste assunto, confira quais são alguns outros benefícios de investir neste tipo de energia:

  • Econômica: em alguns países, algumas fontes de energia renovável custam o mesmo, ou menos, do que a energia comum produzida com combustíveis fósseis;
  • Gera empregos: por conta do avanço da energia renovável e pela alta busca por este tipo de energia, as indústrias que as produzem estão gerando mais empregos do que as indústrias de energia comum;
  • Incentivo à inovação: as tecnologias utilizadas nas indústrias que produzem energia renovável são novas, e como essa indústria está sempre se aperfeiçoando, existe o incentivo a criação e inovação tecnológica.